JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 6 de março de 2014

FRAUDE NO "CIRCO" ? SUSPEITAS NO BRASILEIRÃO 13 E DENÚNCIA NO CARNAVAL RIO 14



Prezados leitores, os indícios de fraude no Campeonato Brasileiro de Futebol 2013 povoaram o noticiário e foram o motivo de dezenas de artigos e de quatro vídeos produzidos por nós, mas ainda não foram devidamente esclarecidos pelo Ministério Público (RJ e SP) e pela Polícia. 
As dúvidas persistem!
Urge que a investigação policial descarte ou confirme os indícios de fraude na escalação do jogador Héverton, isso o mais rápido possível, pois quanto mais perto da Copa do Mundo explodir um escândalo pior será para o "país do futebol", sobretudo, para o governo federal e para a imprensa, ela que insiste em não cobrar a investigação dos fatos.
Investigação policial concluída, confirmados os indícios, provada a fraude, que sejam responsabilizados os envolvidos. Caso contrário, que seja divulgado o que aconteceu efetivamente para salvaguardar a reputação de todos os "suspeitos".
Investigação policial, já!
O futebol é uma parte do "circo" que serve para manter o povo sobre controle, assim como, o Carnaval que chegou ao seu final trazendo uma denúncia de fraude divulgada no twitter sobre o desfile do Sambódromo do Rio de Janeiro (Link).
O twitter @FraudeCarnaval noticiou antes da apuração inciar o nome da escola campeã do Carnaval carioca e da escola rebaixada.
No futebol alguns "jornalistas" alegam que ocorreu um duplo erro administrativo por parte do Flamengo e da Portuguesa, quando escalaram André Santos (07/12/13) e Héverton (08/12/13), respectivamente, embora a possibilidade disso ter ocorrido ser uma em cinco milhões. 
O certo por enquanto é que a escalação de Héverton acabou salvando o Flamengo do rebaixamento, como comprova a classificação final do Brasileirão 13.
E no Carnaval Rio 14?
Obviamente, pode ter sido um golpe de sorte do twitteiro. Ele arriscou e acertou, ponto final, o resto ele criou.
Aliás, acertar a escola rebaixada em termos de probabilidade não era tarefa das mais difíceis, pois caiu a que subiu, algo que ocorre normalmente.
Todavia, acertar a campeã, não foi tarefa fácil.
Ela não fazia parte das favoritas ao título, considerando a opinião dos especialistas.
A escola campeã, Unidos da Tijuca, por exemplo, não ganhou nenhum prêmio na avaliação dos jurados do "Estandarte de Ouro" (Link) e do "Tamborim de Ouro" (Link).
Se foi sorte, ele foi muito feliz.
Acaso no futebol?
Sorte no palpite sobre o Carnaval?
Nós só conhecemos uma maneira de esclarecer a verdade: INVESTIGAÇÃO!

Juntos Somos Fortes!

73 comentários:

  1. Flapress nao existe!!!

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=518713378247147&id=100003254677610&_rdr

    ResponderExcluir
  2. Verdade seu artigo, antes do julgamento do STJD já se sabia que o placar seria 5 x 0 e que o Fluminense seria resgatado da segundona depois do Natal.
    Inclusive isso foi publicado por parte da imprensa, houve bate-boca entre auditores do STJD e jornalistas por terem 'vazado' o resultado.
    Curioso, se já se sabia o resultado porque o julgamento? Essa história do Fluminense tá muito mal contada, igual ao Carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O julgamento serviu apenas para legalizar a volta de um time sem vergonha para a serie A.
      Mais tempo menos tempo ele cai novamente.
      Ja virou rotina

      Excluir
    2. Foi assim mesmo que aconteceu.

      Excluir
  3. Na verdade a escalação salvou o Fluminense, clube rebaixado, corrija aí Coronel, se confundiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs nem tabela sabe ver

      Excluir
    2. time sem vergonha vive a base de tapetão.
      Recurso dos incompetentes.

      Excluir
    3. Não consegue nem ler uma tabela. Coitado manipulado.

      Excluir
    4. Sugiro ético e moral.

      Excluir
    5. "Sugiro escola." Sugiro parcialidade e respeito Srº Paulo Ricardo Paul, você é igual a todo sujeito que gosta de vomitar moralidades por aí: vocifera, brada, sussurra e até gesticula, mas não sai do lugar comum...A sua lei, Srº, é a lei de todo hipócrita: A LEI DE GERSON...Tergiversa sobre moralidade, dignidade e afins, porém não consegue enxergar que esse assunto ( Fla, Portuguesa e Fluminense) é controverso e demasiadamente delicado pra ser tratado com essas teorias da conspiração demagogas...Foi o seu clube que foi rebaixado na última rodada do campeonato brasileiro Srº Paul e não o Flamengo. Antes de mandar alguém que, independente de formação escolar, apenas expressou sua opinião ir à escola procure o senhor a escola do respeito, parcialidade e hipocrisia, principalmente esta última. Tá faltando bastante.

      Excluir
    6. Caro Marco Camejo, lamento que a proposta tenha lhe ofendido tanto. Escola não faz mal, muito pelo contrário, faz muito bem, por exemplo, para a aprendizagem da matemática.
      Você tem o direito de expressar a sua opinião quase à vontade, pois deve resguardar os limites da liberdade de expressão.
      O nosso blog é imparcial e isso desespera os nossos detratores, pois permitimos a eles inclusive que usem o nosso espaço, isso é uma postura raríssima. Tente encontrar outro blog ou site que permita isso. Aliás, use você o espaço, escreva um artigo e sustente as suas opiniões.
      Por derradeiro, eu devo estar volta à escola nos próximos dias, escola é fascinante.
      #JSF!

      Excluir
    7. Ainda bem que sabe que tem que aprender MUITO.
      Mas respeito, educação, justiça, moralidade verdade se aprende em casa e não na escola.
      precisa de um curso intensivo.

      Excluir
    8. Coronel, não perca tempo com esse tipo de pessoa, eles não são torcedores normais, eles são fanáticos religiosos, o time deles enverga o "manto sagrado " e eles são integrantes da "Nação " e como fanáticos religiosos eles não aceitam os fatos, apenas se agarram ao seu credo. Um dos casos mais simples do mundo transformado pela mídia manipuladora em uma questão de segurança nacional. Queremos a verdade, mas parece que a verdade vai incomodar muita gente e ninguém faz mais chacota do Fluminense na mídia, só os flamenguistas que postam suas imbecilidades aqui. Amarildo

      Excluir
    9. Marco Camejo: ESCOLA JÁ ! E antes da Escola um pouco de Educação de berço. Amarildo

      Excluir
    10. Marco, eu ficaria ofendido se fosse a recomendação de uma personalidade intelectualizada, de vulto, mas de um policial gagá?

      Excluir
    11. Dodô,

      A sua sorte é a boa vontade do coronel com o seu IP.
      Talvez cumplicidade.
      Seus comentários não agregam nada e quase nunca são sobre os temas dos artigos. (infelizmente).

      Rafael

      Excluir
  4. Parabéns Coronel e tricolores, muito orgulho.

    NOSSO CLUBE FOI HOMENAGEADO PELA ESCOLA MOCIDADE UNIDA DA GLORIA COM O ENREDO *TAPETES*! HOMENAGEM JUSTÍSSIMA AO CLUBE CAMPEÃO NO TAPETÃO, ESPECIALISTA EM "SALTAR" DA SÉRIE C PARA A SÉRIE A, POR ISSO JÁ DEVENDO TRÊS SÉRIES B!

    https://www.youtube.com/watch?v=zXkQBbFT1Ic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei quem gosta de um tapetão é o Flamengo. Ganhou até campeonato no tapetão.
      #JSF!

      Excluir
    2. kkkk chorei com os tapetinhos kkkkkkkkkkkkkkkkkk sacanagem

      Excluir
  5. FUTEBOL:
    TORCIDA TRICOLOR QUER INVESTIGAÇÃO, ESCLARECIMENTO e PUNIÇÕES AOS ENVOLVIDOS NA COMPRA DA LUSA!!

    CARNAVAL:
    COM ENREDO "PERNAMBUCÓPOLIS", MOCIDADE FAZ LINDA HOMENAGEM NA SAPUCAÍ AO SPORT, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987!!

    http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2014/03/curtinha-mocidade-provoca-fla-e-imperatriz-com-camisas-do-sport.html

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo das 15:48:
    Como todo julgamento colegiado, quem julga estuda o caso e traz o voto pronto para a seção, o que não o impede de muda-lo em função do que ouvir na hora da parte da acusação e da defesa. Mas os erros de Fla e Lusa eram tão claros que os auditores simplesmente confirmaram seus votos.
    Marcos Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ingenuidade, antes da cbf oferecer a denuncia o procurador do STJD ja tinha condenado a coitadinha da portuguesa.
      Como se a denuncia nem existia.
      Fou o CBFLU nos bastidores da tramoia.

      Excluir
    2. Muito bem "fundamentada" a sua opinião...
      #JSF!

      Excluir
    3. Verdade Coronel, já estavam condenados muito antes do Natal e o julgamento só ocorreu no dia 27. A imprensa denunciou isso em inúmeras ocasiões, aí alegaram que era só um voto, uma opinião, mas especialistas todos contestaram isso. É uma vergonha mesmo esse STJFlu

      Excluir
    4. Se você acompanhou pela televisão o julgamento da Ação Penal 470, mais conhecida como Mensalão observou que nenhum juiz formula seu voto na hora do julgamento, pode até mudar, mas isso é muito raro, no caso dos julgamentos do Flamengo e da Portuguesa, o caso é tão simples que os votos nem precisariam ser formulados com muito requinte, pura aplicação da pena no caso de escalação de jogador de forma irregular, o resto é invenção da mídia para vender jornais e conseguir audiência. Amarildo.

      Excluir
  7. Todos flamenguistas sabem que seu clube subornou a portuguesa e rezam muito pra que nunca se apurem a verdade e tentam defender o indefensável.Usam a mesma retórica que os petistas,quando dizem que o lula não participou do mensalão.Até agora tem dado certo e meu receio seja que somente a história,contará as 2 verdades do jeito como aconteceram e até lá estaremos todos mortos ou quase.Uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos tricolores sabem que seu clube subornou a portuguesa e rezam muito pra que nunca se apurem a verdade e tentam defender o indefensável.Usam a mesma retórica que os petistas,quando dizem que o lula não participou do mensalão.Até agora tem dado certo e meu receio seja que somente a história,contará as 2 verdades do jeito como aconteceram e até lá estaremos todos mortos ou quase.Uma pena

      Excluir
    2. Tricolores?
      A investigação criminal vai apontar o culpado.
      #JSF!

      Excluir
    3. Sabe que você ta certo?subornamos a portuguesa pra salvar a pele do Eduardo bandeira de Melo,gostamos muito dele,coitadinho,tão elegante nos modos,um verdadeiro gentleman

      Excluir
    4. Sabe que pega até mal o tamanho da inveja que vocês tem do Flamengo? Enquanto a Patrícia Amorim e seu marido tricolor afundavam o clube, vocês acharam que tava tudo tranquilo.
      Agora estão aí se cagando de medo de serem presos pelo Ministério Público de São Paulo, tentando de tudo para jogar a culpa no rival. Claro, já perceberam o quanto são insignificantes. Como conviver com isso, com a Copa aí e ninguém sequer lembrar do que é o Flu, é camisa da Alemanha e México inspirada no Fla, é a Adidas pagando ao Fla em um mês o que vocês não juntar sequer em 12 meses.
      Se apegaram a tábua de salvação chamado Unimed, sabem que se um dia sair ou alguém obrigar a direção a gastar menos com o tapetenc voltar para a série c

      Excluir
    5. Flamengo: Pague suas dívidas e feche a Gávea ! Se você é desses que também não honram seus compromissos, você torce pro time certo ! Amarildo.

      Excluir
    6. Mas é você que está aqui debatendo com os tricolores.Os invejosos adoram espionar o carro do vizinho,a casa,até as roupas que usam.A arma dos incompetentes é a inveja e você faz um bom uso dela.Sai fora coisa ruim,já comprei meus galhos de arruda

      Excluir
    7. Na Copa, nós tricolores vamos torcer pelo Brasil de Fred, quiçá Cavalieri. Já os flamenguistas vão torcer pela camisa da Alemanha e do México, pois na nossa Seleção nem o roupeiro é da Gávea!
      ST
      Marcos Gomes

      Excluir
    8. A seleção depende de Neymar e mais 10, Fred é só um Obina melhorado que vive machucado por falta de qualidade dos profissionais do FluminenC

      Excluir
  8. A fraude se houve, nao tem haver com o Flu que se preparava pra a segundona,
    tem sim com o Fla,falso campeão de 87.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Flu nunca se preparou para a segundona, é mito.

      Excluir
  9. paguem a serie B e parem de chororo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma...
      Presidente do Fla já disse que não vê problema em jogar a B.
      #JSF!

      Excluir
    2. E o Peter? Pensa assim também?

      Excluir
  10. Coronel, tudo leva a crer que o perfil @FraudeCarnaval é, isto sim, a verdadeira fraude. O truque para a "premonição" é muito fácil de ser explicado e já foi usado por alguns espertalhões que "acertaram" resultados de jogos de futebol, sorteios etc. No caso específico do @FraudeCarnaval, o truque pode ter sido este: bem antes do carnaval, o sujeito cria um novo perfil no Twitter e vai "tuitando" coisas banais do dia-a-dia como quem não quer nada. Num belo dia, ele faz vários posts com todas as probabilidades de campeões e rebaixados no carnaval e denuncia a "fraude". Quando sai o resultado oficial, ele deleta todos os posts que ele errou e mantém apenas o que acertou. Daí, começa a espalhar a "notícia" da fraude, pois a data do post, antes do resultado oficial, deixa patente que ele "previu". Assim, o perfil ganha fama e milhares de seguidores no Twitter. Qual o motivo da fraude? É que depois o sujeito vende o perfil, pois no "mercado" das redes sociais, um perfil com milhares de seguidores vale um bom dinheiro. Muitas pessoas de dispõem a desembolsar milhares de reais para ter um perfil com vários seguidores. Os organizadores do Twitter estão de olho nesses espertalhões e talvez por isto deletaram o perfil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Horas atrás eu conversei exatamente sobre isso com meu filho. Ele deu a explicação que você comentou e deu alguns exemplos. Eu ia postar sobre isso, talvez use o seu comentário.
      #JSF!

      Excluir
    2. mas o 5 x 0 do julgamento todo mundo sabia e nao era falso.
      vergonha e safadeza tricolor

      Excluir
  11. De fraudes o Fluminenc é especialista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cita uma pelo menos.Se você é mulambos,lá vai 3 de imediato:papeletas amarela,ladrileiro ,José Roberto Wraight ,brasileirão de 87,dois cariocas em um só ano,gol anulado do dodô aos 90 minutos,rebaixamento de 33 ops ihh estourei a cota e pior que tem mais...

      Excluir
    2. Prefere só uma ou posso citar três?

      Excluir
    3. Eu faço...

      1ª Fraude:

      1997- CASO IVES MENDES.

      cronologicamente:

      dezembro de 1996: fluminense rebaixado em campo.

      maio de 1997: a policia federal intercepta ligações de compra de jogos da COPA do BRASIL de 1997( repito: COPA DO BRASIL DE 1997) dos presidente de corinthans e atlético-pr com o presidente da comissão de arbitragem Ives Mendes.

      junho de 1997: a Copa do Brasil acaba e nenhum dos jogos comprados é refeito.

      julho de 1997: Mesmo sem punição a corinthans e atletico, a CBF alega que a lisura do campeonato brasileiro de 1996 ( 1 ano antes) estava em dúvida, mas mantém todos os resultados salvando apenas os rebaixados fluminense e bragantino.

      Agora, meus amigos tricolores, queria que vocês ( principalmente o supremo defensor da moral, guardião máximo da dignidade, Mestre jedi supremo da fidalguia e outras milongas mais Srº Paul) me respondessem essas singelas dúvidas a respeito do fato:

      1. Se a compra de jogos ocorreu na COPA do BRASIL de 1997, porque a CBF foi duvidar da lisura do BRASILEIRÃO DE 1996???

      2. Acreditemos na querela da dúvida mencionada na pergunta 1, pergunto: Se a lisura do campeonato brasileiro de 1996 estava em dúvida logo todos os resultados deste campeonato deveriam ser repensados, concordam??? Então por que todos os resultados foram mantidos e apenas os rebaixados fluminense e bragantino foram "salvos"????


      E ai???? Vão continuar a dizer que não tem culpa de nada???

      Vamos ver até onde vai a HIPOCRISIA dessa gente!!!

      ******************************************************************************************************************************************************************





      Excluir
    4. Caro Marcos Camejo, grato pelo comentário.
      Eu li seu comentário.
      Partindo da premissa de que quase tudo (excetuando as duas últimas frases) que você escreveu seja a expressão da verdade, peço que você leia o que escreveu e aponte qual foi a ação do Fluminense para ser salvo do rebaixamento.
      Repare que você colocou o Fluminense e o Bragantino como beneficiados, mas não citou qual a ação desses clubes para serem salvos.
      Antecipadamente, agradeço
      #JSF!

      Excluir
    5. Eu já suspeitava: querelou, tergiversou, pantominou e fugiu pela tangente.

      Reitero minhas perguntas que não foram respondidas:

      1. Se a compra de jogos ocorreu na COPA do BRASIL de 1997, porque a CBF foi duvidar da lisura do BRASILEIRÃO DE 1996???

      2. Acreditemos na querela da dúvida mencionada na pergunta 1, pergunto: Se a lisura do campeonato brasileiro de 1996 estava em dúvida logo todos os resultados deste campeonato deveriam ser repensados, concordam??? Então por que todos os resultados foram mantidos e apenas os rebaixados fluminense e bragantino foram "salvos"????


      E acrescento esta:


      Receber o dinheiro de um roubo, ainda que não tenha praticado diretamente este, não o torna criminoso também???

      "Estamos tão familiarizados com a hipocrisia que a sinceridade de alguém nos parece um sarcasmo."

      Excluir
    6. Marco Camejo, um pouco mais de ESCOLA é necessário, apresente um texto fundamentado, você agiu como um papagaio repetindo discursos surrados, esperar o que de um fanático envergando o manto sagrado da "Nação" ? Amarildo

      Excluir
    7. Caro Marco, eu escrevi que partindo da premissa que o seu texto era verdadeiro, perguntei:
      - Onde está a ação do Fluminense (e do Bragantino)?
      Simples assim.
      Não vamos perder o nosso precioso tempo.
      Se quiser escreva um artigo e mande para pauloricardopaul@gmail.com
      Publicarei com prazer.
      #JSF!

      Excluir
    8. Anônimo, a velha pantomina de sempre: Flamenguistas são burros e isso e aquilo e aquilo outro...Tem certeza que a alcunha de papagaio é pra mim??

      Excluir
    9. Marco Camejo , não afirmei que todo o flamenguista é burro, insinuei que a maioria é fanática e em consequência desse fanatismo é facilmente manipulada. Amarildo

      Excluir
  12. A questão não é ofensa ou não, a questão é hipocrisia potencializada ao máximo... Você arrota imparcialidade, mas trata um caso que não existe uma verdade absoluta como um torcedor apaixonado, baseando-se em teorias mirabolantes e argumentos forjados no absurdo...O time para o qual torço não é santo e já se envolveu em vários episódios lamentáveis dos quais não tenho o minimo orgulho, assim como Fluminense, Vasco e Botafogo, todavia imaginar que o Flamengo - que após muito tempo em sua história tem uma diretoria formada por pessoas de moral ilibada- na madrugada de sábado para domingo comprou o rebaixamento da portuguesa é forçar muito a barra.

    Que destilar seu ódio pelo Flamengo Srº Paul, faça-o, afinal de contas isso faz parte do lado bom do futebol e o blog é seu, mas faça como torcedor e não como um "Cidadão Indignado", não subestime meu intelecto fazendo vezes de paladino da justiça. O carnaval acabou. É hora de tirarmos as fantasias, esta, Srº Paul, definitivamente não lhe serve: ficou pesada demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marco, ódio pelo Flamengo?
      Tenho familiares e amigos que torcem pelo Flamengo, não tenho nenhum motivo para ter ódio do Flamengo.
      Além disso o nosso alvo é a imprensa manipuladora, essa sim causa imensos problemas ao país, o Flamengo é só o Flamengo.
      Recomendo a leitura das dezenas de artigos que publicamos para que possa entender os nossos objetivos.
      Por derradeiro, o blog está disponível para a publicação de suas opiniões.
      Não vamos perder nosso valioso tempo em conversas que não nos levarão a nada.
      #JSF!

      Excluir
    2. E aí Camejo, tem mais alguma " fraude" do Flu para debatermos?
      Só peço que se esforce mais em sua próxima pesquisa. Quem tem pouco estudo até tem uma desculpa para não fazer isso direito. Como sei que esse não é o seu caso, fica parecendo má fé trazer informaçōes incompletas...
      Marcos Gomes

      Excluir
    3. Ma fé é iludir as pessoas com títulos “bomba” e o conteúdo do artigo ser diferente e tendencioso.

      Rafael

      Excluir
    4. Parece que o "Doutor" Rafael é o dono da verdade, como eu sou um simples mortal me contento em perseguir a verdade; tente entender, é muito simples, jogador suspenso não pode nem aparecer na súmula, o resto é viagem na maionese da mídia manipuladora. Amarildo

      Excluir
  13. Você,Marco Camejo,lembra o indivíduo que se apaixona por uma mulher safada,sabe que ela pula a cerca,mas se toma de raiva quando alguém o alerta sobre os malfeitos dela.O pior que em vez de odia-la,se volta contra quem o alertou.É o amor,parabéns,você ama seu clube acima de qualquer coisa.Admiro pessoas sem preconceito e seja feliz amando seu flamengo,defendendo-o contra todas as evidências

    ResponderExcluir
  14. Prezado Camejo,
    Como você nos chama de hipócritas, isso me daria o direito de chamar-lhe de mentiroso, pois a história que você conta está incompleta. Mas não vou cometer o mesmo erro que você, então direi apenas que você é um pobre desinformado.
    É verdade que o Caso Ivens Mendes se deu na Copa do Brasil de 1997, então, se fosse só isso, você estaria certo em argumentar que não cabia resgatar o Flu da Série B, pois a lisura da Série A de 96 não estava em questão. Mas não foi só isso que aconteceu.
    Ocorre que, embora absurdamente o Corinthians näo tenha sido punido pela compra de resultados, o Atlético-PR foi condenado pelo STJD a 360 dias de suspensão de todas as competições, inclusive do Brasileirão de 97. Isso abriu uma vaga que passou a ser reinvindicada pelo Flu. Como o clube fora o primeiro entre os rebaixados, naturalmente deveria herda-la. Só que a inconformada torcida do Furacão fez manifestações gigantes pela reversão da pena ao clube. O movimento chegou a Brasília, conseguindo até adeptos improváveis como o então ministro Ires Resende e o senador ACM.
    Diante da pressão política, veio a virada de mesa: o STJD, sem nenhuma base jurídica, abrandou a pena do Atl.-PR para apenas 5 pontos a menos no Brão 97. A CBF, para evitar problemas jurídicos com o Flu, numa penada trouxe-o de volta à Série A e, de quebra, o Bragantino, clube querido de seu Vice-Presidente. Então, se a CBF preferiu dar como desculpa esfarrapada que a decisão foi para "dar maior credibilidade aos resultados do Brasileirão 96", não é culpa do Flu.
    Mas você não precisa acreditar em mim, Camejo, basta Ir além do primeiro site que aparece no Google quando faz as suas pesquisas. Aliás, recomendo fortemente que sempre faça isso antes de adentrar em um blog chamando seus participantes de hipócritas.
    Marcos Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. equivoca-se Marcos Gomes, eu acredito em você sim porque 90% do seu post é verdadeiro, eu omiti essa informação sobre o atlético-pr e não menti, pois a punição do atlético não é o cerne de meus questionamentos.

      de novo eu pergunto: o que tem a ver a compra de jogos do atlético-pr na COPA do BRASIL de 1997 com o rebaixamento do Fluminense no BRASILEIRÃO DE 1996???? Não há relação alguma.

      Corinthans e Atlético-pr deveriam ser punidos severamente tendo seus resultados na Copa do Brasil revertidos e suspensos do futebol por 1 ano...A pergunta não é se o fluminense tem culpa ou não, é se ele tem mérito em ter sido "salvo" do rebaixamento e de que forma tal arranjo foi feito...O fato de, em cumprimento a punição do atlético, se abrir uma vaga na serie A não daria direito algum ao Fluminense de ter disputado aquele campeonato.

      A hipocrisia é que vocês foram "salvos" em 96, alçados em 99 e "salvos" novamente em 2013 e ao invés de vestir a carapuça ficam tentando se justificar dizendo que nunca tem culpa de nada.

      Estranhamente, os meandros e pormenores desse caso lembram e muito o atual.

      Excluir
    2. Marcos Gomes esclareceu o fato, mas você se recusa a aceitar, qual o seu problema ? Amarildo

      Excluir
  15. Camejo,
    Discordo de seu ponto de vista, pois omitir uma parte importante de um fato leva o leitor a uma interpretação errônea sobre o mesmo. Se isso é feito de forma intencional, é sim uma mentira.
    No caso, a suspensão do Atl-PR por um ano é sim um fato relevante, pois ela abriu uma vaga na Série A de 1997. E se abriu, quem deveria preenche-la? O Fluminense, claro! No nosso dia-a-dia, todos concordamos que quando alguém é desclassificado, o candidato melhor posicionado deve herdar sua vaga, por que então com o Flu deveria ser diferente? O mérito do Flu na situação foi ter alcançado uma colocação que o tornava apto a reinvindicar a vaga aberta, com toda justiça. O que não foi justo foi não punirem o Corinthians com um ano de suspensão (dando a vaga por direito ao Bragantino) e ainda reverterem a punição do Furacão.
    Pergunto então: se até você admite que Corinthians e Atl-PR deveriam ser suspensos pela fraude, quem então deveria herdar as vagas do Brão 97? Se você disser algo diferente de Fluminense e Bragantino, terá de construir uma argumentação muito convincente para que creiamos que não seja por simples ódio ao Flu, ódio esse que você diz nutrirmos pelo Fla.
    Marcos Gomes.

    ResponderExcluir
  16. Camejo,
    Respondendo a outro de seus questionamentos, o de que o Flu "foi alçado" em 99.
    Como se pode ser alçado em um campeonato com 116 clubes em que não havia divisōes? Você bem sabe que os módulos não correspondiam a divisōes, mas a grupos classificatórios dos quais sairiam os clubes que disputariam as oitavas de final. Então qual a obrigação que o Clube dos 13 tinha de organiza-los obedecendo unicamente a classificação final de 1999 nas 3 divisões da CBF? Nenhuma! Aliás, se fizesse isso, teria problemas como arranjar Botafogo e Gama, que foi justamente o que impossibilitou a CBF de organizar o campeonato daquele ano. Então o critério foi unicamente o convite. Sendo assim, qual o problema do Fluminense, um dos integrantes do Clube dos 13 e que atrairia audiência, ser convidado para integrar o módulo principal (o Azul)? O Flu tirou o lugar de alguém com isso? Veja que isso foi muito menos injusto do que o mesmo Clube dos 13 fez na Copa União de 1987(tão cara a vocês). Naquela ocasião, os grandes Santos, Vasco e Botafogo não tinham desempenho esportivo em 86 para estar entre os 16 do módulo principal, mas foram convidados, enquanto Guarani (2º colocado) e América-RJ (4º) ficaram de fora. Os rubro-negros não só acham isso justo, como também que os excluídos não tivessem direito a disputar o título nacional. Tanto que se recusaram a jogar com Guarani e Sport um quadrangular decisivo. Pelo menos na JH todos tiveram a chance de ser campeão!
    Mas voltando a 2001. Terminada a JH, que critérios a CBF usaria para organizar o campeonato de 2001? Veja que na JH não havia critérios para ascenso e descenso para 2001, aliás, nem podia haver. Sendo assim, se a CBF simplesmente voltasse à classificação de 1999, teria novamente problemas com o Gama e Botafogo, além de ter de colocar o São Caetano, Vice-campeão da JH, na 2ª Divisão - um contrassenso. O que fazer? A CBF optou por repetir o que fizera em 1988: organizou uma 1ª Divisão inchada em que colocou os integrantes do módulo Azul e mais alguns clubes para não ter problemas, como o próprio S. Caetano. Injusto? Não se você considerar que ela estava diante de um recomeço e se fizesse diferente poderia ter problemas com a Justiça, o que travaria novamente o Campeonato.
    Veja que não estou dizendo com isso que o Flu não se beneficiou por jogar o módulo principal da JH, ao invés da Segundona de 2000. Mas seu desempenho esportivo entre os clubes mais fortes (terminou em 3º no módulo) mostra que, se houvesse uma 2ª Divisão em 2000, ele certamente venceria, estando apto a jogar a 1ª em 2001. Seria justo então que, sem ser o causador do imbróglio de 2000, o Flu tivesse seu retorno à elite retardado?
    Mais uma vez, te lanço um desafio: propor uma solução justa e factível para a organização do Campeonato de 2001. Veremos se você é capaz de sair do lugar comum da maioria dos flamenguistas, que pensa: "qualquer uma, desde que o Flu estivesse na Segundona!".
    Marcos Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Gomes - post 1: "No caso, a suspensão do Atl-PR por um ano é sim um fato relevante, pois ela abriu uma vaga na Série A de 1997. E se abriu, quem deveria preenche-la? O Fluminense, claro! "

      Amigo, o fluminense foi rebaixado em 1996 e o atlético-pr perderia sua vaga em 1997 por ter fraudado jogos na COPA DO BRASIL DE 97, por favor, acompanha a minha argumentação:

      1. Fluminense rebaixado no brasilerão de 1996.

      2. meses antes do brasileirão de 97 o atlético-pr compra jogos da copa do brasil deste ano.

      3. por punição o atlético perderia sua vaga na serie A.


      dados esses tres preambulos friso outra passagem sua:

      'No nosso dia-a-dia, todos concordamos que quando alguém é desclassificado, o candidato melhor posicionado deve herdar sua vaga, por que então com o Flu deveria ser diferente? O mérito do Flu na situação foi ter alcançado uma colocação que o tornava apto a reinvindicar a vaga aberta, com toda justiça."


      você usa termos como "o candidato melhor posicionado", "o mérito do flu foi ter alcançado uma colocação.." e "...justiça."

      Cara, relembre: teu time fez uma campanha ridicula, não alcançou nada, não teve mérito algum e não há nenhuma justiça nisso, a unica coisa que o fluminense alcançou com mérito e justica em 1996 foi um lugar na segunda divisão de 1997. O resultado do Fluminense no brasileirão de 1996 foi ser rebaixado à serie B de1997.

      Não há relação de justiça, tampouco de mérito entre o fato do atletico ter roubado na copa do brasil de 97 e o fluminense ter sido rebaixado em 1996 simplesmente por que o roubo do atlético não foi o causador do rebaixamento do flu... que disputassem o campeonato com dois a menos ( sem atletico e corinthans) ou que subissem não apenas União são joão e américa de natal, mas também Nautico e Londrina, respectivamente 3º e 4º da serie B de1996, esses sim que seriam "os candidatos melhor posicionados" que alcancaram o mérito e o direito de reivindicarem uma vaga no lugar de atletico e corinthans.

      A verdade é que o clube dos 13 não gosta de ter seus membros fundadores rebaixados e quando surgiu a oportunidade salvaram o fluminense.

      Excluir
  17. Camejo,
    Finalmente você deu a resposta que eu esperava sobre quem deveria herdar a vaga de Atl-PR: qualquer um, menos o Fluminense, prova cabal de que seu raciocínio é todo orientado pelo ödio ao Tricolor das Laranjeiras. Se você acha que o Fluminense não teve mérito e por isso não deveria ser convidado a ppreencher uma vaga aberta, por coerência deveria defender que o Fla devolvesse o título da Copa do Brasil de 2006. Caso nao lembre, seu clube não alcançou mérito desportivo para se classificar para aquela competição e entrou como mero convidado.
    Marcos Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para não parecer que fui injusto com o Camejo, explicarei o porquê disse que seus comentários são movidos pelo ódio ao Flu, e não pela razão.
      Primeiramente, ninguém duvida que o desempenho esportivo do campeão da Série A pode ser considerado superior ao do vencedor da Série B. Mas tirando essa comparação, outras começam a ficar mais difíceis de se fazer, principalmente quando se compara a parte de baixo da tabela da Série A com a de cima da Série B. Por exemplo, o 1º colocado da Série B é superior ao último da Série A? A maioria dirá que sim. E o 2º da B é melhor que o penúltimo da A? E o 3º da B em relação ao antepenúltimo da A? Percebem como essa comparação vai ficando cada vez mais nebulosa?
      Vamos então à classificação final das Séries A e B de 1996. Na divisão principal, Fluminense foi o penúltimo e o Bragantino o último. Na Segundona, os 4 primeiros foram União S. João, América-RN, Náutico e Londrina. Estava previsto que os dois últimos da Série A cairiam e os dois primeiros da B subiriam. Só que aí o Atl.-PR foi punido com suspensão de um ano, o que o deixaria de fora do Brão 97. O que fazer com a vaga aberta?
      Camejo sugere duas alternativas. A primeira é que se jogasse a Série A com dois clubes a menos. Como se apenas um havia sido excluído? E mesmo que o Corinthians também tivesse sido, isso seria prejudicial aos clubes, patrocinadores e emissoras, que teriam menos faturamento com bilheteria, exposição de marcas, transmissão, etc. Lembrem-se que naquela época a Série B era um campeonato maldito, sem apelo comercial algum. Sendo assim, a proposição do Camejo é completamente fora de propósito para a época.
      A alternativa que ele apresenta era promover o 3º e 4º colocados da B, para recompor 24 clubes na 1ª Div. Mas, de novo, só o Atl.PR fora excluído, então a sugestão fica valendo só para a substituição desse clube pelo América-RN (3º da B), em detrimento do Flu. Mas pergunto: é absolutamente claro que o clube de Natal tinha desempenho esportivo ou merecimento maiores que os do Flu? A resposta é não! Então se essa questão era nebulosa, que critério utilizar para escolher o time que preencheria a vaga do Atl.-PR? Se não havia critério definido, por que não escolher o clube que tornaria a Séria A mais atrativa economicamente com sua participação? Mas o Camejo teima em dizer que isso foi uma tremenda injustiça . E qual o argumento dele? Apenas o dos bebedores da cerveja Schin: “porque sim!”. Ou seja, sua motivação oculta parece ser a frustração de não ter visto o Flu jogar a Série B em 97.
      Mas vejam que não estou dizendo que não houve virada de mesa em 1997 e que nela o Flu não foi beneficiado. Foi beneficiado sim, mas não foi ele quem virou a mesa. Por que levou a culpa então?
      Ocorre que Ricardo Teixeira decretou o inchaço da Série A, sem dar nenhuma declaração à Imprensa. Simplesmente assinou a resolução e foi viajar. Mas as pessoas queriam uma explicação para isso. À mídia não interessava dizer que era um arranjo para abafar um caso de corrupção no futebol, pois isso desvalorizaria seu produto. Aí o imbecil do Presidente do Flu cometeu o maior pecado da história do clube. Enquanto dava entrevista sobre o caso, lhe trouxeram uma garrafa de champanhe, que ele estourou diante das câmeras. Pronto, lá estava a explicação que todos queriam - foi uma armação do Flu!
      Terminando, peço desculpas aos leitores por esse longo texto. Só que achei que valia a pena investir um pouco de tempo nessa explicação. Torcedores que se deixam cegar pela paixão clubística, como faz o Camejo, tendem a associar as situações de 1997 e 2013, em que o Flu não foi rebaixado, como a de um criminoso que escapou de cumprir sua pena. Houve sim um criminoso em 1997, aliás, dois, mas nenhum deles foi o Flu. De novo, há fortes indícios que houve outro crime em 2013, só que mais uma vez não interessa à Imprensa apurar o caso. Nós só não queremos que de novo nosso clube leve a culpa injustamente.
      Marcos Gomes.

      Excluir
    2. Ódio??? Primeiro: não acrescente palavras ao meu texto. Eu não disse que qualquer um poderia herdar a vaga, disse que o fluminense não teria qualquer direito à vaga por que o roubo do atlético e do corinthans aconteceu um ano depois e em outra competição e que os resultados obtidos pelo fluminense em 96 não o credenciaram a permanecer na serie A, visto que continuara rebaixado até junho de 1997, também disse que, se ambos fossem punidos, Náutico e Londrina deveriam herdar as vagas...Veja bem: da mesma forma que me acusas, erroneamente, de preterir o fluminense motivado por um certo ódio, você o inclui motivado pelo amor e não pela razão...


      Noutro ponto, não misturemos alhos com bugalhos: O flamengo não foi "convidado" a participar da copa do brasil de 2006, ele já tinha direito adquirido por ser o terceiro do ranking da CBF e sua participação foi efetivada em regulamento, como segue:

      REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL DE 2006:

      Art. 2o. – São os seguintes os critérios de participação dos 64 clubes na Copa:

      I – Participarão da Copa os 10 primeiros clubes posicionados no Ranking da CBF atualizado após o encerramento dos campeonatos nacionais de 2005, uma vez excluídos os clubes que disputarão a Copa Libertadores de 2006, promovida pela Confederação Sulamericana de Futebol.

      II – Participarão da Copa os 54 clubes oriundos dos certames estaduais e do Distrito Federal de 2005, obedecida a seguinte distribuição de vagas por estado, considerando-se o Ranking da CBF aplicado aos estados e ao Distrito Federal:


      Art. 3o. – A Copa será disputada pelos clubes relacionados abaixo:



      a) Oriundos do Ranking da CBF:

      1. Grêmio Football Porto Alegrense RS
      2. Club de Regatas Vasco da Gama RJ
      3. Clube de Regatas do Flamengo RJ
      4. Clube Atlético Mineiro MG
      5. Cruzeiro Esporte Clube MG
      6. Santos Futebol Clube SP
      7. Fluminense Football Club RJ
      8. Botafogo de Futebol e Regatas RJ
      9. Guarani Futebol Clube SP
      10. Coritiba Football Club PR

      Observação: Não considerados os clubes Corinthians/SP, São Paulo/SP, Palmeiras/SP e Internacional/RS, os quais
      disputarão a Copa Libertadores de 2006.

      (...)

      fonte: http://www.futebolnarede.com/campeonato/copa-do-brasil/regulamento-2006.php

      Meu amigo, não se premia a incompetência, ao dizer que seu clube MERECEU permanecer na serie A por que outro clube 1 ano depois e em outra competição fraudou jogos que em nada influenciaram na incompetência tricolor você está agindo com paixão clubistica e procurando argumentos no vazio pra tentar tornar justa uma armação.

      Eu não sou hipocrita em dizer que se fosse o Flamengo no lugar do Fluminense a coisa não aconteceria da mesma forma, como disse antes: o clube dos 13 não gosta de ter seus membros na segunda divisão, mas uma coisa é o clube se meter nesse tipo de armação, outra é eu, como torcedor, aceitar isso e ainda tentar achar justiça.

      O que torna a situação tricolor estranha é que em três oportunidades o Fluminense foi "salvo" de disputar a segunda divisão.


      Espero ter encerrado esse tópico (1996) para que possa comecar a debater 1999.


      Excluir
  18. Camejo,
    Sobre 1997:
    Como o Cel. tem demorado a publicar os comentários nos últimos dias, quero crer que quando você enviou o seu, ainda não havia aparecido a minha mensagem de 10:34. O que escrevi lá já responde bem a seus questionamentos.

    Sobre o convite ao Fla na CB 2006:
    Eu já havia ouvido isso diversas vezes e encontrei a confirmação em alguns sites, inclusive um flamenguista. Veja:
    http://www.flamengolove.com/2013/11/rumo-gloria-1.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol_de_2006

    Sobre 1999:
    Sobre esse assunto eu já discorri em minha mensagem de 08/03, às 13:41. Se discorda do meu ponto de vista, está no seu direito de argumentar.
    Marcos Gomes.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu já havia ouvido isso diversas vezes e encontrei a confirmação em alguns sites, inclusive um flamenguista. Veja:
      http://www.flamengolove.com/2013/11/rumo-gloria-1.html
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol_de_2006"

      Meu amigo, você percebeu o link que eu postei(http://www.futebolnarede.com/campeonato/copa-do-brasil/regulamento-2006.php) este site traz o regulamento da competição e pra corroborar minha informação posto outro site conhecido por trazer artigos antigos sobre futebol: http://www.campeoesdofutebol.com.br/ranking_cbf05.html

      Perceba que nos dois links constam o flamengo como 4º do ranking e esse link que você postou, independente de estar em blog do flamengo, é uma cópia do que esta na wikipédia sobre a copa do brasil de 2006 que pode ser editado por qualquer um, veja o original da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol_de_2006 e perceba que intencionalmente o sujeito editou o assunto, pois o texto diz que foram dez clubes, mas são elencados apenas nove, outrossim, um outro fato torna inverossímil a informação, pois o Flamengo é preterido de um ranking em detrimento de clubes como Guarani e Coritiba. Basta uma olhadela mais atenta pra se ver que essa informação " O flamengo foi convidado a partipar da CB de 2006" é mais uma lenda, igual a do rebaixamento de 33 e outras milongas mais...


      Por fim: podemos comecar 1999???

      Excluir
  19. Vamos organizar nosso debate então, Camejo:
    Sobre 2006, vou aceitar o seu argumento de que os sites que apresentou são mais confiáveis. Eu só havia aceito a informação do Wikipedia porque a vi corroborada por um site de fãs do Flamengo. Lamentável que eles o tenham feito sem checa-la. Entretanto, o fato do Flamengo ter entrado na CB 2006 pelo ranking da CBF e não pelo desempenho no estadual anterior, em que seu desempenho foi pífio (8º lugar), levanta um ponto interessante: o que o desempenho histórico de um clube pode ser um critério justo para participar de uma competição.
    Sobre 1997, vejo que realmente é inútil prosseguir o debate, pois temos posições irreconciliáveis. Embora concordemos que Atl-PR e Corinthians deveriam ser punidos com um ano de suspensão pela fraude na CB97, ficando portanto excluídos do Brão 97, discordamos sobre quem deveria herdar as vagas . Eu continuo achando que o Flu era o candidato mais natural, enquanto vc sustenta que seria o Náutico. Como não havia critério definido em regulamento, escolheu-se o Flu. Injusto? Depende do ponto de vista. Injusto mesmo é dizer que o Flu foi culpado por uma "virada de mesa" que na verdade ocorreu para abafar o caso Ivens Mendes.
    Sobre 1999, repito que já dei minha opinião em mensagem de 08/03. Não sei o que te está impedindo de dar a sua. Faça-o e podemos debater esse ponto também.
    Marcos Gomes

    O fato de não concordarmos sobre 1997

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.