JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: FLAMENGO, FLUMINENSE OU VASCO?



Prezados leitores, aceitem nosso convite, venham caçar o “comprador” da Portuguesa.
Antes de começarmos a caçada, não custa lembrar que inicialmente o Fluminense estava sendo acusado de virar a mesa, ganhar no tapetão a vaga que perdeu no campo e coisas do gênero. Atualmente, está sendo acusado de “comprar” a Portuguesa, algo completamente diferente.
Parece que o Fluminense tem que ser o culpado, não importa o crime. 
A nossa abordagem será um pouco diferente da feita em artigos anteriores e traremos uma novidade.
Infelizmente, temos que estabelecer como parâmetro inicial um esquema que não foi comprovado, ou seja, alguém interessado em salvar do rebaixamento seu clube, fez um acordo com a Portuguesa para que Héverton (suspenso) jogasse e a Portuguesa perdesse pontos, terminando com 44 pontos a competição.
Não retornaremos ao que explicamos em artigos anteriores, salvo quando considerarmos que dúvidas possam eclodir. Por exemplo, após escalar Héverton, fosse qual fosse o resultado do jogo da Portuguesa contra o Grêmio, ela terminaria com 44 pontos.
Diante dessa verdade, vamos partir para o terreno das “teorias conspiratórias” que circulam nas redes sociais e começam a pipocar aqui e ali na imprensa.
Embora outros clubes lutassem contra o rebaixamento e poderiam ter a ideia de “comprar” a Portuguesa para que ela escalasse Héverton, apenas dois clubes parecem disputar o título de “comprador” da Portuguesa: o Flamengo e o Fluminense (ordem alfabética).
Nós, olhando a tabela, somos obrigados a incluir o Vasco, embora os Vascaínos não sejam citados como “suspeitos”. Nesse ponto, temos que estabelecer uma diferença importantíssima.
O Fluminense está sendo “acusado” de ter “comprado” a Portuguesa antes do jogo do Flamengo, ou seja, antes do Rubro-negro escalar por erro André Santos e entrar na luta contra o rebaixamento, ou seja, durante a semana.
Acusação idêntica deveria estar sendo feita com relação ao Vasco, mas isso ainda não ocorreu.
Vale lembrar que como o julgamento do Héverton foi na sexta-feira, Vasco e Fluminense só poderia engendrar tal plano a partir de sábado, o dia do jogo do Flamengo (Parágrafo acrescentado, após lembrança desse fato por um dos nossos leitores no twitter).
No caso do Flamengo, ele surge como “suspeito” de “comprar” a Portuguesa após ter cometido o erro. A negociação teria ocorrido entre a noite de sábado e a tarde de domingo.
Portanto, a tabela a ser considerada no caso do Fluminense e do Vasco é a seguinte: 
Tabela 1:
Flamengo = 48 pontos.
Bahia = 48 pontos.
Portuguesa = 47 pontos.
Internacional = 47 pontos.
Criciúma = 46 pontos.
Coritiba = 45 pontos.
Vasco = 44 pontos.
Fluminense = 43 pontos.
Em seguida, vamos colocar a Portuguesa com 44 pontos para analisarmos as situações de Vasco e Fluminense, antes retirando os clubes livres do rebaixamento:
Tabela 2:
Internacional = 47 pontos.
Criciúma = 46 pontos.
Coritiba = 45 pontos.
Portuguesa = 44 pontos (não joga mais). 
Vasco = 44 pontos.
Fluminense = 43 pontos.
Olhem bem a tabela.
O Vasco jogaria domingo contra o Atlético Paranaense no Paraná.
O Fluminense jogaria com o Bahia na Bahia.
Ambos precisavam ganhar e torcer por outros resultados. 
Valeria a pena “comprar” a Portuguesa? 
Investir milhões (se ocorreu deve ter custado milhões) para algo tão incerto.
A lógica diz que não. Ambos teriam que “comprar” a Portuguesa e outros. Não faz sentido. O que não significa que não possa ter ocorrido.
No caso do Flamengo, como escrevemos, a situação era diferente, a “compra” teria ocorrido após a constatação do erro. Uma atitude desesperada e, talvez, idealizada a partir do próprio erro.
Novamente, vamos nos socorrer da matemática:
Tabela 3:
Internacional = 47 pontos.
Criciúma = 46 pontos.
Flamengo = 45 pontos (não jogaria mais).
Coritiba = 45 pontos.
Vasco = 44 pontos.
Fluminense = 43 pontos.
Olhem bem para a tabela, seria essa que estaria na cabeça dos Flamenguistas após descobrirem que jogaram o Flamengo no abismo, isso na noite de sábado.
Dois clubes ainda teriam que ser rebaixados, o Flamengo poderia ser ultrapassado por três clubes e ocupar uma das duas vagas. Pior, isso é importantíssimo, o que o Flamengo poderia fazer?
Só torcer contra Coritiba, Vasco e Fluminense.
Considerando as vitórias do Coritiba e do Fluminense, o Flamengo estaria virtualmente rebaixado após o apito final dessas duas partidas.
Citando Juca Kfouri, um “Maquiavel rubro-negro” pode ter tido uma ideia luminosa...
Mas tal ideia brilhante não frutificaria caso os sites do Lance!net, O Globo, Extra e Portal Terra, dando continuidade natural ao que publicaram sobre a suspensão de André Santos, informassem ao Brasil que o Flamengo iria perder 4 pontos e que tinha entrado na luta contra o rebaixamento.
O Maquiavel rubro-negro pode ter providenciado um chá do esquecimento para todas as equipes jornalísticas dos quatro sites “esquecerem” e isso seria maravilhoso para o Flamengo.
Se o Flamengo “comprasse” a Portuguesa, essa ficaria atrás dele na tabela e ocuparia uma das vagas para o rebaixamento antes dele. Um ganho real. Sem jogar, o Flamengo conseguiria colocar um time atrás dele na tabela. Um golpe de mestre.
Olhando a tabela, logo se percebe que a situação do Flamengo melhoraria sobremaneira.
Tabela 4:
Internacional = 47 pontos.
Criciúma = 46 pontos.
Flamengo = 45 pontos (não jogaria mais).
Coritiba = 45 pontos.
Portuguesa = 44 pontos (não jogaria mais).
Vasco = 44 pontos.
Fluminense = 43 pontos.
Prezados leitores, o Fluminense pode ter “comprado” a Portuguesa, assim como, o Vasco poderia ter “comprado”, mas se os dois clubes “comprassem” apenas a Portuguesa, isso seria o mesmo que comprar por milhões de reais um veículo muito velho e sem manutenção, o risco de não funcionar adequadamente seria enorme.
Por outro lado, o Flamengo também pode ter “comprado” a Portuguesa, isso com maior garantia de funcionamento.
Primeiro, a Portuguesa fica de imediato atrás dele na tabela, algo que não aconteceria nem com Vasco e nem com Fluminense.
Além disso, um acordo com o Flamengo não seria de todo ruim para a Portuguesa, seria na verdade um contrato de risco, eis a nossa novidade.
Olhem novamente para a tabela.
Caso aceitasse ser “comprada” pelo Flamengo a Portuguesa ainda teria chance de escapar?
Sim.
A Portuguesa só cairia se o Fluminense ganhasse do Bahia, fora de casa, pois se o Fluminense empatasse, ela ganharia no número de vitórias.
Ou se o Vasco empatasse ou vencesse o Atlético Paranaense, fora de casa, com o Atlético lutando por uma vaga na Libertadores. 
A Portuguesa só caiu em razão do Fluminense ter feito o segundo gol nos instantes finais da partida.
Além disso, caso fizesse o acordo com o Flamengo, a Portuguesa teria o apoio do Flamengo no STJD, pois ambos seriam julgados para a consecução da perda dos pontos. Portanto, ainda teria toda a força rubro-negra ao seu lado.
Isso poderia ter feito parte do acordo.
O silêncio da imprensa somado a esses detalhes nos remetem a concluir que se alguém “comprou” a Portuguesa (não foi divulgada qualquer prova sobre isso), quem teria mais motivos para fazer o negócio e, ainda, mais facilidade para ter a proposta aceita pela Portuguesa, esse alguém veste vermelho e preto. 

#lusagate 

Juntos Somos Fortes!

45 comentários:

  1. o FLU nao mandou nem mala branca pro sao paulo que jogou contra o goais e o flu precisava da vitoria do sao paulo pra escapar do rebaixamento POR QUE iria comprar a portuguesa ?? como sempre a midia querendo achar um culpado , nesse caso o FLU , sempre servindo de bode expiatorio pra essa midia lixo de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa , CORITIBA , nao GOAIS que o SAO PAULO jogou na ultima rodada .

      Excluir
  2. probabilidades da ultima rodada segundo as casas de apostas:

    Fluminense vencer o bahia: 52%
    Vasco vencer o CAP: 26% (74%de não vencer)
    Coritiba vencer o São Paulo: 41% (59% de não vencer)

    Lusa e Fla perdendo os pontos as chances do flu são:
    Vencer, vasco não vence e coxa não vence = 22%
    vencer, vasco vence e coxa não vence = 8%
    vencer, vasco não vence e coxa vence = 16%

    Somando, dá 46% de chances de ficar ma série A, contra 54% de chances de cair.

    Sendo que aqui estou considerando que o Fla também perdeu os pontos, o que o Flu não teria como saber se armou o esquema durante a semana que é o que vocês vem falando.

    Agora, o Fla pagando a Lusa ele só cairia se os três (vasco, flu e coxa) vencessem fora de casa na última rodada. Sabe qual a probabilidade disso?
    5 % de chances! O Fla se pagando a Lusa estaria 95 % garantido na Série A. Sendo que no Domingo o Flamengo era o único time com risco de rebaixamento (depois de perder os pontos) que não jogaria mais. Não tinha como dar mala preta, subornar juiz...nada. Fazer um time perder pontos era a única saída.
    Se o Flu estava realmente armando isso, era um plano mirabolante, poderia ter subornado santos, galo, mala branco ao São Paulo ..havia várias maneiras menos arriscadas. O Fla só tinha essa maneira.




    Fonte das probabilidades: oddsportal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, mas esses cálculos são meio surreais, pois teoricamente as chances de vitória, empate e derrota são as mesmas. Decidi fazer os cálculos com Hêverton em campo e sem Héverton em campo.
      Chances de rebaixamento sem Héverton em campo: Fla-41% ; Flu-85% ; Vasco-73%
      Chances de rebaixamento com Héverton em campo: Fla-4% ; Flu-70% ; Vasco 67%

      Está gritante, tanto Flu, quanto Vasco, continuavam precisando vencer mesmo com Héverton em campo. O único que diminuiu suas chances consideravelmente foi o Fla. Este só cairia em caso Vasco, Flu e Coxa vencessem (totalizando 4% de chance) O maior beneficiado foi o Flamengo, isso é inegável.
      É incabível você acreditar que um Vascaíno ou Tricolor leu todo o CBJD em 48h procurando um artigo que abrisse brecha para que um crime seja cometido (lembrando ainda, que só sabia da suspensão do Héverton quem estava presente no julgamento, Fla e imprensa, pois o resultado não foi noticiado). A mala branca seria infinitamente mais segura do que isto. Por que Fla não utilizou de mala branca? Oras, por que precisavam entrar em contato com 3 clubes em 19h e não poderiam fazer nada mais em campo. Muito mais simples (talvez óbvio) organizar um erro idêntico ao seu. Bom, ainda torço para que no final tudo seja uma coincidência, é a melhor saída para o futebol brasileiro.

      Excluir
    2. corrigindo: se o Coxa empatasse também passaria o Fla, então a chance do Fla de cair após comprar a Lusa era de 7%.

      Excluir
  3. Coronel, outra coisa que poucos atentaram é que, se a Lusa foi comprada pelo Flu, porque não cumpriu o acordo e desceu para a série B quietinha, sem reclamar? Pelo contrário, se uniu ao Flamengo para atacar o Flu, fazendo dele o vilão. Não seria uma quebra de acordo com o seu comprador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita observação!

      Excluir
    2. Não, pois se o fluminense comprou, comprou alguém corrupto dentro do clube, e não toda a instituição e seus torcedores. O corrupto prejudicou a portuguesa e está quietinho, mas o clube tem que correr atrás desse prejuízo.

      Excluir
    3. Você acha que para algo deste tamanho fica restrito a apenas um funcionário ? E que isto não demanda gente muito grande por trás para fazer o contato ?

      Excluir
    4. Não ao não, rs. Não dá pra comprar 1 ou 2 numa armação dessas tampouco ficou barato, pois quem recebeu tem que ter poder para articular um grupo sem levantar suspeitas. Claro que nem toda da Lusa podem ter sido comprados. Mas gente com poder e necessáriamente um grupo/cadeia de cor rompidos.

      Excluir
  4. Gostaria de fazer uma observação importante, como se compraria a Portuguesa durante a semana se a confirmação da punição do Heverton foi na sexta a noite. Portanto este Plano só poderia ser feito a partir de sabado.

    ResponderExcluir
  5. Cel,

    Não acredito que o Mengau comprou alguém na Portuguesa, isto porque ele é reconhecidamente um caloteiro. Para mim a mão pagadora pertence a quem tem direitos (monopolio.) de transmissão de imagem e de setores da imprensa emocionalmente ligada$ ao Mengau. O Flamengo é um sumidouro de dinheiro ! Quem leva ?

    ResponderExcluir
  6. Assumindo que houve compra, toda a análise, qualquer que seja feita acaba apontando para o Fla como comprador. Isso é MUITO SÉRIO e transcende a discussão entre torcedores apaixonados. É GRAVE. Deve ser visto por flamenguistas, ou não, tricolores ou não como algo INACEITÁVEL. Fico estarrecido ao analisar os dados, estatísticas. É difícil acreditar que possa ter acontecido isso em pleno 2013. Acho que os flamenguistas, aqueles que são bons cidadãos (não os que colocam a paixão acima de tudo) devem parar e pensar seriamente sobre o assunto. Refletir e ter humilidade pra admitir os FATOS, por mais duros que sejam. Não foi a torcida do flamengo que fez algo. Ao que tudo indica, foram seus representantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou torcedor apaixonado pelo meu Fla, mas essa questão realmente é complexa e não existe crime perfeito se realmente ocorreu um dia a mascara caí, e pra mim seria uma grande decpção mas serei Flamengo eternamente por causa do meu maior ídolo uma cara de boa índole chamado "Zico".

      Excluir
  7. Saudações Tricolores. Além de ter comprado a Portuguesa, o Fluminense também teria que comprar o Bahia. Eu presumo que para seduzir esses times, de 15 a 20 milhões seriam necessários. O Fluminense não tem esse dinheiro, mas a Unimed tem. Até agora ela só contratou o Renato e o Walter. Mas mesmo com todas essas possibilidades suspeitas que estão levantando, eu não quero acreditar nisso! Não é possível que a Unimed cometeria um suicídio à sua imagem (o que importa pra ela) desse jeito! Além disso, o Fluminense não poderia ser responsabilizado por ações do seu patrocinador, se esse fosse o caso! Eu não quero acreditar nisso.

    ResponderExcluir
  8. Pra que comprar a Portuguesa, se o Flamengo ja estava livre do Rebaixamento?
    Era só nao ter escalado o André Santos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk, Você realmente entendeu o que está acontecendo? Você sabe ler?

      Excluir
  9. O FLU PODERIA MANDAR UMA MALA BRANCA PRO SAO PAULO QUE JOGOU COM O CORITIBA , E NAO MANDOU !! O UNICO JOGO QUE INTEREÇAVA O FLU , POR QUE IRIA COMPRAR A PORTUGUESA KKKKKKKKK... RIDICULO ESSAS QUESTOES LEVANTADAS POR ESSES RIVAIS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E QUEM GARANTE QUE O INCRÍVEL SÃO PAULO IRIA GANHAR DO CORITIBA JOGANDO O SANGUE PARA SE SALVAR DO REBAIXAMENTO?? NINGUÉM MEU AMIGO. AINDA MAIS PRA SALVAR O FLUMINENSE KKK FAZ ME RIR

      Excluir
  10. Eu nunca sei se vale a pena responder essas perguntas que vocês postam, porque acho que vocês não estão realmente debatendo ou inquirindo, mas apenas procurando confirmação pras suas certezas já sacramentadas.

    Mas vamos lá.

    Óbvio que a compra pode ter sido armada antes do julgamento. Se já sabiam que haveria um julgamento, então haveria chance de um ou mais jogadores receberem suspensão -- e a negociata poderia ser feita a partir dessa hipótese.

    A Renata pergunta: "Coronel, outra coisa que poucos atentaram é que, se a Lusa foi comprada pelo Flu, porque não cumpriu o acordo e desceu para a série B quietinha, sem reclamar?"

    Renata, o MP tem sido muito claro quanto a isso: não foi "a Portuguesa" que foi comprada, mas um ou mais funcionário e/ou dirigente, que não repassaram à comissão técnica a informação da suspensão do Héverton. Como um todo, a Portuguesa também seria vítima dessa negociata.

    Mais o seguinte: se o Senise afiança que o técnico não sabia de nada, então a informação da suspensão do Héverton foi internamente retida desde a sexta-feira, que foi quando ocorreu o julgamento -- portanto antes do erro do André Santos, e portanto inocentando o Flamengo. Qualquer negociata acontecida na noite de sábado ou na manhã de domingo teria de envolver o técnico -- que saberia da suspensão do Héverton mas toparia escalá-lo mesmo assim.

    O que o Coronel disse acima faz sentido: seria uma compra de risco por parte de Vasco ou Coritiba ou Fluminense. Mas, em se tratando da compra de UM FUNCIONÁRIO, talvez não fosse tão cara assim, e talvez fizesse valer o risco. Nada que não pudesse sair do caixa de uma grande empresa, de um fornecedor de material esportivo ou de um patrocinador (qualquer que seja).

    Mas bem. Agora está nas mãos do MP. Espero que eles investiguem até o fim, que quebrem o sigilo até dos gandulas, e que as partes, tanto o corrupto quanto o corruptor, sejam punidos exemplarmente, com queda pra Série D e vários banimentos do futebol. Isso quer seja o Flamengo, o Vasco, o Fluminense ou quem for.

    Entendam isso: as torcidas de ambos os clubes, comprador e comprado, também são vítimas nesse episódio. Eles acharam inocentemente que torciam por seus times em jogos idôneos e válidos, eles pagaram caro por ingressos ou pay-per-views, eles acreditaram no heroísmo e na entrega dos seus jogadores, e na verdade estavam vendo encenações armadas por cartolas e empresários.

    Sou flamenguista e admito por hipótese que pode ser o Flamengo o corruptor. Se for o caso, não tem papo: é Série D, banimento de todos os envolvidos, muitas cadeias. Eu também terei sido vítima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tricolor e compactuo do seu pensamento.. Se foi o Flu ou UNIMED ou alguém ligado ao Fluminense que sejam punidos. Queremos que a verdade apareça.

      Porém ainda acredito que o Flamengo teria mais motivos para subornar a Lusa do que o Fluminense (mas não descarto esta hipótese).

      Quem aparece como provável comprador é o Da Lupa, que esta totalmente endividado. Entretanto ele foi um dos que mais atacaram o Flu depois que a noticia sobre a escalação irregular apareceu nas manchetes. Se foi ele, deveria ter ficado quietinho e ir para a B, atacar o Flu não seria uma boa estratégia, ainda mais se aliando ao Fla nesta empreitada.

      Se de fato foi o Da Lupa o comprador, a informação que o atleta estava suspenso pode não ter chegado ao técnico.

      Ainda acho que tem um QUARTO interessado nesta história, que seria a Rede Globo de Televisões, que veria dois grandes clubes campeões na serie B através da REDE TV as sextas e sábados, sejam eles Flu e Vasco ou Vasco e Fla.
      Só tem uma coisa que ainda não se encaixa pra mim.. Se a Globo armou tudo isso, pq ela também não armou com a CBF para que a mesma fizesse vista grossa na verificação rotineira após o término das rodadas ?

      Excluir
    2. Caro Flamenguista,

      há tempos não vejo algum exemplar minimamente articulado da sua espécie, meus cumprimentos.

      Também acho que nem o fato de que o julgamento tenha sido apenas na sexta, nem o fato de que o da Lupa tenha esbravejado contra o Flu sejam suficientes para descartar a hipótese de acordo prévio. Voltarei a esses pontos.

      Quanto ao seu terceiro ponto, discordo plenamente. Segundo o técnico da Lusa, ele não sabia nem sobre a condição de jogo do Gilberto, mas resolveu não escalá-lo por via das dúvidas (isso foi relatado ao Senise, como este último revelou na famosa entrevista à imprensa em que anunciou suas suspeitas). Sendo assim, o fato de que ele nada sabia do Heverton é sem relevância, não incrimina nem inocenta ninguém.

      Quanto aos dois primeiros pontos, existe sim a hipótese de que o Flu tenha comprado a Lusa e, sem saber que o Fla escalou o A.Santos, não tenha desfeito o esquema antes da rodada final (o que seria para nós tricolores a maior humilhação da história, comprar um time para salvar o rival). O que me intriga é:

      1. Por que a imprensa se calou, no domingo, sobre a escalação do A.Santos, cuja suspensão tinha sido amplamente noticiada na véspera? Ninguém, ninguém ofereceu até agora uma explicação a esse fato altamente relevante. E a imprensa finge de boba até hoje. Por quê?

      2. Dentre tantas coincidências absurdas, anote mais estas: O Fla cometeu exatamente o mesmo erro que o Flu (Vasco) encomendou para a Lusa no dia seguinte? Um erro que havia acontecido apenas 1 vez na história da série A, e com um time pequeno? E justamente na última rodada? E justamente o Fla, que dividiu com a Lusa o risco de rebaixamento? Por que não o Cruzeiro, o Corinthians, o Náutico?

      3. Está comprovado que mais de uma pessoa na Lusa tem que estar envolvida no esquema (como o próprio Senise já insinuou), uma só pessoa não teria capacidade de reter uma informação que passeia por tantos corredores. Mas mesmo que fosse só uma pessoa, digamos o Sr. Joaquim X, me intriga que alguém tenha oferecido ao Joaquim X um esquema tão pérfido, arriscado e comprometedor, "apenas na hipótese de que algum jogador pegue gancho". É o seguinte então, o Flu (ou Vasco) chega para o Joaquim X (com quem muito provavelmente não tem nenhuma intimidade, no máximo se conhecem) e diz: "Olha Quinzinho, vamos fazer assim, se algum jogador pegar gancho na sexta, eu te compro para você jogar o seu time na série B. Se ninguém pegar gancho, foi só uma brincadeirinha, tá bem?".

      Apenas para reflexão.

      Abraços de um tricolor, apenas um pouco menos preocupado do que você com uma possível participação do time de coração nesse escândalo do lusagate.

      Excluir
    3. Não tem nada obvio que a compra pode ter sido feita durante a semana, ou você acha que alguém vai arriscar de se queimar fazendo suborno de um fato que nem aconteceu, no caso a punição do Heverton.
      Não se sabe da inocência do técnico, até porque ele já mudou três vezes de versão. Este Promotor entende tanto de futebol que toda vez que abre a boca demonstra sua total falta de conhecimento.
      1º Disse que o caso Lusa e Fla foi o único em que não houve publicação antes da punição, Errou pois a Ponte Preta duas vezes, o Corinthians com Emerson e o Goiás tiveram jogadores suspensos na sexta e cumpriram no final de semana portanto antes da publicação e como a punição só vale após a publicação deveriam perder os pontos, Portanto se a tese do Estatuto do Torcedor for válida quem cai é o Corinthians;
      2º Fez alarde que o Pessoal da Portuguesa havia sido informado do julgamento, mas isso todo mundo já sabia pois ela enviou representante para o julgamento.
      3º Agora diz não entender porque durante a semana o Gilberto já treinou em separado por estar suspenso e o Heverton não. Inclusive que a Lusa colocava em uma pasta os suspensos e o Gilberto estava e o Heverton não, Porém ele esquece que o Gilberto foi julgado na segunda feira por isso já estava fora dos planos e o Heverton somente na sexta. Isso só demonstra que ele está totalmente por fora. Agora o fato é que a Lusa não estava se concentrando e com o jogo em São Paulo não dá para afirmar se o jogador foi junto com o grupo ou não.
      Num esquema destes tem gente grande por trás duvido que algum clube vá abordar o outro ou algum funcionário sem ser através de gente grande de Federações ou Redes de Televisão.
      Enfim acho pouco provável que o Fluminense esteja envolvido até porque cá entre nós já estávamos conformados com o rebaixamento pela péssima campanha do time, inclusive já fazendo o Planejamento para a segunda divisão. Quanto a UNIMED ela patrocinou o Flu na terceira divisão não patrocinaria na segunda ?
      Agora para mim o fato preponderante é o fato de 02 escalações erradas na mesma rodada isso é estatisticamente quase impossível de acontecer, e o Flu comprar a Lusa para escalar jogador suspenso na mesma rodada em que outro time escalou jogador suspenso é mais impossível ainda. Gostaria que o culpado fosse punido, o Flu, o Fla ou quem seja, mas acho que tudo vai acabar em pizza.

      Excluir
    4. Esse comentário é praticamente a mesma "conclusão" que cheguei em 14/12. Pode ter sido uma jogada envolvendo os amigos fla e globo (tomara que a Cbf esteja fora disso) , junto com a parceira desde 2002 – Portuguesa – quando esta “ajudou” a salvar o Fla do rebaixamento naquele ano. Jogada já arquitetada há dias sem nem perguntar se Flu e ou Vasco , mais o restante dos times que cairiam queriam esse “favor”. Dizia também àquela altura, que o Flu, se pudesse, não devia aceitar essa “ajudinha” de fla e globo, a não ser que a culpa da virada de mesa fosse pra eles , pois o ônus da perseguição a nós seria maior do que ficar na primeira.
      Mas fla e globo foram espertos ou covardes e envolveram a lusa no meio pra eles ficarem escondidos ou sem o ônus todo – apesar de que sabiam que só o fla errando na escalação a mesa já seria virada e não cairia ninguém pra o salvar- .
      Você só esqueceu que a dupla de rebaixados poderia ser também Flu e Fla, caso o Vasco vencesse no campo ou tapetão o Atlético e caso a lusa não escalasse Héverton - utopia, claro pois o acordo pode ter sido feito há dias com o fla e por isso a globo não divulgou o erro do mesmo, pois a lusa poderia ser cerceada do direito/dever de escalar o Héverton.
      Claro que torço pra que se aponte negociatas, se houve, só apartir de sábado e domingo dia 08, mas a teoria mais plausível pra mim ainda é que elas vêm de uns 15 dias antes, pra evitar essa queda conjunta de flu e vasco que seria prejudicial até pro fla além da emissora que transmite. A Portuguesa, principal interessada, mais o flu ou o fla se quiserem a verdade, precisam começar investigar desde lá de trás .

      Pra se ter uma ideia , investigo e tenho suspeitas (leves) até das estranhas expulsões “cavadas” de Heverton contra o Bahia e de André Santos contra o Atlético - estou procurando esse lance que pareceu meio bizarro com o Ciro que pareceu ter entrado só pra isso Ou será o André estaria o xingando muito, logo procurando o vermelho?

      Excluir
  11. Possibilidade do Fluminense ser o corruptor:
    Antes da mancada do Flamengo: improvável
    Depois da mancada: para que pagar à lusa pelo que o Flamengo deu de graça?

    E por que o Flamengo está tão empenhado em recuperar os pontos que perdeu se ele já foi salvo pela Portuguesa?

    ResponderExcluir
  12. O mais importante de tudo,não foi divulgado
    o flu e o vasco,seriam rebaixados por desempenho e isso faz parte do futebol ,sem consequências na vida institucional do clube
    O fla,seria rebaixado por incompetência ,desleixo ,negligência ,descaso,de sua diretoria,com consequências gravíssimas para seu presidente e diretores
    Impeachment ,crise com torcedores e principalmente,com a adidas e a provável ruptura do contrato de
    R$ 350.000.000,00

    ResponderExcluir
  13. Paulo Ricardo, ainda existe mais uma possibilidade. A mídia pode ter se unido para comprar a Portuguesa, visando não perder lucros em 2014. Neste caso clube algum seria punido, pois não haveria participação direta.

    ResponderExcluir
  14. Bem, do muito que li e do pouco que sei, por uma questão lógica, coloquei-me a pensar...

    Então...

    1) O Técnico da Portuguesa disse ao Promotor que não sabia da suspensão do Héverton. E daí? Isso significa que ele esteja falando a verdade?

    2) A Portuguesa alega que não recebeu a informação. Então, neste caso, até pq o jogo não valia nada, na dúvida, não teria sido mais prudente deixar o jogador de fora?

    3) Suponhamos que Fluminense ou Vasco terem "comprado" a Portuguesa (ou funcionário, dirigente etc.). Quem comprou o Flamengo ou alguém do clube para escalar o André Santos equivocadamente?

    4) O Promotor disse que possui fortes indícios de que o Flamengo tb sabia da suspensão aplicada ao André Santos. Aliás, o próprio jogador confirmou essa situação durante uma daquelas peladas de final de ano. Além disso, quando houve o vazamento dos e-mails, o Michel Assef Filho afirmou que a escalação do André Santos havia sido um ERRO... O Flamengo tb foi comprado? Quem comprou e quem vendeu o Flamengo?

    5) Se a mídia divulgou a notícia da suspensão na sexta-feira, 06/12, pq não divulgaram a escalação irregular do André Santos durante a partida contra o Cruzeiro, 07/12, e nos dias seguintes?

    6) Imaginemos que todos os sites tenham percebido o equívoco de terem informado a suspensão do André Santos e tenham, no dia da partida contra o Cruzeiro e nos dias seguintes, omitido essa informação. Nesse caso, não haveria alguma ERRATA? Ou, pelo menos, alguma nota informando sobre esse equívoco? Mas nada disso ocorreu, né? Apenas o total silêncio que acompanha os omissos, os covardes e os desprovidos de caráter...

    7) Já que Flamengo e Portuguesa nada têm a temer, pq os clubes mudaram tantas vezes de versão/justificativa desde o dia em que a notícia das irregularidades explodiu como uma bomba?

    8) O que explica a instantânea união entre Flamengo e Portuguesa, lembrando que, inicialmente, o Flamengo havia se oferecido para fazer a defesa da Lusa no STJD?

    9) O e-mail a respeito dos julgamentos do Héverton e do Gilberto chegou à Portuguesa no dia 03/12. Portanto, 72 horas antes de o julgamento ocorrer no STJD. Esse e-mail é enviado à presidência do clube que o encaminha ao setor responsável, neste caso, o jurídico. Ora, se o clube mandou um advogado à sessão do STJD no dia 06/12, como pode a presidência e o jurídico afirmarem que não haviam sido informados sobre o julgamento? O da Lupa e o Valdir Rocha sustentaram isso durante semanas...

    10) Se a alta cúpula da Portuguesa sabia disso, pq o atual presidente, convenientemente, diz que desconfia de dois funcionários do clube? Seriam bodes expiatórios? Pq e para quem?

    Se alguém puder me ajudar e responder essas questões, eu agradeço!

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar responder suas perguntas:

      1) Não, ele pode estar mentindo. Mas isso significa que pelo menos 2 pessoas estão envolvidas (o técnico e o dirigente da Portuguesa que pediu para ele escalar o Heverton).

      2) Depende, segundo li, o combinado era que se o advogado não entra em contato é porque o jogador foi absolvido ou porque pegou pena de somente um jogo. Aí, ele poderia jogar.

      3) O Flamengo considerou que o André Santos já tinha cumprido a suspensão no jogo contra o Vitória. Foi o primeiro jogo logo a seguir a final da Copa do Brasil, quando o André Santos foi expulso. O Flamengo não escalou o André Santos justamente para cumprir a suspensão automática.

      4) Como dito anteriormente, o André Santos foi suspenso por um jogo e o Flamengo considerou que a suspensão ja' tinha sido cumprida (contra o Vitória).

      5) Porque o jogador foi suspenso realmente por um jogo, mas o departamento jurídico do Flamengo divulgou durante o jogo que o AS já tinha cumprido a suspensão contra o Vitória. Essa estória de que todo mundo e a mídia sabia que ele tinha jogado irregularmente e escondeu a notícia é balela.

      6) Veja resposta a pergunta anterior. O fato, que ninguém está considerando, é que a punição ao Flamengo pela escalação do AS contra o Cruzeiro foi muito esquisita. O AS foi expulso na final da Copa do Brasil e o Flamengo não o escalou na partida seguinte, no Campeonato Brasileiro, contra o Vitória. Não se sabe exatamente de onde o STJD tirou da cartola que o AS não tinha que cumprir suspensão automática e tinha que esperar o julgamento.

      7) O Flamengo não mudou de versão, a Portuguesa sim. Mas isso é possivelmente explicado pela "compra" de alguém de lá dentro e na tentativa de achar uma outra justificativa.

      8) O fato da CBF e STJD terem solenemente ignorado o Estatuto do Torcedor.

      9) Na verdade eles sustentaram que não foram informados sobre o RESULTADO do julgamento.

      10) Porque está havendo cada vez mais indícios de que alguém dentro da Portuguesa foi aliciado para permitir a escalação do Heverton

      Excluir
    2. Bem observado. E ainda incluiria um pequeno adendo ao item 2: A punição para a ofensa cometida pelo Heverton é, normalmente, de QUATRO jogos, segundo palavras do próprio Sestário. O que o Sestário ainda conseguiu na sexta foi enquadrar Heverton em outro artigo e pegou só dois jogos. Ficou barato.

      Excluir
    3. Caro anônimo, quando o Flamengo se prontificou a ajudar a Lusa no STJD a tese do EDT ainda nem existia. Essa tese por sinal é vista como equivocada pela maioria dos juristas que se manifestaram, principalmente os da justiça desportiva.

      A tal "praxe" que o Sestário supostamente teria com a Lusa de não ligar quando um jogador é absolvido é absurda. Sestário nem é advogado da Lusa, trabalha com mais de 20 clubes, imagina ter uma "praxe" diferente com cada um. O próprio dirigente que soltou essa explicação se contradiz na entrevista dizendo que tentou ligar por 20 minutos pro Sestário (Pra quê? Eles não tinham uma praxe?)

      A punição ao AS é complexa, mas nada absurda. O próprio Assef diz no e-mail que o jurídico, se consultado, diria pra não escalarem o jogador. Assef montou uma boa tese de defesa, mas insuficiente pra provar inocência do seu clube. Como a tese foi elogiada criou-se o mito de que o STJD votou contra o Fla por birra. Há um abismo entre uma boa tese e uma tese válida.

      Excluir
  15. Bem, acabei de dar uma olhada no tal Blog do Paulinho. Ontem e hj ele não publicou NADA sobre o Fluminense ou a UNIMED. Coincidência ou não, ontem o Cel Paúl divulgou que deu entrada no MP-RJ com as informações do Blog do Paulinho...

    Bem, a última notícia sobre a UNIMED publicada por ele foi no domingo, 26. Nela, ele afirma que o Manuel da Lupa veio ao Rio e se encontrou com uma representante da UNIMED que, por sua vez, é irmã de um dos auditores do STJD...

    Então, a Renata teria razão na postagem que ela fez aqui.

    Não foi coisa de um ou dois funcionários. Segundo o Blog do Paulinho, o ex-presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, em pessoa, veio ao Rio vender a Portuguesa para a UNIMED.

    Então, alguma coisa está totalmente errada...

    Se ele vendeu a Lusa, sabia que seria rebaixado para a Série B. Ele assumiria o erro, choraria, lamentaria e bico calado...

    No entanto, ele colocou a boca no trombone, acusou o Fluminense de um monte de coisas e jogou pra galera. SEMPRE contra o Fluminense...

    Não sei quanto a vcs, mas, numa situação assim, ou o da Lupa ficaria mudinho (lembrando que estou levando em consideração o que escreveu o tal Paulinho no seu blog) ou jamais acusaria o Fluminense, pois a situação levantaria suspeitas e acabaria sendo investigada, situação em que ele poderia ser descoberto...

    É, Paulinho. Não tá fácil pra ninguém, é?

    ResponderExcluir
  16. A hipótese do autor do blog, mas ele tem que contornar 3 obstáculos para torná-la verossímel:
    1) A certeza absoluta que o Flamengo seria denunciado pela CBF, sendo o queridinho do patrão (Rede Globo), e a certeza maior ainda dele ser condenado. Vamos lembrar que a punição do Fla é bastante controvertida, visto que o Andre Santos cumpriu a suspensão contra o Vitória.
    2) Como a Portuguesa sabia que o Flamengo escalaria o André Santos no sábado à noite, deixando de comunicar a suspensão ao técnico na 6a a noite, após o julgamento, e durante o dia de sábado, antes do jogo do Fla.
    3) Como o Fla arrumou dinheiro rapidamente para pagar a Portuguesa, durante o domingo (bancos fechados). Será que a Portuguesa aceitou fiado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você tem que contornar 1 obstáculo para tornar suas perguntas inteligíveis, mas provavelmente tal feito seria inalcançável!

      Pela capacidade do raciocínio por você balbuciado, é possível detectar ondas cerebrais em frequência mulamba atuando por aqui...

      [se não entendeu o que escrevi, não se preocupe, 30 milhões estão nessa contigo]

      Excluir
  17. Coronel,

    Tem uma pergunta que não encontro resposta, que a principio parece ser irrelevante, mas talvez ela possa esclarecer muita coisa.

    Quem representou o Flamengo no tribunal na sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013 ?
    Muito se falou do Sestário (Advogado que representou a Lusa), mas e o Flamengo ?

    Se o Flamengo "esqueceu" de mandar algum representante, é muito provável que eles não soubessem da sentença e tenham escalado o André Santos sem saber que podia.

    Seria um erro ridículo, mas diante de tanto amadorismo, não duvido de mais nada.

    Nas suas investigações você já encontrou a resposta para esta pergunta ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Mesmo se o Fluminense, tivesse comprado a Lusa, de pois da cagada do "framengo" ele Fluminense, teria tempo de desfazer o negocio, pois já não precisava de seu envolvimento com a lusa. E isso fica bem claro vcs não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja ingênuo, caro Vagner. O Flamengo é queridinho da Globo, que por sua vez é "patrão" da CBF. Você acha mesmo que a CBF iria denunciar o Flamengo se não houvesse o caso da Portuguesa? E se denunciasse, você acha que o STJD iria condenar? O Flamengo entrou nessa estória para dar maior credibilidade à punição imposta a Portuguesa.

      Excluir
  19. Mesmo se o Fluminense, tivesse comprado a Lusa, de pois da cagada do "framengo" ele Fluminense, teria tempo de desfazer o negocio, pois já não precisava de seu envolvimento com a lusa. E isso fica bem claro vcs não acha?

    ResponderExcluir
  20. Eu duvido da Unimed ter comprado a Lusa, por uma simples razão. Desde que a Unimed Patrocina o Fluminense, a imprensa quis acabar com a parceria. Chegou-se a ponto de Jornalistas praticamente chorarem uma suposta não-economicidade, pq a torcida do Fluminense é pequena. (Na prática pedindo, patrocina o Flamengo, peloamordedeus...). Por isso, desde sempre, a Unimed está sempre em foco. Se Celso Barros ultrapassar o limite da legalidade, visado como está desde sempre, vai para a cadeia em 3 tempos. Não vejo o CB se destruindo por causa do Fuminense. A Queda inclusive lhe renderia gastos menores para 2014 e até aumentaria suas chances de ser reeleito.

    Acredito que os Boatos levantados pelo Paulinho visam não o grande público, e sim, servir de material para campanha de e-mail dos eleitores da Unimed.

    ResponderExcluir
  21. A Portuguesa achar que Heverton estava liberado é uma piada! A punição para a ofensa cometida pelo Heverton é, normalmente, de QUATRO jogos, segundo palavras do próprio Sestário. O que o Sestário ainda conseguiu na sexta foi enquadrar Heverton em outro artigo e pegou só dois jogos. Ficou barato.

    ResponderExcluir
  22. Caro "anônimo" que se dispôs a responder as 10 questões. Não existe essa coisa de ter cumprido suspensão automática da Copa do Brasil no Campeonato Brasileiro. Nem legalmente e muito menos como procedimento do clube. O próprio Michel Assef Filho afirmou nos e-mails que vazaram que eles (integrantes da diretoria do Flamengo), internamente, sabiam que a escalação do André Santos havia sido um erro. Sendo assim, esse argumento cai por terra.

    Para não dizer que o STJD e a CBF não têm critério, reproduzo o link abaixo de uma reportagem do Globoesporte.com. Nessa matéria, há um ofício da CBF ao Inter-RS. O clube gaúcho havia consultado a CBF sobre a possibilidade de escalar dois atletas em jogo da Copa do Brasil de 2013, já que haviam sido expulsos na última partida do Inter-RS na Série A de 2012...

    http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/04/rio-branco-entrara-com-recurso-no-stjd-por-escalacao-de-muriel.html

    Repare que, no caso do Muriel, a CBF logo o libera pelo fato de não existir suspensão automática para uma expulsão aplicada no último jogo de um certame encerrado...

    Foi exatamente o mesmo caso do André Santos. Ele não poderia ter cumprido suspensão automática no jogo contra o Vitória-BA pelo Campeonato Brasileiro, pois fora expulso no último jogo da Copa do Brasil. Neste caso, ele teria que aguardar o julgamento do STJD. Se fosse absolvido, liberado. Caso fosse punido, como de fato ocorreu, ele teria de cumprir o jogo de suspensão.

    Note que no item 1 do documento, há a informação de que não existe suspensão automática para o Muriel (igualzinho ao caso do André Santos)...

    No item 2, sobre o Leandro Damião, o atleta está suspenso pq pegou dois jogos de suspensão no julgamento do STJD. Portanto, cumpriu apenas a punição imposta pelo STJD pq, nesses casos, não há suspensão automática. E o Flamengo e o jogador sabiam da punição, sim, devidamente confirmada essa informação pelo atleta (entrevista na pelada de final de ano ocorrida no Serra Dourada) e pela diretoria do Flamengo (ratificada nas conversas entre o Bap e o Michel Assef Filho nos e-mails que vazaram).

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luiz Claudio

      Além da ingenuidade de acreditar que o Flamengo seria punido contrariando os interesses do "patrão" (Rede Globo) da CBF, o caso não é tão simples assim. Veja este link: http://segueojogo.net/oportunidade-futebol-nacional/

      Excluir
  23. Cel. Paúl,
    Calculei as chances de rebaixamento de cada time e cheguei aos seguintes números:
    1-Antes do erro do Fla:
    Fla-0%
    Lusa-0%
    Criciúma-4%
    Coxa-37%
    Vasco-74%
    Flu-85%
    2- Após o erro do Fla:
    Criciúma-0%
    Lusa-0%
    Coxa-22%
    Fla-40%
    Vasco-67%
    Flu-70%
    3-Após o erro da Lusa:
    Criciúma-0%
    Coxa-4%
    Fla-7%
    Vasco-44%
    Flu-67%.
    Vê-se que o urubu foi único prejudicado com seu próprio erro e o que mais se beneficiou com o erro da Lusa.
    Veja detalhes no artigo que enviei para seu e-mail.
    ST
    Marcos Gomes - estatístico

    ResponderExcluir
  24. Fernando Antonio Gomes
    há 19 horas
    Está tudo muito claro e estranho, ao mesmo tempo, esse imbróglio Fla/Lusa. Antes diziam que o Fluminense era o “culpado”, que “provocara tudo(?)”, que queria pegar a vaga da Lusa (poucos lembravam que o Flamengo salvou o Flu e a Lusa salvou o Flamengo). Agora, que a chamada “Teoria da Conspiração”, ou “Conexão Gávea-Canindé”, antes ridicularizada e comparada a acreditar em “Papai Noéis”, vem à tona com ares de verdade, os incansáveis defensores da “dupla dinâmica” (Fla/Lusa), apesar de todas as evidências, fabricam teorias (da conspiração) alternativas, atirando, a esmo, para todos os lados, incluindo, desesperadamente, Vasco, Fluminense, Coritiba e Crisciuma, dentre aqueles passíveis de aliciamento à Lusa. Alguns chegam a excluir desses “suspeitos”, o ÚNICO interessado, o ÚNICO que realmente sabia, o ÚNICO que foi salvo pelo "erro" da Portuguesa: o Flamengo. Esquecem que todos os demais "suspeitos" tinham esperanças de classificação na rodada de domingo, independentemente de perda de pontos da Lusa (o Flamengo, não). Nessas novas “Teorias da Conspiração”, alguns pontos importantes são ocultos, escamoteados ou simples e convenientemente “esquecidos”, a saber: !- Nenhum time "compraria" a Lusa, de antemão, sem ter certeza absoluta de que realmente precisaria e utilizaria (seria o beneficiário da manobra), muito menos correria o risco de fazê-lo e acabar beneficiando um rival, o que descarta a possibilidade de Vasco ou Fluminense terem comprado a Lusa, pois, além de não precisarem, estariam correndo o risco de fazê-lo em vão; e pior ainda: de beneficiar o outro. 2- Se, por absurdo, algum outro time, que não o Fla, tivesse comprado a Lusa (qualquer um dos elegíveis), eles, ao constatarem que tal “serviço” já havia sido prestado, de graça, pelo Flamengo, obviamente dariam rapidamente uma CONTRA-ORDEM à Portuguesa, visto que a "perda de pontos" da Lusa não lhe seria mais necessária (o Flamengo já fizera o "trabalho", gratuitamente). 3- Nos casos de Vasco e Flu, principalmente, a manutenção da Lusa à frente de seu arquirival seria comemorada como um título, eis que rebaixaria o Flamengo. 4- A própria Lusa, ao verificar o "erro" do Flamengo no sábado, não colocaria o seu jogador irregular, pois seu "rebaixamento" não interessaria mais ao “cliente” (muito pelo contrário). 5- O fato de o atleta ter treinado e concentrado não influi em nada, eis que é fato comum em vários times, inclusive na Lusa 6- Além disso, todos sabem que a relação só é feita meia hora antes da partida 7- Se essa "compra" não foi efetuada pelo Flamengo, como, ou o quê explicaria o silêncio de mais de 22 horas da Flapress (pródiga em anunciar, na véspera, que o A. Santos não poderia enfrentar o Cruzeiro) sobre a escalação errônea do jogador? Para ajudar o Fluminense? Para ajudar o Vasco? KKKKKKKKK
    Convenhamos, isto está mais difícil de explicar que batom na cueca. Não há nada mais óbvio e cristalino: O Flamengo "desonrou" a Lusa, portanto vai ser obrigado a casar com ela (na série D)

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.