JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 SERÁ DESVENDADO


Prezados leitores, uma mobilização tem sido feita pelo twitter no intuito de solicitar que o Ministério Público de São Paulo ( @mpsp_oficial ) divulgue os resultados do Inquérito Civil Público (ICP) que apura a punição imposta à Portuguesa na última rodada do Brasileirão 2013, após ter escalado o jogador Heverton.
A solicitação é pertinente em face do tempo decorrido, mas temos que considerar alguns aspectos que podem estar determinando a demora.
A análise da portaria do ICP (Link) demonstra que o objetivo da instauração não inclui os fatos que tratamos no livro "O escândalo do Brasileirão 2013 - Como o Flamengo foi salvo do rebaixamento", tanto que os indiciados são a CBF e o STJD.
Se a situação se resumisse ao contido na portaria, tudo estaria solucionado há muito tempo.
Isso nos conduz à conclusão que os rumos da investigação devem ter sofrido uma grande mudança, considerando que o promotor responsável declarou em entrevistas que existiam indícios de que alguém da Portuguesa tinha recebido vantagem para que Heverton fosse escalado irregularmente no dia 8 de dezembro de 2013, fato que acabou determinando que o Flamengo não fosse rebaixado.
Apurar um crime (ou crimes) demanda mais tempo, isso é fato.
No twitter o @mpsp_oficial tem informado que as investigações continuam e estão com o GAECO, o que indica que realmente indícios de crime (ou crimes) foram constatados, caso contrário, nada justificaria as investigações por parte do GAECO.
Não sabemos os caminhos da investigação, mas sugerimos no livro que ela deveria ter como ponto de partida o silêncio da imprensa sobre a escalação irregular de André Santos pelo Flamengo, isso no dia 7 de dezembro de 2013, um dia antes da Portuguesa escalar Heverton.
Um fato, esse chato, injustificável.
Além disso, sugerimos que fossem ouvidas pessoas que publicamente demonstraram conhecer algo sobre os fatos.
Encaminhamos um exemplar do livro para o Ministério Público, pois o nosso objetivo é que a verdade apareça, seja ela qual for e que os envolvidos sejam punidos.
Nós continuaremos solicitando os resultados obtidos no ICP e esperamos que o GAECO consiga montar esse quebra-cabeças.

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. A verdade é a ÚNICA eterna, toda mentira se esvai com o tempo...

    ResponderExcluir
  2. se os indiciados são cbf e stjd só prova o que falo aqui a muito tempo e sou criticado chamado de pitonisa e tudo mais, pelo visto o MP viu o mesmo que eu e que todos os outros torcedores exceto os do fluminense, que esse julgamento foi uma farsa e que esse orgão julgou arbitrariamente condenando a lusa pra cair e condenando o fla pra passar imprensão de lisura e imparcialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que leitura sui generis dos fatos. Cada um recria os fatos à sua própria semelhança, à luz da própria vontade. Amém!

      Excluir
  3. Bom dia,gostaria que o Sr.falasse sobre o escândalo do Hcpm onde oficiais roubaram milhões falindo nosso hospital.

    ResponderExcluir
  4. O senhor só enviou um exemplar do livro para o Senise ou enviou outro diretamente para o GAECO? Pergunto porque ele nunca me pareceu realmente interessado em solucionar o caso. Acho que se sair algo de lá, vai ser do GAECO.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.