JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO - QUEM GANHOU O QUE COM A QUEDA DA LUSA - MARCOS GOMES



Prezados leitores, transcrevemos um novo artigo do senhor Mauro Gomes, estatístico, como nos orgulha por ser nosso leitor.
Preliminarmente, solicitamos desculpas aos torcedores do Flamengo por colocá-los, mais uma vez, diante da clareza solar da matemática.

"Prezados Leitores, 
Com o Ministério Público cada vez mais próximo de comprovar que houve gente no Canindé obtendo vantagem com a escalação irregular de Heverton, a Imprensa teve que retirar o rótulo de "teoria da conspiração" que havia colado na suspeita tricolor. Anteriormente eu já havia postado nesse mesmo blog um artigo em que mostrava que o erro duplo de Portuguesa e Flamengo por si só já deveria levantar suspeitas, pois tinha uma chance em cinco milhões de ser obra de mero acaso (http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2014/01/o-flamengo-e-o-rebaixamento-da_9.html). Precisou o Promotor Senise levantar a suspeita de suborno para a Imprensa parar de se fingir de surda. Paciência, antes tarde do que nunca!
Mas a pergunta natural que todos agora se fazem é: quem é o mandante do assassinato da antes inocente Luzinha?
Estranhamente, a maior parte da grande mídia não tem falado diretamente em nomes, o que por si só leva as pessoas a chegarem a suas próprias conclusões. E a conclusão mais natural para os seres que preferem economizar seus circuitos cerebrais (a maioria, infelizmente) é:
"Se a Imprensa disse antes que o Fluminense foi o principal beneficiado pela queda da Lusa, então isso deve ser obra da Unimed! Isso mesmo, para que esperar o final dessa novelal? Claro que o culpado é o mordomo! "
Com a conclusão fácil, vem a ira santa da massa acéfala:
"Finalmente agora poderemos pegar pelo colarinho o clube sórdido que escapou da Série B e jogá-lo na D! Que máximo! Vamos fazer uma Revolução Francesa no futebol brasileiro! Abaixo as regras antiquadas que oprimem os clubes fracos! Abaixo o STJD! Vamos cortar as cabeças dos burgueses, começando pela do torpe Fluminense!"
A quem não deseja simplesmente aderir à turba que ora se ajunta com tochas rumo às Laranjeiras, proponho um exercício de Matemática e Lógica. Sim, vamos dar uma chance para que essas que construíram nossa civilização nos falem.
Vamos começar nos despindo das paixões clubísticas, pois paixões embotam o raciocínio. Feito isso, vamos fazer a pergunta inicial que todo bom investigador faz: 
Quem ganhou o que com o crime?
Temos então de analisar o que cada um ganharia ou perderia com os erros de Flamengo e Portuguesa, individualmente e depois conjuntamente.
Isso vai dar um certo trabalho, mas creiam, é necessário.
Situação 1: Sem considerarmos os erros de Flamengo e Portuguesa, na manhã do domingo da 38º rodada tínhamos a seguinte classificação na parte de baixo da tabela: 
Flamengo-49
Portuguesa-48
Bahia- 48
Inter-47
Criciúma-46
Coritiba-45
Vasco-44
Fluminense-43
Vejam que exclui a Ponte Preta e Náutico, que já tinham levado duas das quatro vagas do rebaixamento. Sendo assim, os resultados necessários aos times e sua chance de rebaixamento eram os seguintes:
- Flamengo: matematicamente salvo.
- Portuguesa: matematicamente salva.
- Criciúma: só cairia se perdesse e Vasco e Coritiba vencessem juntos (chance de cair: 4%).
- Coritiba: vencendo estaria salvo; empatando ou perdendo cairia se Vasco ou Fluminense vencessem (chance de cair: 37%).
- Vasco: precisava vencer e torcer que ou Coritiba não vencesse ou Criciúma perdesse (chance de cair: 74%).
- Fluminense: precisava vencer e torcer para que nem Vasco nem Coritiba vencessem (chance de cair: 85%).
Situação 2: Vamos imaginar agora que só o Flamengo tivesse errado. Levando em conta os pontos que o Flamengo perderia, a situação antes dos jogos de domingo seria:
Portuguesa-48
Bahia- 48
Inter-47
Criciúma-46
Flamengo-45
Coritiba-45
Vasco-44
Fluminense-43
Como consequência, teríamos:
- Portuguesa: matematicamente salva.
- Criciúma: matematicamente salvo.
- Flamengo: cairia se acontecesse dois dentre os seguintes resultados: vitória do Vasco, vitória do Flu ou Coritiba não derrotado (chance de cair: 40%).
- Coritiba: vencendo estaria salvo; empatando só cairia se Vasco e Fluminense vencessem juntos, perdendo precisava que nem Vasco nem Fluminense vencessem (chance de cair: 22%).
-Vasco: bastava vencer; empatando ou perdendo estaria rebaixado (chance de cair: 67%).
- Fluminense: precisava vencer e torcer para que Vasco e Coritiba não vencessem juntos (chance de cair: 70%).
Situação 3: O Flamengo não escala jogador irregular no sábado e alguém decide comprar a Portuguesa. O malfeitor raciocinaria então em cima da seguinte tabela:
Flamengo-49
Bahia- 48
Inter-47
Criciúma-46
Coritiba-45
Portuguesa-44
Vasco-44
Fluminense-43
O sujeito chegaria então às seguintes conclusões:
- Flamengo: matematicamente salvo.
- Criciúma: matematicamente salvo.
- Coritiba: vencendo estaria salvo; empatando ou perdendo só cairia se Vasco e Fluminense vencessem juntos (chance de cair: 7%). 
- Portuguesa: precisava que o Vasco perdesse e o Flu não vencesse (chance de cair: 77%).
- Vasco: vencendo escaparia; empatando se salvaria se o Flu não vencesse (chance de cair: 44%).
- Fluminense: precisava vencer e torcer para que Vasco e Coritiba não vencessem juntos (chance de cair: 70%).
Situação 4: Flamengo erra no sábado e alguém decide comprar a Portuguesa:
Nesse caso, nosso Maquiavel teria diante de si uma tabela em que consideraria a perda de pontos dos dois clubes:
Bahia- 48
Inter-47
Criciúma-46
Flamengo-45
Coritiba-45
Portuguesa-44
Vasco-44
Fluminense-43
A conclusão a que ele chegaria seria que:
- Criciúma: matematicamente salvo.
- Flamengo: só cairia se Fluminense e Vasco vencessem e se o Coxa não perdesse (chance de cair: 7%).
- Coritiba: bastava empatar para se salvar; perdendo só cairia se Vasco e Fluminense vencessem juntos (chance de cair: 4%).
- Portuguesa: precisava que o Vasco perdesse e o Flu não vencesse (chance de cair: 77%).
- Vasco: vencendo escaparia; empatando se salvaria se o Flu não vencesse (chance de cair: 44%).
- Fluminense: bastava vencer (chance de cair: 67%).
Analisando em conjunto as 4 possibilidades, é possível chegar-se a algumas conclusões:
- Ao Criciúma bastava o erro do Flamengo ou da Portuguesa para garantir-lhe a série A.
- Se para o Flamengo a possibilidade de cair era nula antes de seu erro, ela passou a ser apreciável após escalar André Santos (40%). Mas se a Portuguesa também errasse, sua chance cairia bastante (apenas 7%).
- A chance de cair da Portuguesa era praticamente nula antes de seu erro, mas passou a ser alta após escalar Heverton (77%). O erro do Flamengo não melhorou sua situação.
- Para o Coritiba, o erro do Flamengo diminuiu suas chances de cair (de 37% para 22%), mas se fosse a Lusa que tivesse errado sozinha, seria mais interessante para o clube paranaense (chance de apenas 7%). Com Fla e Lusa errando juntos, o benefício foi só um pouco maior (chance de cair: 4%).
- Para o Vasco, o erro do Flamengo também diminuiu suas chances de cair, só que pouco (de 74% para 67%). Se a Lusa tivesse errado sozinha, a chance cairia bem mais (44%). O fato de o Fla também ter errado com a Lusa não melhorou em nada as chances cruzmaltinas de se salvar (44%).
- Já para o Fluminense, se tivesse acontecido só o erro do Flamengo ou só o da Portuguesa, sua chance de cair diminuiria a mesma coisa (de 85% para 70%). Com os dois errando juntos, a chance melhorou, mas ainda continuou muito alta (67%).
Sendo assim, do ponto de vista puramente matemático, pode-se dizer que Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense se beneficiariam pelo erro de Portuguesa e/ou Flamengo, enquanto o Flamengo só pelo da Portuguesa. Portuguesa não teve nenhum benefício esportivo com isso, então se deve buscar uma motivação extracampo para um erro proposital.
Mas agora vamos começar a usar o bom senso para descartar algumas hipóteses.
Alguém em sã consciência acha que o Flamengo se venderia, se metendo numa enrascada a troco de nada? Ainda mais beneficiando Vasco e Fluminense? Não dá para crer nisso, não é mesmo?
Sendo assim vamos admitir que a Lusa é que possa ter-se vendido, inclusive porque agora já se admite que há fortes indícios disso. Dessa forma, os suspeitos de comprar a Lusa seriam Criciúma, Flamengo, Coritiba, Vasco e Fluminense.
Vamos olhar a situação de cada um:
O Criciúma foi o mais beneficiado pelo o erro da Lusa, pois viu seu risco de rebaixamento cair a zero. Mas admitindo que o erro do Flamengo não foi intencional, para que o time catarinense compraria a Lusa se o erro do rubro-negro no sábado já o garantia na Séria A? Valia a pena? NÃO!
O Flamengo fica em 2º lugar na escala de benefícios auferidos pelo erro da Portuguesa. Já que o clube da Gávea havia se atrapalhado, então, comprando a Lusa, conseguiria abaixar suas chances de cair de 40% para apenas 7%. Claro que o risco de desconfiarem da manobra era grande, mas certamente o Fla poderia contar com a simpatia da Imprensa para abafar o caso. Ademais, imaginem a hecatombe que seria para imagem e finanças do clube se o time fosse rebaixado por pura burrice de seus dirigentes! Aliás, prejuízo certo também para a Globo, Adidas, Peugeot, Caixa... Então se o risco de embarcar na escusa operação de salvamento era grande, o dano potencial pela queda era incomensurável! Valia a pena arriscar? SIM!
O Coritiba foi o terceiro que mais ganhou com a situação. Veja que se tivesse decidido comprar a Lusa, suas chances de cair iriam de 37% para apenas 7%. Supondo que isso fosse verdade, o time da capital paranaense certamente teria percebido que o erro do Flamengo no sábado o atrapalhava. Agora teria de decidir entre abortar a operação, se contentando com o risco de 22% que o erro do Fla já lhe proporcionara, ou ir adiante com a negociata, alcançando a chance de 4% de cair. O ganho marginal era pequeno, enquanto o risco aumentava muito. Será que um erro duplo, com possibilidade tão remota de acontecer, não levantaria suspeita? Valia a pena continuar? NÃO!
O Vasco seria o penúltimo colocado na lista de suspeitos, pois o erro do Fla também o teria atrapalhado. Se o Gigante da Colina fosse o autor da negociata com a Lusa, seria para melhorar suas chances de 74% para 44%, o que, convenhamos, é um ganho pequeno para um risco tão alto. Mas suponhamos que o desespero para não deixar o time cair pela segunda vez em cinco anos fosse tão grande que Dinamite entrou na aventura. Com tudo acertado com a Portuguesa para o domingo, eis que o Flamengo pisa no tomate no sábado. Ó pá, a chance do Vasco melhorou apenas de 74% para 67%, e o molambo ainda dificultou-lhe levar o plano adiante! Sim, porque o erro do Fla não lhe proporciona nenhum benefício adicional, pois pagando à Portuguesa, chegará aos mesmos 44% que obteria se o Urubu não tivesse atravessado seu caminho. Agora o ganho continua pequeno e a chance de ser descoberto aumentou enormemente. Vale a pena? NÃO!
Por último, o Fluminense. Exceto os tricolores, todos aguardam ansiosamente que o Campeão de 2012 caia, afinal ele tem uma dívida com a Série B (dizem). Os próprios torcedores do time estão descrentes que ele vá se salvar. As chances de rebaixamento na última rodada são de 85%, pois o clube depende de resultados combinados. A queda é mais que esperada há semanas.
Vamos imaginar as cenas desse filme de ficção?
Reunião de emergência nas Laranjeiras, entre a diretoria e a UNIMED. Eis que Celso Barros propõe agir nos bastidores para melhorar as chances do Flu. "Mala branca para o São Paulo vencer o Coritiba?", perguntam. "Não, melhor ainda, vamos pagar para a Portuguesa escalar um jogador irregular!", diz CB. Todos se entreolham aturdidos, mas sem coragem de contrariar o imperador. Aí o estagiário, que nada sabe sobre as relações de poder no Laranjal, faz a observação que está na cabeça de todos: "mais isso só vai diminuir nossa chances de cair de 85% para 70%!". Ao perceber a presença do intruso, o ditador brada: "70% é excelente! Joguem o moleque no triturador e façam dele adubo para nosso gramado esburacado!".
Plano posto em marcha para o domingo da última rodada. Mas eis que no sábado o Urubu se esborracha no Maraca, cometendo a mesma burrice que o Flu planejara para a Lusa no domingo. Nova reunião de emergência nas Laranjeiras. Todo animado, Dr. Mário Bittencourt sugere ao tirano: "Podemos abortar a operação agora, pois com o erro do Fla nossas chances já abaixaram para os mesmos 70% que obteríamos com a Lusa. Que tal usarmos esse dinheirão para turbinar o interesse do SPFC em ganhar do Coritiba?". "Nada disso", responde CB, "agora com a Lusa também errando, nossa chances de não cair vão diminuir mais 3%, indo para 67% - é fenomenal!". Mesmo com a chance de ir parar no mesmo triturador que o estagiário, Peter Siemsen não se contem e, em prantos, brada: "Onipotente, esse erro duplo vai chamar muita atenção! Toda a Imprensa nos detesta e dirá que fomos nós que compramos a Lusa! A audiência bovina virá atrás de nós! Os tricolores serão massacrados nas ruas!". Ao que CB responde com uma gargalhada de desdém: "Vai nada, Peter Pan!". Numa última tentativa, Dr. Mário apela: "Mas com isso vamos salvar também nosso maior rival!". E Dr. Celso impassível: "mas eu também gosto do Flamengo!".
Historinha inverossímil, não? Então, valia a pena ou não pro Flu comprar a Lusa? CLARO QUE NÃO!!!
Visto isso tudo, como investigadores aprendizes agora podemos ordenar nossa lista de suspeitos conforme o benefício que poderiam esperar do pretenso crime:
1- Flamengo;
2- Coritiba;
3- Criciúma;
4- Vasco;
5- Fluminense.
Vejam que esse é só o primeiro passo de uma boa investigação. Como esses dados estão todos à mão, é de se perguntar por que a Imprensa ainda não "juntou lé com cré". Obviamente, em função de outras informações que surjam, a ordem da lista pode até mudar, alguns suspeitos podem ser descartados e outros acrescentados. Mas por enquanto vou ficar por aqui...
Termino esse artigo com o seguinte provérbio chinês:
Aquele que não sabe, e sabe que não sabe, é humilde - ajuda-o!
Aquele que sabe, mas finge que não sabe, é mau - evita-o.!
Aquele que sabe, mas pensa que não sabe, está dormindo - desperta-o!
Aquele que sabe, e sabe que sabe, é sábio - segue-o!
Um abraço.
Marcos Gomes - estatístico"

#flalusagate

Juntos Somos Fortes!

13 comentários:

  1. Prezado Cel. Paúl.
    Agradeço pela publicação de mais um artigo meu, possibilitando-me contribuir um pouco mais para o debate envolvendo esse caso escandaloso. Solicito apenas que retifique o primeiro nome do autor: me chamo Marcos, e não Mauro, como saiu publicado.
    Um grande abraço.
    Marcos Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Gomes, PARABÉNS! Um trabalho de valor inestimável pela VERDADE. A mentira pode ser contada em poucas palavras (e se espalha fácil como fogo na palha seca), mas sua refutação exige muito trabalho e competência.

      Excluir
    2. Gostei muito! De uma forma totalmente resumida e menos explicativa postei um comentario com esses cálculos ontem. Desconsiderei muitas partes que você muito bem explicou. Repito: é gritante que o maior suspeito é o fla.

      Excluir
  2. Caracas, tô com a barriga doendo de tanto rir da parte ficção descrevendo os bastidores nas laranjeiras envolvendo Celso Barros, Peter, Mario e o estagiário que virou adubo, kkkkkkk...

    Excelente o texto. Inteligente, bem argumentado. Parabéns.

    O problema de passar essa parte (da ficção) a diante é aparecer fRamenguista que não entendeu a ironia e responder:

    "- ApareSeu algEm que descreveu eZatamente o que aconteSeu nas Laranjeiras. Saiba que a cuPa era da UNIMERD e do FlorMinenC. Cara de coraGen. PaGem a Cérie B!!!!".

    Kkkkkkkkkk....

    ResponderExcluir
  3. Prezado Cel Paúl. Sinceramente esse pânico é totalmente desnecessário. Os blogs, assim como o do Sr podem escrever e teorizar o que quiser. O procurador é um investigador e como tal deve estar aberto a todas as possibilidades, o erro básico de qualquer investigador é tomar uma hipótese como fato e morrer abraçado nela - o Sr deve saber disso muito bem. Desta forma ele está soltando informações contraditórias na mídia tentando forçar que os envolvidos façam movimentos e se denunciem. O promotor pode já saber de tudo, de alguma coisa ou não saber de nada. E por mais que ele saiba se não tiver provas não vale nada e todo o trabalho dele irá cair por terra (um procurador não pode teorizar ou acusar sem provar). Convenhamos, o referido procurador está com o caso da vida dele nas mãos e acredito que ele vai até o fim e se ao final ele não disser nada de novo é porque ele não tinha provas. Todos são suspeitos podem ter certeza (Flamengo; Coritiba; Criciúma; Vasco; Fluminense, Caixa, Unimed, Globo, CBF...). NO CIRCO BRASIL OS PALHAÇOS SOMOS TODOS NÓS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Um adendo importante: a burrice ,negligência ou desleixo dos mandatários do flamengo rebaixando o clube,teria duas consequências trágicas pra eles
    Impeachment do presidente,com a volta gloriosa da oposição ,com reflexo até em suas vidas,pessoal e profissional
    Ruptura de contrato com a adidas,previsto em cláusula ,não pelo rebaixamento por desempenho(multa),mas por expor o clube e seus membros ao ridículo
    Contrato esse,de R$ 350.000.000
    E suborno se faz somente por 2 motivos: muito dinheiro ou pela honra
    Quem não enxerga isso é idiota completo ou jornalista desonesto

    ResponderExcluir
  5. Marcos e Cel. Paúl,

    a única ressalva que eu tenho é a seguinte:

    Devemos considerar que ninguém sabia do erro do Fla, até porque a imprensa abafou essa notícia, ou seja, isso era uma informação dos obscuros bastidores.

    Devemos conceder esse argumento aos que defendem que o Flu comprou a Lusa porque não sabia do erro do Fla (e provavelmente não sabiam mesmo, por causa da operação abafa).

    Assim teríamos, objetivamente, os seguintes ganhos com a compra da Lusa em relação às possibilidades de rebaixamento:

    -- Fla: de 40% para 7%

    -- Coritiba: de 37% para 7%

    -- Vasco: de 74% para 44%

    -- Flu: de 85% para 70%

    o resumo é esse (desconsidero o Criciúma, hipótese para mim absurda), e é com esses dados que devemos trabalhar.

    Cada um que tire suas conclusões a partir desses números.

    Um abraço, e ST.

    ResponderExcluir
  6. Caro Cel. Paúl.
    Algumas coisas que não foram levadas em conta nesse caso:
    A primeira é o tempo de ação. Vi muitas pessoas usarem o argumento de que o flamengo não poderia ter feito tal maracutaia devido ao tempo que eles teriam para efetuá-la, uma vez que o jogo do Flamengo foi no sábado e o da Portuguesa foi no domingo. Ora, independente do corruptor, ele só teria a partir das 22h de sexta feira para agir, afinal antes disso não havia confirmação de qualquer pena. Portanto a vantagem de negociação seria de aproximadamente 20h, e não de uma semana inteira.

    O segundo ponto trata da relação entre as diretorias. A única que tinha contato direto com a da lusa é a do flamengo, inclusive com um contrato imoral de venda de mando de campo.

    O Terceiro ponto se trata da ciência do julgamento. Ora, se nem diretores da portuguesa sabiam do julgamento, como os outros saberiam? Torna-se quase impossível que outro time que não estivesse no julgamento conseguisse articular a falcatrua.

    ResponderExcluir
  7. S E N S A C I O N A L ! ! ! ! ! !

    Mauro (não sou Marcos kkkkk)

    ResponderExcluir
  8. Aos poucos, os néscios vão deixando de querer proteger a Lusinha. Agora, tratam de proteger o Flamengo, ao fortalecer a perseguição ao Fluminense e à Unimed. Impressionante como se transformam ao sabor dos fatos.

    ResponderExcluir
  9. Ao final da 37ª rodada a Portuguesa possuía 47 pontos, parece que você cometeu alguns erros quando apresentou suas hipóteses e o ponto de partida, na minha opinião, para todas as hipóteses , deve ser a manhã de domingo e não o término da rodada. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Excelente o texto do Marcos. Tecnicamente perfeito.

    Coronel, muito obrigado. Vi o video e foi um orgulho o livro em tuas mãos.

    ST

    ResponderExcluir
  11. CHEGA SER HILARIO ESTA TEORIA, ESTE CORONEL DEVE SER ALGUM TRICOLOR UTILIZANDO DE SEU MEIO PARA DESVIRTUAR A OPINIÃO PUBLICA E AS INVESTIGAÇÕS, MAS NAÕ SEU BLOG, NÃO É O DO PAULINHO NÃO É O DA ESPN QUE VAI FALAR A VERDADE, A VERDADE JA ACONTECEU, BASTA AGORA PROCURAR E IDENTIFICAR!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.