JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 24 de maio de 2012

DITADURA ONTEM E HOJE - ADVOGADO CRIMINALISTA MARCOS ESPÍNOLA

Ditadura ontem e hoje. 
Marcos Espínola. 
A comissão da verdade anunciada pela presidente Dilma causa profunda reflexão sobre sua relevância. Certamente, irão me criticar, porém, embora esteja ciente da complexidade do tema, me incomoda o fato de até hoje estarmos aprisionados numa espécie de ditadura não militar, na qual por vezes temos o direito de ir e vir violado, além de tantas outras situações de desrespeito à cidadania. 
Diante de tantas mazelas atuais, direcionar esforços para apuração de algo acontecido num outro contexto do Brasil e do mundo não me parece prioritário. Ao que tudo indica houve tortura, abuso de poder e intransigência por parte dos militares. Por outro lado, houve seqüestros, luta armada, violência e anarquia pela outra parte. Não nos cabe o juízo de valor, pois ambos tiveram seus equívocos, excessos e razões. 
A luta foi pela democracia, mas ela realmente existe como foi sonhada? A perda dos velhos valores e, em muitos casos, a falta de regras, em nome da liberdade de expressão tem funcionado? 
A violência e a marginalidade de hoje nos impõem uma ditadura, nos tirando direitos básicos. O pobre ainda é preso pelo roubo de uma manteiga e empresários e políticos, membros de verdadeiras quadrilhas que “brincam” com o dinheiro público, ainda driblam a justiça e se mantêm livres. 
Talvez seja justo para alguns saber detalhes do que houve durante os 20 anos do militarismo no poder. Respeito. Mas e hoje? E nossos políticos e o Poder Público, como andam? E as mortes diárias por falta de saúde, o desemprego, a insegurança...que comissão está apurando isso? O fato é que a ditadura de outrora ainda existe, disfarçada de uma equivocada democracia na qual falta ordem e respeito ao cidadão. 
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. bom dia eu so ex militar fis a escola trabalhei no 9BPMM em sao paulo depois me jogaram no comportamento mau e me demetiram como que eu estivece fazendo a escola de formacao de soldado e desde que eu fui demetido da PM eu estou atraz do meu didireito mas ate agora nao tive esito porque quando eu trabalhavo no 9 BPMM na cia da agua fria naquela epoca na sao zeferino na epoca da ROE Ronda esteciva tinha um sgto que quando o Sub Comandante assinava a ptroca de Servico ele rasgava a parte e me escalava mas eu ja tinha viajado e foi feito por muitas vezes e no papel do PASEP costa que fiquei na PM ate 1979 esta tudo errado a minha demissao da policia militar da estado de sao paulo quando eu entrei na PM eu era Arrimo de Familia e por Motivo que o meu pai foi no prefeito da epoca ele mandou um oficio para o comandate geral que era o CORONEL ERASMO DIAS AI COMECOU A PERCEGUICAO NA POLICIA MILITAR MAS EU TENHO FE EM DEUS QUE EU RECEBO OS MEUS DIREITOS DA PM

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.