JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS - FIM DAS PMs e PCs

Eu tenho escrito repetidas vezes que muitos confundem unificação das polícias com desmilitarização das Polícias Militares. A unificação dará fim às Polícias Militares e às Polícias Civis, a todos os cargos e as funções atuais. Não teremos mais Coronéis e Sargentos, nem Delegados e Inspetores.
A possibilidade descrita no parágrafo anterior pode virar realidade, não duvide, embora eu continue pensando que a chance de desmilitarizar as Polícias Militares continua perto de zero.
"Comissão Especial de Segurança debate estrutura da polícia" 
Da Redação 
A estrutura da polícia é o tema da audiência que a Comissão Especial de Segurança Pública - destinada a debater e propor soluções para o financiamento do setor - quarta-feira (13). 
Unificação de polícias deve ser gradual e pode levar de cinco a dez anos, diz Taques País deve apostar em projeto ousado para melhorar segurança pública, diz Taques 
Foram convidados para a audiência pública Luiz Eduardo Soares, ex-secretário da Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça; Renato Sérgio de Lima, membro do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Cláudio Beato Filho, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 
Solicitada pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tendo como relator o senador Pedro Taques (PDT-MT), a comissão, instalada em 2 de outubro, tem prazo de 90 dias para propor um novo modelo de segurança pública, partindo das propostas já em tramitação no Senado. 
Entre as questões mais sensíveis está a da reorganização das polícias militar e civil, que provavelmente terão de ser unificadas para se adequarem ao que exige à Constituição, segundo Taques. 
Não se trata apenas da desmilitarização da Polícia Militar, como pedem muitos. No entender do relator, a instituição resultante desse casamento terá trabalhar dentro de uma nova metodologia e se apoiar em outra estrutura funcional. Academias, comunicações e procedimentos, por exemplo, precisarão ser reunidos. Taques tem dito que, apesar do trabalho importante realizado pela polícia, é forçoso reconhecer que “algo está errado” quando os cidadãos têm negado o seu direito de locomoção e de paz. Para o relator, a unificação deverá ser gradual, num período de cinco a dez anos. 
Os direitos adquiridos dos policiais atualmente em atividade teriam respeitados, e os novos integrantes passariam a ser regidos por outras regras de ascensão baseadas em tempo de serviço e qualificação. “Isso já foi testado em outros países e deu certo”, afirmou Taques no dia 8 à Agência Senado. 
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) reage a essa ideia : 
“Até começar a funcionar são dez anos do crime correndo solto. Sou absolutamente contrário a isso. Acho que tem que haver colaboração entre as polícias, mas a unificação me parece absolutamente fora de propósito” disse Aloysio Nunes à agência no dia 9. 
Na mesma ocasião, o senador Armando Monteiro (PTB-PE), que também é membro da comissão, considerou complexa a questão da integração das polícias no país. Na opinião do parlamentar petebista, mesmo que atualmente a tendência aponte para a unificação, o assunto carece de debate mais aprofundado. “Reconheço que este é um tema que ainda não está esgotado. De modo que eu próprio quero me debruçar sobre o assunto para poder me posicionar ao final”, ponderou Armando Monteiro. 
Mudanças na Polícia Militar têm sido cobradas da parte de movimentos sociais e manifestantes. Para esses ativistas, a PM recebe treinamento típico de forças armadas, o que é inadequado no momento em que os soldados têm de lidar com cidadãos em luta por direitos básicos. A forte repressão exercida pela Polícia Militar durante os protestos registrados a partir de junho é objeto de muitas críticas. 
Agência Senado"
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Senhores, devemos lutar pela unificação, devemos ter em mente que essa é uma das forma de nos lutarmos POR UMA POLÍCIA MAIS JUSTA. Devemos ter em mente que os coronéis e Delegados jamais vão querer isso, mas devemos lutar. Segurança pública não se faz apenas tendo um curso superior de direito, deve existir gestão, planejamento e convenhamos no curso de direito ningém aprende isso. Nós dias atuais os policiais devem conhecer muito de tudo, devem ser especialistas em tecnologia, devem conher de administração, direito, economia, contabilidade, psicologia e gestão de pessoas, essa são algumas das áreas essenciais e temos outras. Hoje na maioria do país os policiais devem possuir curso de nível superior. E ai eu pergunto? Duantos de nós policiais civis e militares que não possuem um curso superior e muitas vezes administrados por garotos receém formados do curso de Direito. Eles não sabem mais que você ou eu, muito pelo contrário, muitos de nós são especialistas no que fazem e muitas vezes pela falta de gestão daqueles que se dizem superiores, somos mal aproveitados. A segurança pública está o caos que está , não é só por conta do aumento da criminalidade, mais sim pela especialização dela. Em muitos lugares do mundo o policial só tem um caminho de entrada. Só tem uma porta de entrade e saída, e dentro de cada instituição ele por mérito vai galgando novos postos. Por fim senhores eu conclamo a todos a serem fortes e verdadeiramente inteligentes. Devemos lutar para que o mairo número possível de Deputados Federais e Senadores sejam eleitos, E ESSES DEPUTADOS E SENADORES DEVEMS SER OS NOSSOS PARES , AGENTES PRAÇAS DA PM E BOMBEIRO MILITAR. NÃO ADIANTA ELEGER DELEGADO OU OFICIAL ELE TEM QUE SER UM DE NÓS POIS SÓ ASSIM NÓS TEREMOS FORÇA PARA LUTAR CONTRA O LOBY DAQUELES QUE NÃO QUEREM LARGAR O OSSO.
    SENHORE NOSSA VITORIA SÓ SERÁ POSSIVEL SE NÓS NOS UNIRMOS ENTORNO DE UM OBJETIVO. NÃO É LUTANDO UM CONTRA O OUTRO PM CONTRA AGENTE DE POLÍCIA.
    MAIS UMA VEZ! NOSSA VITÓRIA SERÁ PROPROCIONAL A NOSSA LUTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário (Anônimo 19:18).
      Concordo com vários pontos abordados por você, sobretudo a porta de entrada única e os concursos internos. Além disso, defendo o fim das SESEGs e o ciclo completo para as PMs e PCs.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.