JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

QUER MELHORAR AS POLÍCIAS? ACABE COM AS SECRETARIAS DE SEGURANÇA

O MODELO ATUAL
(intermediação)



Os protestos trouxeram de volta a ideia equivocada de que a desmilitarização das Polícias Militares representará uma melhoria para o nosso ineficiente sistema policial brasileiro. 
Longe de simplificar essa questão atribuindo isso a um revanchismo por parte dos mais velhos que na época dos governos militares foram reprimidos de alguma forma pelas ações dos Policiais Militares nas ruas do Brasil e que nos nossos dias governam o país ou a uma revolta dos mais jovens que tem confrontado nos protestos dos últimos meses com a força policial, prefiro acreditar que tal movimento seja fruto da desinformação.
Basta uma análise do nosso sistema de segurança pública, nascido para ser ineficaz com suas polícias pela metade (sem o ciclo completo), para ver com clareza que não é a mudança do modelo organizacional de uma das duas polícias estaduais, no caso o modelo das PMs, que fará o sistema ser eficiente.
Longe disso, a desmilitarização das PMs no estágio atual de insegurança pública que vivemos, poderá destruir o que ainda funciona, mesmo que precariamente, no sistema policial.
Tratamos dos efeitos da PEC 51/2013 em artigos anteriores e não cansaremos os nossos leitores com o retorno ao passado reapresentando os equívocos da proposta.
Preferimos partir de uma verdade: o sistema policial precisa mudar.
E, apresentar uma proposta de mudança, a qual também já abordamos, que poderá ser implementada sem qualquer risco de piorar, com grande economia de dinheiro dinheiro público (milhões por mês em cada estado), com recuperação de Policiais Federais, Militares e Civis para trabalharem em suas instituições, com aumento da interação entre as polícias estaduais e com uma possibilidade real de melhorar a eficiência, tanto das Polícias Militares, quanto das Polícias Civis, ambas improdutivas no presente.
A proposta é simples, basta uma assinatura dos governadores, extinguindo as Secretarias Estaduais de Segurança (em alguns estados o órgão recebe outra denominação), dando autonomia de gestão aos Comandantes Gerais das PMs e aos Chefes, acabando com a intermediação do secretário de segurança. 
"Profissionais não se improvisam e o mando deve caber ao mais digno e competente (General José da Silva Pessoa)".
Quem é o mais competente para gerir a Polícia Militar?
Um Coronel PM;
Quem é o mais competente para gerir a Polícia Civil?
Um Delegado PC.
Isso é óbvio.


O MODELO PROPOSTO
(autonomia)


Prezados leitores, pensem sobre isso, pode ser o primeiro passo para melhorarmos o nosso caótico sistema policial brasileiro, sem riscos e com inúmeras vantagens.
Extintas as secretarias de segurança, logo depois poderemos partir para um segundo passo imprescindível para mudar: adotar o ciclo completo para as Polícias Militares e as Polícias Civis, sendo a área de atuação definida territorialmente. 
Sem as desnecessárias secretarias de segurança e com as polícias realizando o ciclo completo, como ocorre em todo mundo civilizado, teremos inclusive a oportunidade de na prática identificarmos qual o modelo organizacional melhor para as polícias brasileiras: o militarizado ou o não militarizado.
Some-se a isso a independência da Perícia Criminal, a qual passaria a assessorar às polícias e ao Ministério Público, para termos um modelo factível e com boas chances de ser eficiente.
Simples assim.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. Caro Coronel Paul, todos querem o fim do militarismo na polícia justamente por culpas dos oficiais, pois querem utilizar técnicas militares dividindo a tropa para manter o comando, primeiramente para melhorar essa polícia mesmo colocar a escala igual a polícia civil, 24X72, aí o senhor vai dizer que há setores que não seria necessário 24 horas enquanto uma parte está no descanso outra cobre os setores imagine o Sr. PO 24 horas em partes da Zona Sul como evitaria assaltos? agora essa escala desumana é o que faz todos os PMS torcerem de fato para encerramento desse militarismos arcaico nem estou entrando na seara financeira senão escreveria um livro estou mencionando apenas escala o Sr sabe foi corregedor e não somou em nada com a tropa abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário. (Anônimo 19:22).
      Concordo com os problemas sobre as escalas.
      Concordo que temos que mudar os regulamentos arcaicos.
      Sim, eu fui Corregedor, por quase 3 anos. Se você acha que nada foi feito para a tropa nesse período pela CIntPM, você conhece pouco sobre a atividade correcional. Procure saber quando foi criado o DRD com os 5 dias úteis para resposta garantindo o contraditório e a ampla defesa. Lembra do DRI que você recebia e tinha que responder na hora...
      Agora se você acha que eu não fiz nada pela tropa, o problema é mais grave, assim você demonstra que não conhece a história da PMERJ.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  2. Boa noite,



    Essa denúncia ótima para outras corporações tais como, polícia civil e polícia federal e até mesmo polícia militar que adoram quando coisas assim acontecem para se exaltarem mais ainda, esculhambando A PMERJ.

    Para quem tem SÃ consciencia, sabe muito bem que o tráfico de drogas no morros já pacificados ainda existe, o que não existe são desfiles de pesadas armas de fogo. Infelizmente isso é a realidade, mesmo assim como cidadão torço que

    melhore cada vez mais.

    Policias da UPP do Morro da Providência no Centro do Rio de Janeiro estão cada vez mais coniventes com traficantes que insistiram em ficar no morro para traficar.

    Já foi presenciado uma vez (creio que houve varias outras) negociações suspeitas na região conhecida como BARÃO que fica ao lado do Centro Olimpico e Cidade do Samba. Negociações estranhas que DO NADA surge um camarada e vestimenta comum

    (bermuda, camisa e chinelo) de FUZIL a luz do dia conversando com policiais da UPP, como se fossem velhos camaradas.

    Na Rua do Monte, parece que quem manda quase que total ou como gerente, é um sujeito de nome RAMIRO, que já é velho conhecido de policiais do 5º e 4º Batalhão, antes mesmo da implantação da UPP.

    Policiais da UPP algumas vezes encontram entorpecentes (que seja pequena quantidade) e simplismente dão (algumas vezes) uma voltinha de quem foi pego e acaba ficando com a DROGA (só não sei se alguns policiais da UPP usam essa droga), e

    logo em seguida o MARGINAL aparece na mesma rua. Isso é gravissimo.

    Tais policiais, já foram vistos dando CANTADAS em mulheres e adolescentes da região. Já está errado QUANDO EM SERVIÇO, se prestar a tal comportamento, mais grave ainda quando são com adolescentes, isso é mais um crime, ou seja,

    PEDOFILIA. Não interessa se essas adolescentes DÃO MOLE (no linguajar popular).

    Não vou ser tão cara de pau, para pegar nomes de alguns policiais da UPP do Morro da Providencia que SUJAM uma corporação, que parece LUTAR para ter mais confiança do povo, mas parece que tem um policial de nome RAMOS (deve ser nome de

    guerra), que é um dos CHEFES que negociam com os malandros da Rua do Monte e adjacencias, não vá pensar que é marcação com esse policial, pois nada fez a mim e a conhecidos, só estou relatando fatos ocorridos e anotados e entregues a

    mim.

    Esse tal policial na ausencia do Comandante da UPP da região, negocia valores, e na maioria das vezes 50% vai para os chefões que ficam de BUNDA NA CADEIRA e o restante 50% são divididos entre os policiais do DIA.

    Não adianta procurar bens incompatíveis, que a maioria adquirem tais bens, e colocam em nomes de amigos e pouquissimas vezes de familiares, para não levantar suspeitas, no caso de sindicancias.

    Eu mesmo já presenciei atividade MUITO SUSPEITA a luz do dia e à noite, de policiais em negociações nas viaturas de placa KOB9640 (Renault Logan) e KYV6168 (Chevrolet Blazer).

    Espero muito que providencias sejam tomadas, e se já estão sendo tomadas, que adicionem tais denuncias aqui citadas.

    Sabendo de mais coisas, detalhes e nomes, podem ter certeza que estarei enviando mais e-mails.

    Venho como cidadão, seja você um pai, mãe, tio, alguma vez infelizmente foi vítima de violencia como assaltos e algumas vezes sendo fatal. Seja vocês policiais federal, civil, militar, soldado do exercito/marinha/aeronautica, deputados,

    vereadores, juizes, desembargadores, cidadãos comuns, está sujeito a tal violência, e é isso que pode ser evitado, ou pelo menos diminuído, quando pessoas como eu fazemos a nossa parte, ao invés de ficar PASSIVOS. Violencia pode ou já

    aocnteceu com algum familiar ou amigo. Vamos tomar providencias não para acabar, mas para diminuir bastante, punir e assim coibir futuros policiais corruptos.

    Esse mesmo e-mail foi enviando para diversas corporações, camara de deputados e vereadores, tribunais, jornais, COM CÓPIA OCULTA.

    Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Fico feliz que tenha encaminhado aos órgãos competentes.
      Parabéns pela atitude.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  3. Vamos discutir segurança pública, em épocas de desmilitarização.
    1. Artigo 23 parágrafo único: da constituição Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional.
    2. 2- artigos 144 da Constituição § 7º - A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.
    3. ATENÇÃO, contudo, para que os dois (2) dispositivo constitucional tenham eficácia plena e aplicabilidade integral, necessitará da chamada regulação infraconstitucional (normalmente, uma Lei Complementar). pois trata-se de uma norma de eficácia limitada.
    4. Do ponto de vista constitucional e legal estamos falando de um debate que se estenderá em longo prazo.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.