JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 16 de junho de 2014

POR QUE FRACASSOU O "MOVIMENTO NÃO VAI TER COPA"?



Prezados leitores, a posição mais cômoda é a do "engenheiro de obras prontas", aquele que nada contribuiu para a realização da obra, mas que aparece após a obra concluída para apresentar uma série de críticas.
Sim, ser crítico de um projeto é facílimo, não resta dúvida, difícil é realizar o projeto.
Nós enfrentamos a ação desses "engenheiros" desde o ano de 2007, portanto, sendo vítimas desse processo cruel, não o empregaremos contra os que tentaram implementar o "Não Vai Ter Copa", evento que está sendo realizado sem maiores problemas e sem grandes protestos.
Preâmbulo concluído temos que fazer uma ressalva antes de comentarmos sobre o fracasso da mobilização: não podemos descartar a possibilidade de que se o Brasil for eliminado prematuramente, a revolta popular contra os bilhões gastos na Copa poderá voltar para as ruas e causar sérios problemas para a continuidade do torneio.
Por que a mobilização fracassou?
Por favor, tenham boa vontade conosco, ignoraremos por completo os fatores históricos que determinaram a formação do povo brasileiro, isso para não retroagirmos ao século XVI para explicar um fracasso do século XXI.
O primeiro ponto relevante é que não podemos esquecer que pertencemos a um povo que em grande parte não tem acesso à educação de boa qualidade, isso é um fato.
Sem educação de boa qualidade, essa grande parcela da população está apartada da cidadania, desconhecendo seus direitos constitucionais e as diferentes possibilidades de lutar de forma organizada, ordeira e pacífica para que esses direitos sejam plenamente concedidos.
Tal quadro de ausência de cidadania, torna quase impossível mobilizar o povo, isso de forma organizada, ordeira e pacífica. 
O que conseguimos no ano passado foi mobilizar milhões de pessoas que ficaram perdidas na multidão e que foram dispersadas aos poucos pelos atos de desordem, de vandalismo e de excesso policial.
Na verdade construímos uma grande turba acéfala, isso é fato.
No Rio de Janeiro, a avenida Presidente Vargas chegou a ser ocupada por cerca de um milhão de pessoas, uma massa que mal sabia o que estava fazendo ali, sem qualquer organização.
Protestamos por protestar, isso é fato!
Sim, assustamos o governo, mas foi um desgaste gigantesco para todos os que participaram de vários protestos, para no final a montanha parir um ratinho.
As conquistas foram quase que imperceptíveis e só os integrantes do Ministério Público possuem reais motivos para comemorar (PEC 37).
A absoluta falta de liderança impediu qualquer organização nos protestos, os quais invariavelmente terminaram com o enfrentamento com a Polícia Militar, o que deixou transparecer que esse era um objetivo claro em muitas manifestações: enfrentar a PM, desafiá-la ao extremo e filmar os excessos inevitáveis, pois não podemos esquecer que os policiais são oriundos do povo, desse povo que não conhece a cidadania.
Os protestos se transformaram em atos de desordem e vandalismo.
Nesse cenário construído nas ruas em 2011, alguém gritou: não vai ter Copa!
Prezados leitores, como diante desse quadro alguém poderia imaginar que o povo brasileiro iria impedir que uma Copa do Mundo se realizasse?
O objetivo proposto era inalcançável?
Erro primário.
Os objetivos propostos devem ser factíveis.
De uma forma virótica esse grito se espalhou pelas ruas e pelas redes sociais. 
As redes sociais funcionam como uma folha de papel, aceitam qualquer coisa que seja escrito nela.
O #NaoVaiTerCopa frequentou diariamente  à internet como se fosse uma grande ameaça contra o governo e contra a FIFA.
A mobilização seguiu caminho idêntico ao percorrido pelos protestos: sem cidadania, sem liderança, sem organização, ... 
Hoje o que vemos nas ruas?
Dezenas ou centenas de apaixonados pela causa gritando "não vai ter Copa", enquanto a Copa segue normalmente.
Alguns atos, como em 2011, estão terminando em desordem e vandalismo.
Novamente, alguns só querem enfrentar a PM.
O fracasso do movimento não é culpa dos abnegados que estão tentando protestar, os que estão tentando protestar ordeira e pacificamente, bom esclarecer.
A culpa é de todos nós que permitimos que uma grande parcela do nosso povo desconheça a cidadania, ignore seus próprios direitos.
A culpa é de todos nós que não lutamos ao lado dos professores para salvar esses milhões de analfabetos e analfabetos funcionais.
Milhões que não sabem que possuem o direito de ter para o seu atendimento hospitais públicos de boa qualidade, ao invés de estádios de futebol superfaturados.
Como esse povo brasileiro pode se opor aos interesses internacionais conduzidos pela FIFA?
Na verdade, entramos em uma guerra perdida.
Vai ter Copa.
Está tento Copa.
Só o fracasso da seleção brasileira pode alterar esse quadro.
O povo?
Os apartados da cidadania?
Vestem a amarelinha, armam um churrasco com cerveja, , pulam e gritam freneticamente, enfeitam ruas e colocam bandeiras nas janelas e nos carros.
Se um deles tiver um ataque cardíaco em face da emoção, morrerá na porta de um hospital público, um desses que existe pelo Brasil, o país do futebol.
Por derradeiro vale lembrar que para jogar futebol nem precisa frequentar uma escola.

Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Coronel, permita-me discordar da sua afirmação de que o Não Vai Ter Copa fracassou. Pelo contrário, acredito que foi um sucesso, no sentido de que chamou a atenção para os problemas de má gestão e corrupção. Até o dia do início da Copa havia um clima de incerteza mundial, uma tensão pairava no ar, o mundo não sabia como o povo ia reagir. O Brasil foi manchete no mundo inteiro, e dessa vez não por causa dos clichês futebol, praia e samba, mas sim desordem, bagunça, roubos, caos etc. A FIFA admitiu ter sido um erro fazer a Copa no Brasil. O Não Vai Ter Copa foi um sucesso por ter trazido esses problemas à tona e custará a eleição ao PT, que foi arrogante e não respondeu aos anseios da população. Preferiu radicalizar e está colhendo o que plantou.

    ResponderExcluir
  2. C
    omando estou em pleno acordo, parece que toda a sociedade e muitos funcionários público principalmente policiais, estão satisfeito com a sacanagem, vejo milhares de policiais com bandeiras em seus carros enfeitando ruas, mas não sabem que a dívidas serão NOSSAS, pois os policiais já estão pagando caro com extra e sem descanso

    ResponderExcluir
  3. Paúl para presidente, já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passeatas nunca adiantou.É na hora do voto que se decide. O pt virou o jogo apenas porque votaram neles. se não estariam fazendo passeatas até hoje.

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.