JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 21 de março de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: POR QUE O CASO HEVERTON NÃO PEGA FOGO? - MARCOS GOMES



Prezados leitores, um novo artigo sobre o "Escândalo do Brasileirão 2013": 

"O Escândalo do Brasileirão: Por que o caso Heverton não pega fogo?
A semana se iniciou com uma declaração bombástica de Felipe Andreoli sobre o caso Heverton. Ao vivo, no Programa “Jogo Aberto” da Band, o apresentador dava conta de que o Flamengo estaria envolvido até a medula no imbróglio. Entretanto, mais uma vez, ao invés de presenciarmos uma explosão de proporções apocalípticas no meio esportivo, não se ouviu mais que um pequeno traque, desses que denunciam que dentro das fraldas algo está sujo...
Estranho que em poucos dias o noticiário político tenha entrado em combustão com uma suspeita de corrupção na Petrobras, mas em três longos meses o explosivo caso Heverton não tenha incendiado o meio esportivo.
Quem tem conhecimentos básicos sobre como se dá uma combustão, sabe que para ela ocorrer são necessários uma fonte de ignição, o combustível em si e o ar para queimá-lo. A falta de qualquer um desses três elementos fará com que nada aconteça. No imbróglio envolvendo a escalação suspeita do suspenso Heverton, estamos diante de uma bomba incendiária que não detona de jeito nenhum. Nela parece que temos bastante combustível, indícios que surgem como fontes de ignição, mas falta o ar para iniciar o processo.
Sim, prezados, a Imprensa sistematicamente tem abafado a mistura explosiva do caso Lusagate sob o manto do silêncio. Aos que se recusam a acreditar nisso, apresento um breve retrospecto de alguns “lapsos” que a Imprensa tem cometido nesses últimos 103 dias. Como um grande quebra-cabeça, nenhum deles sozinho mostra nada, mas quando reunidos e unidos coerentemente formam uma imagem. E o que se vê não é nada bonito:
-06 e 07/12/13: 4 importantes sites esportivos anunciam que André Santos não poderá jogar contra o Cruzeiro por ter sido suspenso pelo STJD. Sábado à noite o jogador entra em campo e o Flamengo fica sujeito à punição, mas ninguém fala nada sobre isso até a noite de 3ª feira.
-07/12/13: Durante a transmissão do jogo Flamengo x Cruzeiro pela Radio Tupi, um repórter noticia uma discussão no vestiário rubro-negro envolvendo Paulo Pelaipe. O pivô do bate boca: a escalação irregular de A. Santos. Diversos ouvintes confirmam isso. Mas até hoje a Radio Tupi não fala sobre o assunto, nem disponibiliza a gravação do jogo. 
-07/12/13: Após o jogo do Flamengo, o site Lusanews acrescenta um parágrafo a seu post do dia. Nele dá conta que Heverton teria condições de jogo e que seguiu com o time para a concentração. Até hoje ninguém da Imprensa foi averiguar questões simples como se de fato houve uma concentração, a que horas Heverton teria seguido para ela e quando o treinador Guto Ferreira definiu os jogadores escalados.
-10 a 27/12/13: a Mídia faz grande alarde dizendo que o Fluminense será salvo no tapetão pela perda de pontos da Lusa, quando a tabela mostra que quem estava sendo salvo era o Flamengo.
-19/12/13: noticia-se o vazamento de e-mails trocados entre diretores do Flamengo e seu advogado, Michel Assef Fº. O foco é a irritação do advogado com a nota do clube repudiando a decisão do STJD. Nenhuma ênfase é dada à sua declaração de que, se não fosse o erro da Portuguesa, era o Flamengo a ser rebaixado.
-15/1/13: Uma repórter do Canal-Puc fura a blindagem da grande Imprensa e entrevista A. Santos na saída de um jogo beneficente. O jogador declara que sabia de sua punição, mas jogou por orientação de seu supervisor, Sérgio Helt. Mas em 03/02, quando entrevistado no programa “Bem, Amigos”, o atleta diz não saber de nada. Nunca foi questionado sobre o motivo de ter mudado a sua versão.
-18/1/14: o Dr. Heraldo Panhoca, maior especialista brasileiro em direito desportivo, concede longa entrevista ao SporTv. Dentre várias declarações impactantes, diz que na noite do sábado, 07/12/13, todo o mundo desportivo já sabia que o Flamengo perderia 4 pontos pela escalação irregular de A. Santos. A Globo não deu repercussão à entrevista. O site do SporTv disponibilizou apenas um fragmento da mesma. Nele não se toca no assunto.
-27/1/14: o Promotor Roberto Senise afirma haver indícios de que pessoas dentro da Portuguesa podem ter levado vantagem econômica com a escalação irregular de Heverton. Os principais sites esportivos se veem obrigados a noticiar a declaração, mas rapidamente o assunto perde destaque. Ninguém da Imprensa se interessa em investigar para dar o "furo” sobre quem seria o corruptor.
-11/3/14: a coluna “Radar On-Line” noticia que, numa atitude suspeita, os jogadores da Lusa receberam parte dos atrasados em dinheiro vivo no domingo, ainda no vestiário da partida contra o Grêmio. Poucas horas depois o site muda sua versão, dizendo que o pagamento foi feito na semana do jogo, sem precisar em que momento ele ocorreu.
-17/3/14: o apresentador Felipe Andreoli declara no programa “Jogo Aberto” da Band que tem informações de coxia de que a escalação irregular de Heverton foi fruto de um acerto entre Flamengo e Portuguesa. Apesar de afirmar que não se tratava de brincadeira, a Imprensa não repercute a declaração bombástica. A própria Band omite o “furo” no site do programa.
Não bastassem tantos “lapsos” nesses três meses da fatídica escalação de Heverton, nenhum dos órgãos de Imprensa conseguiu dos principais envolvidos uma entrevista exclusiva sobre o caso. Se ao menos a tivessem pedido e obtido uma recusa, certamente fariam questão de noticiar o fato. Mas não era necessário tanto para retirar o Flamengo definitivamente da lista de suspeitos por comprar a Lusa. Bastava obter respostas para duas perguntas:
a) Quando exatamente Heverton foi escalado para a partida contra o Grêmio? Se foi antes de A. Santos entrar em campo, isso isenta completamente o clube da Gávea.
b) Em que momento a Diretoria do Flamengo se deu conta de que o clube poderia ser punido? Caso tenha sido só depois da escalação de Heverton, isso também já seria o suficiente.
Mas se as respostas a essas duas perguntas seriam tão conclusivas, por que elas ainda não foram feitas? E por que outras tantas também não o foram, como quem bancou as escalações irregulares nos dois clubes e por quê? Se há interesse do público e não há nada a esconder, por que as perguntas não são feitas? A quem interessa esse papel que a Mídia brasileira está fazendo? Certamente ao grande público é que não!
Com a palavra a Imprensa e os flamenguistas que adoram frequentar esse blog.
Marcos Gomes".

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. Algumas dúvidas:

    1. Porque os tricolores não gostam da opinião de Mauro Cesar Pereira, Juca Kfouri, Renato Mauricio Prado, Rizek e outros que são jornalistas esportivos respeitados e atuam há décadas, mas adotaram a opinião de um comediante fazendo um bico de apresentador de programa esportivo como verdade absoluta??? Será porque simplesmente os primeiros falam contra o fluminense e este último falou algo a favor???


    2. Porque os tricolores afirmam com certeza absoluta que o flamengo na madrugada de sabado pra domingo comprou a portuguesa, mas sequer desconfiam que seu time- que teve dias pra supostamente tramar tudo- esteja envolvido??? o que difere a idoneidade do flamengo para a do fluminense???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Você sabia que Juca Kfouri NÃO é formado em jornalismo, mas Felipe Andreoli SIM! Além disso, Felipe entrou na Band para fazer parte da equipe de jornalismo, advinhe, ESPORTIVO! Ele apresentou DOIS programas esportivos e mantêm um esquete de humor e esportes na internet. Seu pai, Luiz Andreoli, apresentou até, pasmem, o Globo Esporte e o Esporte Espetacular. Mas, claro, ele faz parte do CQC, então é mentira. Detalhe, o chefão da Sky, que pode tirar do ar a ESPN, por exemplo, é um tal de Bap. Advinhe na diretoria de que clube rubro-negro ele se enfiou?

      2. Vejamos, pq desconfiar do framengo e não do Fluminense? Não seria mais fácil comprar o Coritiba para o Flu? Vejamos, Vasco tinha grandes chances de perder, o Flu encarava o Bahia já sem objetivos e, feito esses dois resultados, o único caso de risco era a vitória do Coxa. O time paranaense tinha dívidas como a Lusa, tinha jogador irregular pronto para ser escalado e fuder tudo, tinha contatos profundos com o Flu, inclusive o Ximenes saiu, em dezembro, de lá para o Tricolor. Já o framengo, após a lambança de sábado, não fosse o "erro" da Portuguesa, estaria 100% REBAIXADO. Isso é um FATO. Se a Lusa não escalasse o Heverton o framengo JOGARIA A SÉRIE B! Não tem como NENHUM framenguista NÃO admitir isso!

      Excluir
    2. 1) Respeitados?? Por quem? Conheço um sem número de pessoas que não tem qualquer respeito pelos nomes citados.
      Eles são PRESTIGIADOS. Há uma grande diferença...

      2) Ninguém afirma com certeza absoluta que o Flamengo comprou a Lusa. E nem tira Flu, Vasco, Coritiba e Criciúma da lista de suspeitos.
      O que não há dúvida é que:
      a) o Flamengo foi o principal beneficiado, pois seria o clube rebaixado se não ocorresse o "erro" da Lusa;
      b) o para lá de suspeito silêncio da imprensa entre sábado e domingo colaborou para que o "erro" da Lusa ocorresse e favorecesse o Flamengo;
      c) a maior parte da imprensa optou pela operação abafa e não cita o Flamengo como favorecido e nem suspeito;
      d) conforme comprovado matematicamente, entre todos os suspeitos, era o Flamengo o clube que reduziria de forma mais expressiva sua possibilidade de rebaixamento com a conclusão da rodada de domingo (de 41% para 7%).
      e) todos indícios colocam o Flamengo como o principal suspeito do provável acordo para que a Lusa cometesse o "erro".

      O Flamengo é sim o principal (não o único) suspeito dessa compra.

      Queremos que o responsável, seja ele quem for, seja punido.
      Por isso cobramos INVESTIGAÇÃO.

      Excluir
    3. Camejo,
      O problema é que os " jornalistas" que vc citou não agiram com isenção ao atacar o Flu pela perda de pontos da Lusa e ao ridicularizarem a hipótese da Lusa ter sido comprada. Também ninguém aqui "adotou a opinião" do Andreoli, mesmo porque ele não disse que era uma opinião, mas uma informação de coxia que ele obteve. A opinião que vi a maioria dos tricolores defenderem é que se o Andreoli diz ter uma informação dessas, a Imprensa deveria se interessar em investigar e ele deveria ser chamado pelo MP-SP para depor.
      2- A maioria dos tricolores não afirma com certeza absoluta que o Flamengo é culpado, mas acha-o o principal suspeito e por isso pedimos investigação. Se no final o Flu é que for culpado, paciência. Preferimos ter um eventual erro de nossa Diretoria ou patrocinador comprovado do que viver com mais uma culpa fantasiosa de virada de mesa nas nossas costas.
      Estranha é a posição da maioria dos flamenguistas que frequentam esse blog. Eles dizem acreditar que o Flu é o culpado, mas não se mobilizam pedindo investigação. Se cressem mesmo, fariam de tudo para nos ver na Série D. Como não fazem, fica parecendo é que querem tranferir a culpa para o Flu no grito e deixar por assim mesmo. Uma posição nada ética essa!
      Marcos Gomes.

      Excluir
  2. Respostas para as dúvidas do Marco Camejo.

    1) Não considero as pessoas que você citou como jornalistas. Quem exerce corretamente esta profissão investiga seriamente antes de fazer pilhéria e chacota. Não compro jornal pra ler que quem acredita na versão X ou Y crê em Papai Noel ou disco voador.

    Os fatos estão surgindo e desmentindo quem nos ironizava:

    a) Promotor Senise já sabe que alguém da Lusa levou algum pra beneficiar alguém.

    b) Escândalo financeiro BANIF x DA LUPA.

    c) Jornalista torcedor da Portuguesa, cheio de contatos no clube (o pai do Felipe Andreoli é Luiz Andreoli, conhecido jornalista esportivo) contou que houve combinação Gávea x Canindé pra salvar o time do rebaixamento.

    2) É fato consolidado que a antiga direção da Lusa sabia que Heverton estava suspenso e mesmo assim foi adiante. Por amor ao Fluminense, é que não foi, já que os lusitanos não perdem nenhuma oportunidade de agredir o Fluzão e proteger o parceiro/cúmplice flamengo (inclusive agradecendo o advogado emprestado).

    Até no patrocínio da Tabacow sobrou piadinha contra os Tricolores. Segundo os lusitanos, somos os Reis do Tapetão e a imagem de todo mal que existe na face da Terra.

    Se quisesse comprar o “descuido” da Portuguesa na semana antes da última rodada, o Fluminense deveria se precaver também em outros pontos, como subornar o Bahia, o Vasco, o Coritiba, etc. o que tornava impossível a missão.

    Para o urubu, bastava "combinar" com a Lusa, que seu problema estaria resolvido. Problema que surgiu na noite de sábado, na escalação acidental do André Santos.

    Para quem está atolado em dívidas, bastam poucas horas e telefonemas pra acertar tudo. E se forem parceiros antigos, tudo fica muito mais confiável, podendo até pagar no mês seguinte, pra não chamar atenção.

    O problema é que o nariz cresce e a gente acaba pegando mentiroso.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.