JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

POR QUE OS POLICIAIS CIVIS ESTÃO SOLTOS E OS POLICIAIS MILITARES ESTÃO PRESOS?

 
 
Prezados leitores, a acusação contra os Policiais Civis da CORE é gravíssima.
Um vídeo exibe imagens que remetem à possibilidade de uma execução sumária.
Por favor, leiam a reportagem do Jornal Extra e assistam o vídeo (Link).
As imagens são contundentes.
Apesar dos robustos indícios contra os Policiais Civis, a resposta para a pergunta título com relação a eles é muito fácil: a presunção de inocência está sendo respeitada, assim como, a regra do investigado responder em liberdade.
Idêntica facilidade encontramos na resposta com relação aos Policiais Militares: os PMs não têm o direito à presunção de inocência e a regra é sempre prendê-los quando são acusados de crimes contra a vida.
Nós escreveríamos o maior artigo do mundo se enumerássemos as situações em que Policiais Militares em condições idênticas às condições dos Policiais Civis da CORE citados na reportagem foram e estão presos no Rio de Janeiro.
Aliás, a imprensa estaria cobrando a prisão e a expulsão, o que não está acontecendo com relação aos Policiais Civis.
Por que essa diferença?
Alguns responderão que o corporativismo da Polícia Civil está imperando no caso, o que não ocorre quando os delegados se deparam com Policiais Militares investigados.
É nosso, os benefícios da legislação. Não é nosso, os rigores da legislação, acrescentarão outros.
O certo é que não existe nada mais fácil no Rio de Janeiro do que prender, condenar e expulsar Policiais Militares.
O caso do assassinato da juíza Patrícia Acioli, o qual está sendo comentado pelo Coronel Paúl através de análises divulgadas  em vídeos nesse blog, não nos deixa mentir.
Urge que os Coronéis da Polícia Militar assumam uma postura de defesa institucional.
Não custa lembrar que além dos Policiais Militares terem perdido o direito à presunção da inocência, outros direitos e prerrogativas previstas na legislação têm sido violados com frequência, inclusive com o encarceramento de militares estaduais em presídios e penitenciarias.
É hora de agir.
Senhores Coronéis, busquem inspiração nos Coronéis Barbonos, os últimos que demonstraram que aprenderam nos bancos acadêmicos o imprescindível amor corporativo.
Imagem: sepultamento de Policial Militar (internet).
 
Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. DEIXA OS POLICIAIS CIVIS DE FORA. ERRADO É PRENDER POLICIAIS SEM LHES DAR DIREITOS, QUE SÃO DADOS A BANDIDOS.

    ResponderExcluir
  2. Coronel, o poder e dinheiro infelizmente fala mais alto.Quando recruta no ano de 1982 achava que quando os coronéis cascudos reformassem a PM iria melhor.

    ResponderExcluir
  3. depois tu quer saber pq o pessoal detesta o militarismo...

    ResponderExcluir
  4. Sr Cel Paul, visto por vossa mensagem, devidamente embasada e concomitante a realidade atual, pergunto também Por que as Polícias Militares deste País, são alvo de tamanhos atos Antijurídicos e Anti Sociais ? Por que correntes Civis ou análogas a esta, são preconceituosa quanto a PM, onde nas ações diárias e convenientemente ao ofício exercido, basta uma missão mal concluída ou um fato isolado antiético que venha a ocorrer, tramite aos olhos desta Sociedade uma indignação e repudia para com essas Instituições. Igualando-se eles ( o povo e seus militantes) ao clamor do Público Histérico nos antigos atos de Condenações em praça Pública durante Idade Média ! Recordemo-nos aos anos passados, quando existiam as Secretarias destas Corporações que se prevaleciam de seus estudos e ideias, fazendo-se presente e fortificado-se quanto a sua Própria História, sem haver distorções em sua Gestão, onde cada Pasta "Faziam a sua parte" ! Recordemo-nos também ao passado onde os antigos Policiais Militares, estes Oficiais e Praças, mesmos nas dificuldades financeiras e materiais, serviam-se de um caráter mais Visível e Ornamentado de Princípios, eram mais reconhecidos pelos seus atos e por sua dignidade, quando a Sociedade serviam-se de sua presença ! Talvez Sr Cel Paúl, estas indagações do "Por que" não hajam respostas nesta Sociedade atual, onde é sabido que esta não convive para a seriedade de se fazer Prover uma Segurança Pública, tão necessária e constitucionalmente estabelecida pela "Carta Magna" desta República Federativa, onde se deveriam fortificar essas Instituições, tornando-as Intangível e Tesouros desta Nação ! Finalizo recordando também os Bravos Policiais Militares, desde o Império a atualidade, que deixaram nas suas missões o exemplo de patriotismo e civismo e que hoje, mesmo esquecidos por todos, esta atual Sociedade os definem com os termos de Assassinos e Bárbaros, simplesmente porque palavras como "Civismo e Patriotismo", não lhe foram ensinadas ou se faz esquecidas por quanto a falta de praticá-la nas suas próprias definições de "Cidadania" !

    "Acredito hoje quem sabe, que esta intolerância no que preconiza ao termo de "Militarismo", se faz presente nas antigas sementes vermelhas do mal, que por hoje, se veem frutificar neste solo Pátrio Chamado " Brasil " !

    ResponderExcluir
  5. Por quê? Ah, essa é de resposta fácil... Porque os administradores da PM, diferentemente dos administradores da PC, gostam de demonizar o seu próprio pessoal para fazer média com jornalistas abutres e políticos hipócritas. Aí posam de defensores da moral e dos bons costumes, cortadores da própria carne, e o operário que se exploda por que amanhã terá outro no seu lugar para ser o boi-de-piranha, apenas um número na escala. A própria PM não respeita nem defende seus policiais, então acaba maculando a instituição. PMs, principalmente recrutas, acordem! Feijão com arroz. Vocês não podem se tornar instrumento para politicagem. Deixem de bancar o super-herói. Amanhã é folga, dia 02 o pagamento, depois as promoções por tempo de serviço e a tão sonhada reserva remunerada. Protejam-se desta sociedade, mídia e gestores hipócritas. Sua família espera por você em casa. Mantenham-se vivos, empregados (a PM é só um emprego) e livres do BEP. Não sejam manipulados pela ideologia (ou enganação mesmo) de gente que almeja vantagens pessoais pregando discurso corporativo.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.