JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 31 de julho de 2014

O QUE LEVA UM POLICIAL A AGIR DE FORMA DESEQUILIBRADA OU QUEM APERTA O GATILHO?

Prezados leitores, o jornal Extra publicou nessa 5a feira a seguinte reportagem:


Unicamente no intuito de comentarmos a reportagem vamos partir da premissa que a testemunha falou a verdade, ou seja, após ser ferido na perna, o morador foi morto pelo PM com um tiro efetuado na cabeça.
Se isso for verdade, surgem alguns aspectos que devem ser destacados:
1) O PM acusado faz parte do melhor da Polícia Militar, pois anunciaram seguidas vezes, tanto o governador Sérgio Cabral (Pezão), como o secretário de segurança pública Beltrame, que os PMs que foram formados para trabalharem nas UPPs receberam treinamento especial para a prática do denominado "policiamento de proximidade" e para respeitar os direitos humanos.
2) É injustificável que um PM formado com enfoque nesses conceitos possa ter agido de modo tão distante do que aprendeu nos bancos escolares. 
3) Ele aprendeu sobre a legítima defesa e seus excessos, ou seja, quando deixa de existir e o excesso passa ser crime, no caso específico um homicídio.
4) Ele aprendeu o que é o crime de homicídio e a sua pena.
4) Ele aprendeu também sobre as consequências de praticar crimes: acusação, julgamento, condenação, prisão e expulsão da Polícia Militar.
Usando esses parâmetros, como explicar a ação criminosa do PM, considerando que a versão da testemunha seja verdadeira, repetindo a premissa que usamos?
A certeza da impunidade responderão alguns que desconhecem o número de Policiais Militares acusados, julgados, presos e expulsos da PMERJ a cada ano. São centenas! Não existe essa impunidade tão apregoada no seio da Corporação, muito pelo contrário.
O PM só fica impune quando o fato não se torna público, mas isso ocorre em todas as atividades humanas onde se praticam crimes e eles nunca aparecem. Rodrigo Bethlem era o "Xerife do Rio", bastou a ex-esposa abrir a boca para destruí-lo por completo.
Hoje as ações dos PMs, sobretudo nas ruas (protestos) e nas comunidades com UPPs são filmadas pelos participantes e pelos moradores, logo na internet, vale lembrar, temos exemplos constantes no noticiário.
O PM acusado também sabia dessa possibilidade, ou seja, das ações estarem sendo filmadas.
Todos e todas sabem que uma parcela de moradores das comunidades não quer as UPPs e não quer os Policiais Militares, as cenas de enfrentamento também são comuns na internet.
O PM que trabalha nas UPPs sabe que é amado por uma parte da comunidade e odiado por outra, isso é fato, portanto, vivencia esse estresse sempre que está de serviço.
Longe de sermos os arautos da verdade, lembramos que por diversas vezes escrevemos que os PMs do Rio de Janeiro estão sendo mal formados em razão da pressa de implantar UPPs. Além disso, escrevemos incontáveis vezes que os PMs são verdadeiras "bombas humanas" em face do extremo desgaste físico (escala + serviço extra) e estresse emocional.
O PM do Rio de Janeiro pouco folga, logo não consegue reequilibrar o seu estado físico e nem seu estado emocional, eis a verdade.
Prezados leitores, o governo Sérgio Cabral (Pezão - Beltrame) coloca diariamente nas ruas PMs inteiramente desequilibrados emocionalmente e fisicamente desgastados.
Óbvio que esse desequilíbrio físico e mental não justifica a ação criminosa de nenhum PM, mas alguém precisa escrever sobre isso, alertar à população sobre o que está ocorrendo, pois tanto no julgamento ao longo do processo judicial e do julgamento no processo administrativo, ninguém vai lembrar a situação emocional e o desgaste físico dos PMs do Rio de Janeiro.
Reflexão: quem na verdade está apertando os gatilhos?

Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. TALVEZ, SEJA O FATO DE LIDAR COM A PERDA DE VÁRIOS AMIGOS, TODOS OS DIAS E POR OUTRO LADO, NÃO VER O ESTADO SE LEVANTAR EM DEFESA DESSES IRMÃOS E SABER TAMBÉM, QUE NÓS NÃO TEMOS VALOR ALGUM PARA A SOCIEDADE QUE DEFENDEMOS COM AS NOSSAS VIDAS. E ISSO É UMA DAS POSSÍVEIS RAZÕES.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.