JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 19 de agosto de 2014

DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES - OPINIÃO - DESISTAM




Prezados leitores, muito tempo tem sido gasto em discussões infrutíferas sobre a desmilitarização das Polícias Militares.
O tema esteve presente em quase todos os protestos realizados nas ruas.
Uma PEC circula pelo Congresso Nacional contendo isso no seu bojo.
Longe de dar o assunto por encerrado, inclusive pelo fato de que isso nunca foi seriamente discutido com a apresentação prática do produto final, temos o dever de expressar uma opinião, considerando que o nosso espaço democrático ocupa um lugar de certo destaque no cenário da blogosfera da segurança pública:
- Hoje é praticamente impossível desmilitarizar as Polícias Militares.
Invistam o seu tempo em discutir outras questões relacionadas com o sistema policial brasileiro, como a adoção do ciclo completo de polícia para todas as polícias com a atuação definida por área geográfica, isso é mais palatável do que desmilitarizar as Polícias Militares e, melhor, muito mais produtivo e dentro da realidade vivenciada nos países civilizados.

Juntos Somos Fortes!


16 comentários:

  1. SR. Coronel, concordo plenamente.

    Contudo, os ventos estão soprando contra o regime militar.
    Após o colapso do regime, e o advento da CF 88, a ideologia militarista segue um curso de reforma, que sistematicamente vem modificando a composição do aparato estatal policial. Através de medidas que objetivam apagar do imaginário da sociedade qualquer lastro cultural relacionado ao periodo em que os militares geriram o País.
    Se aplica na gloriosa PMERJ,uma configuração semelhante aos das FFAA, e ambas instituições serão sobrepujadas como meros coadjuvantes no ATUAL cenário.

    Observe que no regime democratico direto, o real poder de policia está paulatinamente sendo transferindo para os órgãos de aspectos civis.
    Analise a evolução desde 1988, de outros órgãos policiais referente ao suporte e remunerações, como a PF, a PC, as policias legislativas do Senado e Camara, a Abin, o Ministério Publico. Todas essas instituições policiais cursaram uma trajetória mais acentuada que a PM.
    Há os que dirão que o MP não é policia, mas basta conhecer as prerrogativas de seus membros e modus operandis dos mesmos numa operação armada do GAECO, para entender o que afirmo.

    Até a Guarda Municipal acabara de ser elevada à condição de policia municipal armada. Confinando a PM sob o regime em declinio, que não classifica seus servidores como estritamente policiais para efeitos previdenciarios, nem militares, pois juridicamente, somos apenas assemelhados as FFAA.

    A PMERJ, atualmente, é contemplada pelos programas de incentivos como PROEIS e RAS, que cairão em desuso com a iminente implantação da policia municipal, provocando um forte reajuste economico na vida dos PPMM's.

    O atual modelo aponta para a Policia Militar como um órgão em extinção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente, alguém que entende o que estou dizendo há anos...
      Gostaria que o Coronel Paúl, que respeito muito, explicasse por que as Polícias Militares não podem ser desmilitarizadas. Será que é porque os oficiais se tornarão obsoletos? Ou será porque os oficiais terão de se tornar mais policiais e nada oficiais militares?
      Os verdadeiros países 'civilizados', os do chamado primeiro mundo, não têm polícias militares, exceto aquelas que atuam fazendo o papel de polícia nas suas forças armadas.
      É uma grande contradição defender a democracia pelas mãos de militares. Só para lembrar, POLÍCIA deriva de POLIS (do grego) = cidade.
      Sgt Foxtrot.

      Excluir
    2. Não somos nem militares de verdade, basta verificar a EC n 18. Existem os militares e os militares estaduais (uma subclasse de militares que é considerada civil pela Justiça Militar da União). O único perigo de desmilitarizar as PMs e BMs é acabar com a vida de general de qualquer aspirante PM.

      Excluir
  2. desisti de votar! para quê votar ! é esse o pavor de armar os guardas municipais! a pm será descartada , podendo atuar contra o crime 25hs. tem sentido.

    ResponderExcluir
  3. Talvez devamos desistir da desmilitarização da PM mesmo, pois este país (seus legisladores e dirigentes) não está nem aí para o seu povo. Dado aos acordos escusos e falta de vontade política, é mais fácil e mais barato engolir uma polícia militar ineficiente e odiada pela sociedade porque é treinada como o EB em uma guerra (e não sabe se é militar ou polícia) do que criar uma polícia ostensiva para auxiliar o Estado na manutenção da ordem pública do país e na resolução dos conflitos sociais entre seus cidadãos. Por isso tanta incompatibilidade ao lidar com o cidadão: a cultura militar repudia a cultura civil. O militarismo é importantíssimo, aos integrantes das forças armadas que não podem tremer em uma guerra.
    A Guarda Municipal (Rio) só não está armada porque, inteligentemente, seus dirigente querem protegê-la deste Estado falido em termos de segurança pública. Enquanto isso, os dirigentes da PM tentam conquistar as missões de outros órgãos para expor a PM ao ridículo mais ainda. Em um futuro não muito distante, veremos o povo exigir a GM-Rio armada nas ruas, justamente por não ser militar, e à PM restará 'O Triste Fim de Policarpo Quaresma'.
    Se uma polícia ser militar fosse fundamental e bom, as polícias norte-americanas o seriam.

    Sgt Foxtrot.

    ResponderExcluir
  4. O produto final, que o senhor tanto insiste em questionar, é assunto para o legislador, e não para aqueles que somente desejam uma polícia ostensiva melhor do que esta que esta aí há 200 anos permitindo o crime se alastrar (e se entrometendo nas missões constitucionais de outros órgãos) enquanto boa parte do seu contingente brinca de general estrategista. Por que as PMs não podem ser desmilitarizadas? Elas são eficientes porque tem banda marcial e corneteiro? Ou será que todas as empresas que não são militares são redutos de anarquistas? A Globo, a Coca-Cola, a Google, a Microsoft, a Petrobras, a GM-Rio, a Taurus, a Rossi, e outras tantas empresas não-militarizadas são bagunçadas?
    Coronel, pode até levar mais 200 anos, mais saiba que os dias (ou anos) de marcha soldado em uma polícia estão contados. Sabe por quê? Porque a Constituição Federal mudou em 1988, a sociedade também mudou e a PM precisa mudar para não acabar sendo EXTINTA e substituída pela GM-Rio ou por uma empresa privada de segurança. Eu tenho consciência que o lobby a ser batido é muito forte porque ninguém quer uma polícia com mais de 50.000 homens ativos liberta dos absurdos que se impõe ao cidadão militar. Mas, um dia, os governantes e legisladores serão cobrados pela sociedade que se dará conta de que jamais terá uma polícia que a respeite e a defenda como sociedade civil enquanto esta polícia for guiada pela cultura e regulamentos militares.

    Sgt Foxtrot, que, acredite o senhor ou não, ama fazer o policiamento ostensivo preventivo com honestidade,mas é ferrenho defensor da desmilitarização da polícia (Militar Estadual).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      O produto final não cabe ao legislador, ele deve ser apresentado para discussão no seio da sociedade.
      Sem ele não podemos avaliar a mudança.
      Sim, as PMs precisam se modernizar, assim como, as PCs e as PFs.
      O nosso sistema policial é arcaico em todos os sentidos.
      Achar que desmilitarizar as PMs é a solução não faz qualquer sentido.
      Apesar disso, respeito sua opinião e sugiro que escreva um artigo demonstrando na prática como ficará a nova polícia unificada e com a PM desmilitarizada.
      Será bem-vindo.

      Excluir
  5. Coronel para com isso ! Todos os órgãos civis funcionam e inclusive as policiais não militares... para com esse lamento apocalíptico, a PMERJ TEM que evoluir e não ficar nesse sistema arcaico, só interessa a vocês oficiais e aos políticos usar a policia como massa de manobra politica...com seus cargos CORONEL COM GRATIFICAÇÕES ALTISSIMAS E SÓ PENSANDO EM VOCÊS E EM SEUS CARGOS!!! O POLICIAL COMO QUALQUER CIDADÃO QUER SEUS DIRETOS RESPEITADOS, ESCALA DIGNA E BOM SALARIO COM O RISCO DA PROFISSÃO E O DIREITO DE SE MANIFESTAR SEM SER PUNIDO... Esse militarismo que Senhor defende é na verdade uma ditadura contra nós policiais e não incluo o Senhor nisso, porque não o vejo como policial e sim como um oficial de forças armadas, o Senhor não sabe como é trocar tiros, ter a noticia de um amigo de farda que veio a falecer num confronto com traficantes, pra mim com todo respeito ao Senhor que tem idade de ser meu pai, POLICIAL É O PRAÇA QUE LEVA ESSA INSTITUIÇÃO NAS COSTA DESDE SEU COMEÇO EM 1809... E FICA AQUI A TODOS OS PARENTES DE POLICIAIS MORTOS DE SERVIÇO E DE FOLGA, EM COMBATE OU SIMPLESMENTE CAÇADOS E ASSASSINADOS. MINHA TRISTEZA DO FUNDO DA MINHA ALMA E UM ABRAÇO NO CORAÇÃO EM CADA FAMILIAR DESSES GUERREIROS! NA BIBLIA DIZ QUANDO CHEGASSE O FINAL DOS TEMPOS AS PESSOAS IRÃO ANSIAR A VOLTA DE CRISTO, PORQUE CRISTO DEPOIS QUE FOI PARA O PAI PROMETEU RETORNAR PARA BUSCAR OS SEUS E REINAR PELOS SECULOS E SECULOS! VOLTA JESUS PORQUE OS TEMPOS ESTÃO DIFICEIS!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, grato pelo comentário.
      A Polícia Civil do Rio de Janeiro funciona?
      Os delegados não ganham gratificaçoes altíssimas?
      Você já pesquisou os motivos que fazem a "tiragem" não gostar dos delegados?
      Sim, temos que modernizar nossos regulamentos, mas isso não determina que temos que mudar o modelo organizacional.
      Você sabe quantas polícias no mundo são organizadas militarmente?
      Desmilitarizar as PMs não resolverá nada, goste você ou não.

      Excluir
  6. NESSE PAÍS NADA FUNCIONA, SÓ A PM É QUEM TRABALHA, PARA TAPAR OS BURACOS DEIXADOS POR OUTROS ÓRGÃOS, E ISSO SOBRECARREGA OS POLICIAIS, QUE POR SUA VEZ ACABAM NÃO PRESTANDO UM BOM SERVIÇO A POPULAÇÃO, E SINTETIZANDO, PALAVRAS DO CORONEL MARCEDO,( A PM SEMPRE VAI TER DEFICIÊNCIA DE EFETIVO, MÁS NÃO É TIRANDO O DIREITO DOS POLIAS Á SUA FOLGA É QUE VAI MUDAR ISSO). E COM ESSE PENSAMENTO E ATITUDES COERENTES, SEMPRE TEVE ENTRE OS MELHORES E MAIS BEM SUCEDIDOS COMANDOS, SEM DUVIDAS MUITO MAIS COMPETENTE PARA SER O COMANDANTE GERAL DA PMERJ.

    ResponderExcluir
  7. Esse modelo organizacional que o senhor fala é ultrapassado! Uma policia que ate em seu curso de formação é submetida a tortura, constrangimento e assassinado! Esse é o MODELO DE POLICIA que o senhor fala?! Tudo por causa desse militarismo para uma policia que deveria ser de proximidade uma policia cidadã, comunitaria... Eu sei que o interesse não é esse! É outro, de sempre subjulgar...voces oficiais não tem nenhum compromisso com a segurança publica e muito menos com a sociedade que jurou defender, estamos nas mãos de voces e politicos que não tem comprometimento com a sociedade só com interesses pesssoais, acima de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses problemas podem ser solucionados sem mudar o modelo organizacional. O importante é mudar as polícias, corrigindo os erros. Para a população a implantação do ciclo completo nas políciais é uma decisão que poderáproduzir resultados mais positivos do que a alteração do modelo. Por que não defendem isso?
      Grato pelo comentário.

      Excluir
    2. Não defendemos isto porque isto não é o que nos interessa, mas sim o que interessa àqueles que nunca fazem o policiamento ostensivo previsto na CFRB e jamais atenderam única ocorrência em defesa do cidadão, mas são verdadeiros imperadores porque são oficiais militares (como agora preferem se intitular). A verdade é que vocês morrem de medo de um dia terem que ir às ruas cumprir a nossa missão. Centenas de majores, tenentes-coronéis e coronéis carimbando e assinando papéis e estatísticas que não melhoram a segurança em nada.

      Excluir
  8. Se um policial militar não tem os seus direitos respeitados, é natural, que não cobre de si mesmo um empenho maior em fazer faler o direito dos outros. Que lógica tem, eu me empenhar em garantir o direito dos outros, se eu não garanto nem os meus? Para compreender as razões da manu-tenção deste sistema é preciso, que os praças renunciem o que homem tem de mais sagrado – “a sua dignidade e sua honra”, ignorá-las como os oficiais ignoram os nossos direitos constitucionais, ou seja, temos que assumir que somos uma sub-raça.

    ResponderExcluir
  9. Dizer que o fim do militarismo nas Polícias Militares é o fim da hierarquia e da disciplina, é o mesmo que dizer que se acabassem com o câncer, os hospitais e as fábricas de remédios poderiam fechar as portas, como se hospitais e remédios só existissem por causa do câncer. Portanto, mesmo acabando com o câncer do militarismo distorcido nas polícias, as polícias vão continuar precisando de regulamentos rígidos (não deste câncer) e a sociedade de segurança pública.
    Se um policial militar não tem os seus direitos respeitados, é natural, que não cobre de si mesmo um empenho maior em fazer faler o direito dos outros. Que lógica tem, eu me empenhar em garantir o direito dos outros, se eu não garanto nem os meus? Para compreender as razões da manutenção deste sistema é preciso, que os praças renunciem o que homem tem de mais sagrado – “a sua dignidade e sua honra”, ignorá-las como os oficiais ignoram os nossos direitos constitucionais, ou seja, teríamos de nos conscientizar de que somos uma sub-raça.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.