JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 15 de junho de 2014

OS POLICIAIS MILITARES, OS MANIFESTANTES, AS CÂMERAS E OS CELULARES


Prezados leitores, ninguém pode negar que Policiais Militares cometeram excessos ao longo dos protestos realizados no Brasil.
As imagens não deixam dúvidas e os vídeos com tais imagens se tornam viróticos na internet e são reproduzidos pelo noticiário.
Negar tal realidade é cair no ridículo, diante da quantidade de flagrantes.
São imagens produzidas por câmeras e por celulares portados por pessoas que estão no olho do furacão, ou seja, no meio do protesto.
Elas são o fruto de um encontro: PMs, manifestantes, câmeras e celulares.
Algo que ganha cada vez mais força.
Temos visto protestos onde o número de pessoas com câmeras e com celulares filmando a ação policial é maior que o número de manifestantes que portam cartazes ou faixas.
Isso é absurdo, mas está ocorrendo e tem um significado.
O ato de protestar parece estar perdendo força para a ânsia de flagrar um PM cometendo um excesso, isso está se tornando a prioridade, não o protesto.
O fato de ter suas ações filmadas e fotografadas é democrático, as forças policiais não podem reclamar da presença e das ações da denominada mídia independente, afinal, como ensina o ditado popular: quem não deve não teme.
A convivência entre PMs, manifestantes, câmeras e celulares é irreversível.
Todos temos que aprender com essa nova realidade.
O que escrevemos até aqui não é novidade para ninguém, assim como, não é novidade para os nossos leitores que o governo Cabral transformou os PMs em autênticas "bombas ambulantes", homens e mulheres estressados emocionalmente e desgastados ao limite no aspecto físico.
Sim, o PM que está nas ruas para controlar os protestos, não tem o devido equilíbrio físico e emocional. Isso não é culpa deles, mas do governo Cabral que é um péssimo gestor de recursos humanos e materiais.
O que ninguém está dando o devido destaque é o fato de que pessoas mal intencionadas estão usando a situação de desequilíbrio dos PMs, para instigá-los ao extremo, buscando claramente provocar uma reação violenta por parte dos PMs.
Nós estamos vendo isso seguidas vezes em vários protestos.
Pessoas que agem quase que profissionalmente para incitar os PMs.
Pessoas que enfrentam a linha de PMs, empurram PMs, ofendem PMs e atiram coisas em PMs, tudo para provocar a reação errada e filmar.
São pessoas que tentam o tempo todo acionar o detonador da bomba.
Quem duvida dessa nossa afirmação pode confirmá-la facilmente.
Assista os vídeos e foque sua atenção no áudio, ouçam o que dizem para os PMs, algumas palavras são impublicáveis.
Percebam as pessoas empurrando a linha de policiais e pessoas de dedo em riste ameaçando os PMs.
Isso é um comportamento normal?
Óbvio que não.
O verdadeiro manifestante quer protestar, dar visibilidade para seus anseios, exercer sua liberdade de expressão, mas nunca enfrentar a polícia.
Quem enfrenta a polícia é bandido.
Prezados leitores, combatemos todo o excesso praticado pelos PMs e inclusive já divulgamos vídeos com esses excessos nesse espaço democrático, porém é nosso dever apresentar essa realidade que não está sendo divulgada como deveria.
Lembramos que em qualquer lugar do mundo, o manifestante que enfrenta a polícia é reprimido e preso.
Quem duvida basta fazer uma pesquisa na internet.
Verão policiais não militares usando spray de pimenta, bastões policiais, balas de borracha, cavalaria e cães, citando alguns exemplos.
Não podemos esquecer que quando a Polícia Militar coloca uma linha de PMs para bloquear uma rua, isso é um direito do Estado, um direito da coletividade e supera o alegado direito individual de "ir e vir" normalmente alegado por desinformados.
Igual situação ocorre quando um PM ou um GM desvia o trânsito de uma rua para outra.
Tentar ultrapassar essa linha é um ato de violência e que pode configurar crime, não podemos fugir dessa realidade.
Ratificamos, não estamos justificando excessos, estamos tentar alertar ao verdadeiro manifestante sobre o que está acontecendo para que não sirva de massa de manobra para "manifestantes profissionais" que só querem provocar a desordem.
O vídeo que ilustra esse artigo é um exemplo.

Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Paulo um belo espaço, democrático, esclarecedor, orientador e tudo por um Brasil melhor.
    Desordem Institucional
    O momento que estamos vivenciando nas questões políticas, corrupção desenfreada, e um “aparente comando” dos que estão a margem da sociedade, devem servir como um alerta para aquilo que todos almejam, um futuro melhor.
    Devemos ir a luta para uma mudança em nossa sociedade, que hoje é fraca , e que reflete o atual quadro que se apresenta, através de alguns políticos. Não adianta só por a culpa nos governantes, porque a eles atribuímos nossos votos. A maioria da sociedade é justa, honesta, porém "O que preocupa não é só o grito dos maus, mas o silêncio dos bons. Para que as forças dos marginais triunfem, basta apenas que as pessoas de bem não façam nada".
    Quando a força do bem prevalecer, uma sociedade mais politizada, teremos então um bom governo, pois será dessa sociedade, que escolheremos nossos representantes. O governo sempre é o reflexo da sociedade.
    Quero aqui reafirmar o que Herbert de Souza, o “Betinho” de saudosa memória, vinha sempre alertando, “possuímos mais de 20 milhões de cidadãos abaixo da linha de pobreza, Como também dizia que a Elite é o Pai e a Mãe da miséria, e se cada um de nós fizermos alguma coisa, vamos mudar esse Brasil”. E dizer que mudar o futuro depende de como se pensa o presente.
    Só pensamos na mudança, depois que acontecem os problemas, quando o correto seria a prevenção, um planejamento para evitar a convulsão social que pode chegar ao caos. É só observar o problema histórico na educação, e os sistemas penitenciários.
    Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
  2. A DIFERENÇA É QUE EM PAÍS DESENVOLVIDO O POLICIAL É FILMADO METENDO A PORRADA NOS BADERNEIROS, E O GOVERNO E A SOCIEDADE DE BEM, APOIA O POLICIAL, POIS É SUA FUNÇÃO DE MANTER A ORDEM PÚBLICA, MAS AQUI NESSE PAÍS DE MERDA O POLICIAL SE FODE PARA DEFENDER UM GOVERNO SUJO E DEPOIS O POVO E O GOVERNO JOGAM A CULPA NO POLICIAL, QUEM GANHA COM ISSO É O GOVERNO QUE SAI DO FOCO. E A POPULAÇÃO IDIOTA CONTINUA ENTRANDO NO JOGO DO GOVERNO, E AINDA ACHA QUE DEPENDE DA PM PARA MUDAR, NÓS PMs TEMOS UM REGULAMENTO MILITAR QUE NOS OBRIGA A IR CONTRA NOSSAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES, NOSSO REGULAMENTO NOS PUNE ATÉ COM PRISÃO. ENTÃO NÃO VENHAM DIZER QUE O PM PODE SE NEGAR A REPRIMIR, POIS É MUITO FÁCIL, QUANDO NÃO É O TEU CÚ QUE ESTA NA RETA.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo 15 de junho de 2014 21:29

    Muito bom seu comentário,me permita acrescentar, que ainda tem a OAB para defender os baderneiros, um saudoso e fraternal abraço, FORÇA E HONRA!

    Ass: GLADIADOR.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.