JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O CERCO DO JUDICIÁRIO E DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ SE FECHANDO CONTRA O SECRETÁRIO BELTRAME



Prezados leitores, o Poder Judiciário e o Ministério Público estão apertando o cerco contra o Secretário de Segurança Beltrame, acusado de improbidade administrativa e de superfaturamento dos contratos de terceirização da compra, da gestão e da manutenção de parte da frota operacional da Polícia Militar.
Certamente farão isso também contra os outros acusados, entre eles o ex-Secretário da Casa Civil Regis Fichtner.
A denúncia inicial foi feita em 2009 pelo Coronel PM Paúl, organizador desse espaço democrático.
Ele se coloca à disposição para prestar novo depoimento sobre os fatos.
Nós comentamos em artigos e vídeos que publicamos sobre o tema que a justificativa apresentada pelo Secretário Beltrame através de uma nota oficial, não merece prosperar e que iríamos comentá-la. Entretanto, diante da cobrança do Poder Judiciário, deixaremos para comentar a fragilidade da justificativa após o Secretário Beltrame ter entregue sua resposta ao Poder Judiciário.

"REVISTA VEJA
Rio de Janeiro 
Justiça dá prazo para Beltrame se defender de acusação de improbidade 
Secretário de Segurança do Rio é notificado sobre contrato de aluguel e manutenção de viaturas para a PM. MP pede abertura de ação e bloqueio de bens de acusados 
O secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, está sendo notificado pela Justiça a apresentar defesa prévia da acusação de improbidade administrativa feita pelo Ministério Público do Rio. O juiz Eduardo Antonio Klausner, da 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, decidiu nesta terça-feira, solicitar que Beltrame e outros cinco réus manifestem-se, dentro de 15 dias, a respeito da ação proposta pelo MP, referente a supostas irregularidades em contratos de aluguel e manutenção de viaturas da Polícia Militar, firmados entre 2007 e 2008. Após esse prazo, o juiz decidirá se abre ação contra os acusados e se haverá decretação de indisponibilidade de bens, como pede o promotor do caso. 
A denúncia oferecida 7ª Vara da Fazenda Pública pelo promotor Rogério Pacheco Alves, da 7ª Promotoria da Tutela Coletiva, aponta irregularidades em dois contratos de aluguel e manutenção de veículos para a PM. Segundo a denúncia, com o dinheiro gasto com o aluguel e a manutenção de cada veículo por 30 meses seria possível comprar três carros daquele modelo. Além disso, manutenção era paga mesmo sem haver controle sobre a realização do serviço, afirma a denúncia. 
São acusados na ação, além de Beltrame, a ex-subsecretária de Gestão Estratégica da Secretaria de Segurança, Suzy Avellar – exonerada pelo secretário em 2008, por suspeita de improbidade no período em que trabalhou no Detran –, as empresas Júlio Simões Transportes e Serviços Ltda. E Júlio Simões Logística S.A., com quem foram firmados o contratos, e o Estado do Rio de Janeiro. Também foi pedido o ressarcimento dos 134 milhões, a perda da função pública de Beltrame e a suspensão dos direitos políticos dele e da ex-subsecretária. 
Beltrame rebateu, em nota, em maio, as acusações. "O contrato é agora questionado porque, segundo a tese de acusação, poderíamos comprar três carros (três editais, três licitações) que se degradarão com o tempo, no lugar da gestão da frota, que tem a manutenção do nível de serviços como princípio. O custo/benefício não é só valor de compra. Na lógica antiga de comprar e depois jogar fora, a PM mantinha um batalhão de funcionários apenas para fazer reparos. Isso foi motivo de chacota no passado, além de retirar policiais da atividade fim, num momento em que a população quer sua polícia nas ruas. Esta foi uma economia enorme que o promotor não considerou", dizia a nota (Fonte).

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.