JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 10 de junho de 2014

A INEFICIÊNCIA DA GESTÃO BELTRAME



Prezados leitores, a segurança pública no Rio de Janeiro vai de mal a pior.

"JORNAL EXTRA
10/06/14 06:00 
Até abril, mais de 90% das metas da polícia no semestre não foram alcançadas 
Carolina Heringer e Paolla Serra 
Mais de 90% das metas traçadas para diminuição de crimes no estado não foram alcançadas entre janeiro e abril no estado. Os números de roubos de carro e roubo de pedestre no Rio já apresentam, nos quatro primeiros meses de 2014, valores acima dos estipulados para todo o primeiro semestre do ano. Já os dados de letalidade violenta, faltam 11%, ou seja, 289 registros para que a meta seja atingida. As informações constam num relatório produzido pelo Estado Maior da Polícia Militar, ao qual o EXTRA teve acesso com exclusividade.
Na área do 9º BPM (Rocha Miranda), a meta de roubos de rua para o 1º semestre foi estabelecida em 1.981 registros, mas até abril esse número já chegava a 2.138. Já os roubos de veículos da área somam 942 casos, enquanto o estipulado como ideal eram 807. Já na região do 20º BPM (Mesquita), a meta de roubos de veículos estabelecida para os seis primeiros meses de 2014 foi de 1.316 registros, mas esse número já está em 1.530 apenas até abril.
O relatório da PM mostra ainda que a violência está concentrada em algumas áreas do estado. Os dez batalhões que apresentam o maior volume de roubos de rua nos quatro primeiros meses deste ano acumulam 76,5% dos casos. Já as unidades que apresentaram o maior número de roubos de rua representam 65,9% dos registros. Em ambos os casos, lideram o ranking o 7º BPM (São Gonçalo), 20º BPM (Mesquita) e 15º BPM (Duque de Caxias), nessa ordem.
De acordo com o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Luiz Octávio Lopes da Rocha Lima estão sendo feitas diariamente operações para diminuir os roubos a automóveis, assim como aumento do policiamento ostensivo a pé, para reduzir os roubos de rua:
— São realizadas reuniões periódicas com os delegados das quatro delegacias da área, quando novas estratégias são definidas e implantadas.
As metas são utilizadas pela Secretaria de Segurança Pública para premiar as regiões que mais reduzem os índices de criminalidade dentre as 39 Áreas Integradas de Segurança Pública de todo o estado. O bônus varia de R$ 4.500 a R$ 13.500.
Descaso com a Baixada
Para o sociólogo e professor do Laboratório de Análise da Violência da Uerj Ignácio Cano, os dados do relatório refletem um “descaso histórico” com as regiões periféricas do estado, sobretudo a Baixada Fluminense, e também a Região Metropolitana. Cada uma dessas áreas do Rio tem dois batalhões entre os dez com maiores índices de roubos de rua e roubos de veículo em todo o Rio:
— Como a meta é calculada em relação aos resultados anteriores, cumpri-la é ainda mais difícil. O que vemos é que perdemos todo o avanço em relação aos roubos e também aos homicídios. No último um ano e meia, a tendência de diminuição que vinha sendo notada nos últimos três, quatro anos se inverteu. E se os policiais não conseguir reduzir esses crimes, isso se torna preocupante.
No último semestre de 2013, apenas três das 39 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) atingiram as metas estipuladas pela Secretaria de Segurança, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Apenas uma, a 40 (Campo Grande), fica na capital. As duas outras estão no interior: 10 (Barra do Piraí) e 26 (Petrópolis) (Leiam mais)". 

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.