JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 27 de março de 2014

OS CORONÉIS BARBONOS, UM MOVIMENTO ÚNICO NO MILITARISMO BRASILEIRO


Prezados leitores, o nosso primeiro artigo foi postado no dia 30 de setembro de 2007, isso no blog original (http://celprpaul.blogspot.com) , onde postamos milhares de artigos. 

"PRO LEGE VIGILANDA (Para a vigilância da lei). 
198º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DA DIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DE POLÍCIA 
“O RESGATE DA CIDADANIA DO PM” 
“GRUPO DOS BARBONOS (Link)”

Nele transcrevemos a Carta dos Coronéis Barbonos, um grupo composto por Coronéis PM do serviço ativo e que ocupavam funções de grande importância na estrutura da Polícia Militar.
Na época o organizador desse blog, que nada mais é do que um desdobramento do blog original, exercia a função de Corregedor Interno.
O Coronel PM Esteves era o Diretor Geral de Finanças e o Coronel PM Vivas era o Diretor Geral de Apoio Logístico, citando dois exemplos.
Não conhecemos na história do militarismo do Brasil uma mobilização semelhante a dos Coronéis Barbonos, pois a regra é que os Coronéis que estão no comando sejam solidários aos governantes, isso para não perderem suas funções e suas gratificações.
Salvo melhor juízo, o movimento é único na história do militarismo no país.
Por favor, solicitamos que caso alguém conheça um movimento semelhante nos informe.
Apesar de ser um blog favorável à PMERJ e aos Policiais Militares, sendo desfavorável ao governo em incontáveis artigos, o organizador se manteve como Corregedor Interno e blogueiro até o dia 25 de janeiro de 2008, quando foi exonerado.
Sim, foi uma luta de resistência, pois várias vezes vozes da Secretaria de Segurança "aconselharam" o fim do blog, sobretudo em razão da função exercida pelo organizador.
As represálias vieram e foram muitas, mas o blog sobreviveu e gerou outros blogs.
As postagens só foram interrompidas por motivo de saúde e em virtude das prisões do organizador, mas podemos afirmar que foram quase seis anos de atividade, descontando as interrupções.



O grupo dos Coronéis Barbonos se dissolveu, faltou apoio dos Oficiais e dos Praças, isso é fato.
Os Barbonos ficaram no passado.
O organizador desse espaço escreveu um livro para que a história não se perdesse e continuou lutando, como comprovam os atos realizados e os atos que participou, todos retratados nos blogs.
Outro livro será publicado, ainda esse ano, com idêntico objetivo, ou seja, que a história não se perca, sobretudo a luta dos Bombeiros Militares.
Nesse ponto você que é nosso leitor desde as primeiras linhas esteja se perguntando:
- Tudo isso é sabido, por que contar mais uma vez?
A resposta pode ser dada através de um dito popular: o tempo é o senhor da razão!

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.