"YOUTUBE
Publicado em 15/10/2013
O Professor P. Felipe do curso técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Presidente Kennedy passou um trabalho para todas as turmas do 1° módulo. E, lançou no ar uma semente, pediu para que fizesse o trabalho da melhor forma possível, sabendo que as pessoas são diferentes, talentos diferentes e ao mesmo tempo todos dividem o mesmo espaço, iria aceitar trabalho manuscrito, impresso e até em vídeo, caso alguém estivesse afim de apresentar o trabalho no formato.
Porém, o importante era olhar o tema com carinho porque do jeito que avança a tecnologia nos dias de hoje não é importante só avançar, mas que cuidados com o descarte do material tecnológico e estratégias sejam praticadas. Daí: problemas X soluções. Professor vem alertando que nós temos que conhecer os problemas, estudar e ao mesmo tempo ter coragem para encontrar soluções e praticar a conscientização da preservação do meio ambiente. Que é um dever de todos nós. Ao menos, deve ser... : )
E, já alertou que somos mal informados e temos que buscar cada vez mais a verdade na informação. Inclusive, vimos um documentário em casa e entregamos uma síntese a ele. Mas agora era hora do Impacto do Lixo tecnológico no meio ambiente: problemas e soluções. Então, conversei com os colegas do meu grupo e começou o desafio, o trabalho em vídeo.
Como eu disse depois para ele: Eu pesquei tá Professor!? Mas na verdade, junto com os meus amigos cuidamos e cultivamos a semente que ele semeou no ar. Foi o que ele disse que fizemos! Agora, esse número vai aumentar porque um outro trabalho, da forma impressa ganhou destaque do professor. E, juntos vamos estudar mais o assunto para o ano que vem - 2014 - apresentar também na IX semana do meio ambiente no CEPK.
Só para você se ter uma ideia, atualmente, outubro de 2013 no Brasil, já somos 201 milhões de habitantes e só com números ativos de celular já são mais de 240 milhões. E, estima-se que muitos brasileiros tem algum aparelho velho em casa sem uso e também outros tipos de materiais tecnológicos, isso sem contar as empresas. Então, eu pergunto: Para onde vai esse lixo todo no final?
Espero com o esse trabalho publicado no youtube que o curso ganhe mais incentivos, laboratórios, olhares de empresa, convites, bolsas de estudos, palestras na escola e uma interação maior com pessoas espalhadas no mundo inteiro com o mesmo interesse de pesquisa. Temos também uma horta na escola e recolhemos o óleo de cozinha.
Afinal de contas, meio ambiente é coisa séria!"
Juntos Somos Fortes!
Obrigado, Mestre! Eu fiquei muito feliz! E quando eu mostrar aos alunos, poxa!!! Vão ficar felizes e mais encorajados a lutar pelo Meio ambiente. Deus o abençoe sempre! : D
ResponderExcluirGrato pelo comentário.
ResponderExcluirEu agradeço a oportunidade e coloco o blog à disposição.
Parabéns aos seus alunos.
Aos darwinistas eu recomendo: O Anima Dominante - Evolução HUmana e Meio Ambiente (Paul Ehrlich e Anne Ehrlich).
Aos que querem conhecer um pouco mais sobre segurança pública: Vivendo no Fogo Cruzado (Maria H. Moreira Alves) e Philip Evanson).
Juntos Somos Fortes!
Olá Paulo, Obrigada por divulgar esse trabalho da minha turma de meio ambiente.
ResponderExcluirEspero que esse vídeo possa conscientizar melhor as pessoas de que o meio ambiente e coisa séria e que precisamos cuidar bem dele.
Mais uma vez obrigada.