JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

OS MENSALEIROS, O VASO, OS PMs, O BOI E OS BOMBEIROS




Prezados leitores, finalmente, alguns mensaleiros estão presos e outros serão presos, mais cedo ou mais tarde. Um sentimento de alívio começa a brotar entre nós, tendo em vista que a impunidade sofreu um duro golpe.
Quem no Brasil poderia imaginar que o poderoso José Dirceu, homem forte do governo Lula, acabaria atrás das grades?
Ele está preso, condenado, seus advogados correm para garantir os seus direitos quanto ao regime de cumprimento da pena, algo que devemos respeitar e preservar. 
Nem o pior dos criminosos pode ter os seus direitos violados.
Ao ser violado um direito, automaticamente morre o estado democrático de direito.
No Brasil, as violações de direitos ocorrem continuamente, algo que nos faz concluir, sem medo de errar, que não vivenciamos um verdadeiro estado democrático de direito, isso em face das ininterruptas violações.
Ontem, ouvi uma matéria na qual foi descrita a cela na qual foram encarcerados alguns mensaleiros e confesso que fiquei incomodado ao saber que na referida cela existe um vaso sanitário. Isso, um vaso sanitário.
Por que isso me incomodou?
Nada mais natural do que um vaso sanitário para a manutenção da saúde dos detentos.
O desagrado nasceu do fato de nós, Bombeiros e Policiais Militares do Rio de Janeiro, que lutávamos por salários dignos e por adequadas condições de trabalho fomos enjaulados na penitenciaria Bangu 1, estabelecimento de segurança máxima e que não tem vaso sanitário nas suas celas.
Em Bangu 1, cada cela individual tem um "boi" que substitui o vaso sanitário. O "boi" nada mais é do que um buraco no chão da cela que serve de receptáculo para a urina e as fezes do detento. Um buraco que precisava ser tapado com uma garrafa plástica de dois litros, inserida a partir do gargalho, isso para evitar que ratos e baratas saíssem do "boi" durante a madrugada e invadissem a cela.
Usar o "boi" é muito constrangedor.
Eu fiquei alguns dias em Bangu 1, encarcerado naquela solitária de aço e concreto.
Sofri esse horror várias vezes por dia. 
Pior ficava quando eu não acertava o buraco e tinha que limpar o que não caía exatamente no "boi".
Todo esse sofrimento ainda foi agravado pelo fato de sendo Professor e Policial Militar, meu encarceramento em Bangu 1 foi ilegal, assim como, ilegal e injusta foi também a minha prisão.
O "boi" é degradante.
Felizes os mensaleiros que podem fazer uso do vaso sanitário.
Eu, os outros PMs e os Bombeiros, que o governo Cabral jogou em Bangu 1, nem esse direito tivemos, nem o direito de urinar e defecar em um vaso sanitário.
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.