JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 24 de julho de 2014

SUMARÉ: PMs SÃO INDICIADOS POR HOMICÍDIO QUALIFICADO

Prezados leitores, o que pode levar dois jovens Policiais Militares a agirem de forma tão cruel? 
Como a Polícia Militar pode prever tal tipo de comportamento? 
Existe como prevenir no recrutamento, na seleção ou na formação? 
Deixamos as reflexões.
Um erro ficou claramente demonstrado: as câmeras só servem para auditoria, não são monitoradas em tempo real para evitar desvios de conduta por parte dos Policiais Militares.

(Fonte: O Globo)

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. ESSES IMAGENS DEVERIAM FICAR NA POSSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, E NÃO DA PM, POIS É MAIS UM TRUNFO NA MANGA DOS CORONÉIS, QUE USAM ESSAS IMAGENS PARA PUNIR OS SEUS DESAFETOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desafeto ou não, quem errou e está na imagem deve ser punido, sim! Mas concordo que o controle da PM deveria ser externo, quero dizer que a corregedoria jamais deveria ser da própria PM, pois, aí sim, podem ocorrer manipulações disfarçadas de ato discricionário. Quer um exemplo? Uma denúncia contra soldado é apurada, lançada na mídia e o diabo a quatro; mas uma denúncia contra um coronel encontra um monte de resistência porque aquele que vai investigar é um subordinado ou tem medo do cargo que aquele poderá vir a assumir no futuro. Você só verá oficial punido se a apuração couber à CGU, PF ou MPERJ.
      Sgt Foxtrot.

      Excluir
  2. EXISTE UM REVANCHISMO TANTO DO BANDIDO, QUANTO DA POLICIA, QUE VÊ SEUS AMIGOS MORREREM TODOS OS DIAS NA MÃO DESSES BANDIDOS , E NÃO SENTE POR PARTE DO ESTADO UM APOIO DE VERDADE, E POR ISSO ACABAM AGINDO DA MESMA FORMA, QUE OS BANDIDOS. O ESTADO É O MAIOR CULPADO DISSO ACONTECER, POIS NÃO DA SEGURANÇA AOS SEUS POLICIAIS, E POR OUTRO LADO APOIA A IMPRENSA, QUE DEFENDE DESCARADAMENTE OS BANDIDOS.

    ResponderExcluir
  3. Já falei aqui outras vezes, talvez com outras palavras, que o grande problema da PMERJ é a falta de identidade. Ninguém sabe ao certo o que é nem o que fazer. Todos são cabos ou críticos eleitorais de alguém, são todos caçadores de gratificações, comando, abrigo, promoções, do soldado ao coronel, direta ou indiretamente. A PMERJ virou instrumento de política e sequer tem como prioridade o policiamento ostensivo. Dê uma circulada pela cidade e conte quantos policiais você vai encontrar patrulhando e quantas supervisões eles sofrerão. Pode parecer mentira, mas vejo bastante viatura da polícia civil andando por aí e quase nada da PM. Parafraseando o coronel Lopes numa ocasião (reservando-me ao direito de não comentar seus equívocos ou arbitrariedades), faltam HIERARQUIA e DISCIPLINA na corporação. Falta pulso. Faltam policiais militares de verdade (oficiais e praças) e sobram vampiros sugando a jugular da corporação. Hoje, você pode ser aluno-Oficial, tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel... ou Praça. Tanto faz se você é um recruta que acabou de sair dos cueiros ou um subtenente eficiente e experimentado, ambos são praças e não têm valor algum (aliás, só vemos soldados em upp). Para ter algum valor, basta ser oficial e permanecer ao lado de um político qualquer. Depois precisa se aliar a um político sem qualquer compromisso com a corporação e orientá-lo como entrar usar a caserna via decretos eleitoreiros. Aí o político resolve colocar soldados novatos para trabalhar com soldados novatos vestindo roupa diferente; e estes novatos, em 6 anos, são promovidos à cabo e voltam a trabalhar com outro cabo ou soldado novato... Todos sem referência ou cultura corporativa. Onde estão os sargentos, subtenentes e tenentes experientes? Já sei, procurando emprego à disposição de outros órgãos porque não querem fazer parte de uma polícia marqueteira, não querem ser manipulados como os novatos. Resultado: um monte de soldados, cabos e sargentos novatos brincando de xerife, comandados por jovens oficiais embriagados pela ideologia do político e todos fazendo um monte de Mer4%&d@s por pura diversão (ou por falta de qualidade técnica) sem serem submetidos às rigorosas supervisões eficientes de sargentos, subtenentes e oficiais experientes. Depois é muito simples: basta culpar o PM, expulsá-lo em 15 dias, noticiar a medida adotada através da mídia e colocar outro bobão descartável no lugar daquele. Pronto, tudo devidamente apurado, publicado e usado politicamente para a roda voltar a girar. A PM É A PRINCIPAL CULPADA POR TANTA TRAPALHADA DOS SEUS FUNCIONÁRIOS.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.