JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 10 de julho de 2022

A DESPEDIDA DE FRED, ÍDOLO DO FLUMINENSE, E UMA ESTRANHA REPORTAGEM NO ESPORTE ESPETACULAR





Hoje, 10 de julho de 2.022, o programa Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão, apresentou a carreira de Fred e a sua despedida do futebol, como seu principal assunto, o que foi anunciado ao longo da semana.

Uma linda homenagem a um jogador que deixou sua marca na história do futebol brasileiro e, em especial, na história do Fluminense Futebol Clube, ele que ontem se despediu dos campos de futebol no Maracanã, durante uma vitória contra o Ceará (2 a 1), diante de mais de 60.000 tricolores de coração que fizeram uma festa linda para seu ídolo eterno.

Óbvio que o Esporte Espetacular não podia tratar só da despedida de Fred, diante do tempo de duração do programa, outras matérias foram inseridas, como era esperado.

Estranho, no mínimo estranho, foi a exibição no programa de uma matéria sobre um torcedor que mora no Acre e que veio pedalando até o Rio de Janeiro para conhecer o Zico, o maior ídolo do Flamengo.

Zico apareceu na reportagem recebendo o torcedor e trocando presentes, inclusive entregando uma camisa do Flamengo.

Sem dúvida, o amor do torcedor e o sacrifício da viagem, constituem fatos jornalísticos e que mereciam ser tratados no Esporte Espetacular da Rede Globo, mas porque logo no programa que teve o Fred, ídolo do Fluminense, como o principal tema?

Salvo melhor juízo, respeitando as opiniões contrárias, não foi uma decisão acertada da editoria colocar as duas matérias no mesmo programa.

Cabe destacar que o torcedor esteve no Rio de Janeiro na semana do jogo do Flamengo contra o América MG, realizado no Maracanã, no dia 25 de junho de 2.022, jogo que o Clube de Regatas do Flamengo ganhou (3 a 0).

O que significa que a matéria poderia ter sido exibida, inclusive com maior destaque, no programa Globo Esporte que foi ao ar no dia 3 de junho de 2.022.

Então, porque exibir uma homenagem ao maior ídolo do Flamengo em um programa no qual um dos maiores ídolos do Fluminense seria homenageado?

Falta de sensibilidade?

Queriam lembrar o Fla-Flu?

Foi intencional para colocar o Flamengo na festa do Fluminense?

Eu não apostaria nessas alternativas.

Acho que ocorreu o mesmo que aconteceu no Brasileirão 2.013.

Eles esqueceram que o programa era principalmente para homenagear um ídolo do Fluminense e inseriram uma matéria com o maior ídolo do Flamengo.

A imprensa esportiva sofre de esquecimentos...

Em 2.013 ocorreu uma amnésia coletiva da imprensa esportiva do Brasil, quando esqueceram que o Flamengo, após escalar irregularmente o jogador André Santos, tinha entrado na luta contra o rebaixamento, o que só não ocorreu porque no dia seguinte a Portuguesa repetiu o mesmo erro...

Até onde sei tal amnésia coletiva constitui fato único na história da imprensa esportiva mundial.

Parabéns ao Fluminense, à sua torcida e ao Fred.

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Favor escrever corretamente o nome próprio do Fluminense, somos descendentes dosv ngleses é não de Portugal.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.