JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 25 de janeiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: JUCA KFOURI E O MAQUIÁVEL RUBRO-NEGRO



Prezados leitores, quem não lembra do artigo "Você acredita?" publicado no Blog do Juca, isso no dia 24 de dezembro, onde ele debochava de uma "teoria conspiratória" elaborada para defender o Fluminense, segundo a sua equivocada opinião?
Destacamos esse trecho:

1) "(...) O Flamengo se deu conta na noite do sábado do erro cometido em escalar André Santos contra o Cruzeiro e de que poderia ser rebaixado.
Aí, um Maquiável rubro-negro procurou o advogado rubro-verde que fez chegar ao presidente da Lusa e, por este, ao técnico do time, a necessidade de escalar o suspenso Héverton no jogo contra o Grêmio.
Caso o Fluminense estivesse vencendo o Bahia — o que aconteceu fruto de outra combinação que redundou na demissão do treinador tricolor baiano — o jogador luso irregular entraria em campo, com o que a CBF poderia denunciá-lo por intermédio do procurador do STJD e este derrubaria a Lusa, salvando o Flamengo.
O prêmio?
Pagar o aval do presidente luso num empréstimo de mais de R$ 40 milhões com um banco.
Mais: a Lusa segue com a mesma cota que a TV paga na primeira divisão, com o que garante sua volta rapidamente.
Mais ainda: a Lusa passaria a contar com o patrocínio de uma empresa estatal, a Caixa, em 2014
Com o que o Brasileirão do ano que vem não sofreria tanto e a Série B, agora na Rede TV!, não ganharia a audiência no Rio.
Uma trama genial como se vê, que envolve além da cartolagem do futebol, o governo e a Globo.
Não se contava, apenas, que a decisão do STJD fosse revelada ilegal, embora nada indique que a sentença venha a ser corrigida.
E é por isso que o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito (Fonte)",

Ontem, tivemos outro artigo publicado no Blog do Juca.
Parece que agora, depois da pressão nas redes sociais, a "teoria conspiratória" absurda, pode ser verdade.
Pior, pode existir um Maquiável rubro-negro.

2) "Se a Portuguesa sabia da suspensão… 
 Juca Kfouri 24/01/2014 10:26
…terá de ser punida com o rebaixamento.
Faz muito bem o Ministério Público em investigar se a Portuguesa sabia que Hevérton havia sido suspenso e assim mesmo o escalou, causando toda a confusão ora vivida no futebol brasileiro. 
O MP tem os instrumentos investigativos que o jornalismo, incapaz até agora de ir além de teorias conspiratórias, não tem. 
Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. 
Nem que se prove má fé da Lusa, o Estatuto do Torcedor terá sido cumprido no que diz respeito à publicação de suspensões e, como lei maior, é este que deve prevalecer. 
A punição, portanto, haverá de ser por fraude e isso, nem com gravações das conversas entre Ivens Mendes e os presidentes do Atlético Paranaense e do Corinthians, Mário Celso Petraglia e Alberto Dualib respectivamente, em 1997, foi provado então. 
Argumentou-se à época que não só ambos não eram réus como, ao contrário, foram vítimas de chantagem do diretor de arbitragem da CBF. 
Os cartolas até foram suspensos, mas seus clubes poupados do rebaixamento obrigatório caso se comprovasse a manipulação de resultados. 
Além do mais, se ponderou que as gravações eram ilegais, por não autorizadas pela Justiça. 
O resultado acabou sendo a espúria solução de salvar Bragantino e Fluminense do rebaixamento pelos resultados que os dois obtiveram em campo e a manutenção de paranaenses e paulistas na Série A. Admitindo-se a hipótese de a Lusa ter participado de uma fraude, sua atual direção certamente argumentará que nem mesmo o crime praticado pela direção anterior anula o fato de não ter havido a comunicação formal como exigida pelo Estatuto do Torcedor. 
E entregará o ex-presidente para ser punido, como foram os cartolas do Atlético Paranaense e do Corinthians.
Para inglês ver. E o mundo rir do Brasil (Fonte)".

As posições estão mudando rapidamente.

#naoabausa

Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. "E o mundo rir do Brasil?" Peraí, Juca! O mundo tem que rir do Brasil se não os punirem!! E não só os dirigentes, mas também os clubes. Veja o que aconteceu com a Juventus. Ninguém ri. Risíveis são as salvadas que deram no Corinthians em 1996/97 e 2005. Bizarro.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.