JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 17 de novembro de 2013

ELITE DA TROPA, SANGUE AZUL E MONSTROS




Na esteira de livros como "Elite da Tropa (1 e 2)" e "Sangue Azul", livros que tratam de ações da denominada banda podre da Polícia Militar, surge "Como nascem os monstros" que tem como autor um ex-PM, Rodrigo Nogueira. 
Eu li os outros três e devo ler esse também.
O lançamento mereceu uma matéria no jornal O Globo e um artigo no blog Repórter de Crime (Jorge Antônio Barros), o qual transcrevo em parte a seguir.
Salvo melhor juízo, baseado nos três que li e no contido no artigo transcrito sobre esse novo, o livro pode ser mais um que segue a linha do "baseado em fatos reais, faço vertiginosas ficções", consagrado no primeiro "Elite da Tropa".
O papel aceita qualquer coisa, não podemos esquecer, portanto, sem a identificação dos personagens e a descrição detalhada (data, hora e local)  de cada fato narrado, tudo pode se transformar apenas em mais uma obra de ficção, a qual recebeu um tratamento para parecer que trata de fatos reais.
Faço tal ressalva, mas ratifico o que escrevi sobre as outras obras citadas, todos os fatos narrados podem ter acontecido. Ao final da leitura do livro do ex-PM Rodrigo Nogueira, posso chegar a idêntica conclusão. 
Eis o artigo:
Blog Repórter de Crime 
BANDA PODRE 
Confissões de um ex-PM do Rio 
Quem poderia imaginar que quatro PMs de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) -- cuja proposta é justamente a de levar segurança a áreas pobres -- fossem capazes de torturar até a morte um inocente, com a cumplicidade dos superiores e a omissão de mais 21 policiais? Para qualquer pessoa que tenha conhecido a banda podre da PM, como aconteceu com Rodrigo Nogueira, carioca de 32 anos, o Caso Amarildo infelizmente não é exceção. Entre 2005 e 2009, o soldado Rodrigo usou a farda, o distintivo e as armas cedidas pela corporação para extorquir dinheiro de quem estivesse fora da lei ao cruzar seu caminho, torturar traficantes, negociar e vender a liberdade de perigosos assaltantes, julgar e condenar à morte criminosos e suspeitos de crimes, participar de ações da milícia e matar a sangue-frio, sem piedade. Pela primeira vez um ex-PM do Rio confessa publicamente ter cometido tamanhas atrocidades e revela como funciona o esquema que corrompe praticamente toda a cadeia hierárquica da corporação, do soldado ao coronel (Leia mais).
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. Existem vários monstros. Até aqueles que fingem ser gentil, atencioso. Pode ser um dos maiores monstros. Eu conheço!!!!!!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.