JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 27 de março de 2014

O PERIGO DA INVESTIGAÇÃO MANIPULADA, A IMPRENSA E O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO




Prezados leitores, não cansamos de repetir que esse espaço democrático é prioritariamente destinado aos fatos relacionados com a segurança pública, sendo o Rio de Janeiro o cenário principal. Em segundo plano, tratamos de temas políticos, ainda tendo o Rio como o foco prioritário e, raramente, tratamos de outros temas, via de regra de forma superficial.
Em dezembro de 2013 esse equilíbrio foi rompido com a inclusão do futebol, um tema que assumiu a vanguarda das discussões, primeiro pela gravidade dos indícios do fraude e ainda por envolver grandes clubes do futebol carioca como possíveis suspeitos.
No desenrolar dos artigos sempre afirmamos que o futebol deixaria de frequentar o nosso espaço e que só estava frequentando pois envolvia algo fascinante: a arte de investigar.
Investigar é algo apaixonante, a começar pela pesquisa científica que tantos benefícios trouxe para a população mundial.
Não importa a extensão do que se investiga, a investigação sempre nos envolve, pois é próprio da natureza humana descobrir a verdade sobre os fatos, desvendar o desconhecido.
Diante dos incontáveis leitores que passaram a fazer parte da investigação sobre a última rodada do Brasileirão 2013, em vários artigos alertamos para uma armadilha que prende todo investigador inexperiente e, quase sempre, impede o seu sucesso na investigação: a formação de uma opinião prévia.
O investigador que diante de um fato forme de imediato uma opinião, ele está bem perto de não chegar a verdade, o que só ocorrerá se ele tiver uma bola de cristal ou se der muita sorte no palpite.
Infelizmente, investigadores profissionais incorrem nesse erro, presenciamos isso várias vezes na nossa vida profissional, quer seja por culpa, quer seja por dolo.
Sim, um investigador pode errar na sua avaliação, mas ele também pode conduzir a investigação para que ela se encaminhe para o resultado que ele previamente determinou.
Pior, conduzir uma investigação não é difícil, quem tem experiência profissional na área conhece muito bem essa verdade.
Como para a imprensa também é muito fácil manipular a opinião pública na direção que for favorável aos interessados.
Nós voltamos a esse tema não só pela insistência da imprensa em blindar o Flamengo, uma preocupação que já chegou ao exagero, considerando que o Flamengo pode não ter nenhuma participação no "Escândalo do Brasileirão 2013", portanto, o melhor era a imprensa apoiar as investigações, mas sobretudo em virtude do que temos lido nos comentários que postamos nesse blog.
É assustador como alguns comentaristas pegam uma notícia e em cima dela criam toda uma teoria, isso no intuito de defender seu clube de coração, não se importando em verificar se a notícia é verdadeira ou não. Esquecem que o papel aceita qualquer coisa que se queira escrever e o monitor aceita qualquer coisa que se queira digitar, seja uma verdade ou seja a mais absurda mentira.
Diante desses fatos, sugerimos aos que realmente querem investigar (muito demonstraram que querem) o que ocorreu no caso do Brasileirão que busquem pegar os fatos, só o que for comprovável e a partir daí busque relacioná-los entre si para que possa formar uma opinião sobre o que pode ter ocorrido, sem a interferência de ilações.
Salvo melhor juízo, o ponto de partida deve ser o julgamento dos jogadores André Santos e Heverton, pois antes de confirmadas as suspensões, nenhum clube poderia tentar se beneficiar com as escalações irregulares.
Isso é óbvio, se a possibilidade da fraude está exatamente na escalação irregular do jogador Heverton, primeiro isso tinha que se tornar uma realidade.
Sim, sabemos que pode ter feito parte da trama uma armação para provocar a condenação, portanto, a trama pode ser anterior a própria suspensão, mas se formos abrindo o leque dessa forma, logo estaremos com um sem número de possibilidades para marcar o início da possível fraude. Se não existe qualquer indício de que ocorreu algo ilícito no julgamento de Heverton, a regra é desprezarmos essa possibilidade no primeiro momento.
Aceitem o convite, comecem da suspensão e tentem refazer o que ocorreu.
Por derradeiro, não custa lembrar que investigações manipuladas já condenaram muitos inocentes, não façam isso.

Juntos Somos Fortes!

20 comentários:

  1. Coronel, o ponto de partida da investigação deveria ser o seguinte:
    Todos os jogadores suspensos pelo tribunal às sextas feiras não atuaram no fim de semana subsequente, exceto aqueles que obtiveram efeito suspensivo e os jogadores Paulão (Grêmio Barueri, punido em 2005), Héverton e André Santos (punidos em 2013). A historinha de estatuto do torcedor é uma palhaçada à qual o promotor Senise, infelizmente, tem dado muita atenção. A Portuguesa e o Flamengo foram notificados do julgamento por email, comprovadamente, enviaram seus representantes e ali foi dada a publicidade da sentença, como tem sido feito em todos os julgamentos, de todos os atletas, inclusive destes clubes (Jônatas e Fabiano em 2005). O próprio advogado do Flamengo reconheceu isso no email vazado, além de reconhecer que, se não fosse a Lusa, eles cairiam!
    Nenhum clube esperou o site da CBF ou qualquer publicação para deixar seus atletas de fora dos compromissos de final de semana, porque já havia sido dada a publicidade da sentença, tal qual num tribunal federal, como exige o estatuto.
    Pois bem: inicia-se a investigação e percebe-se, e divulga-se, que alguém da Lusa recebeu dinheiro pra que o Héverton fosse escalado. Pronto. Acabou a investigação! Quem foi? Quem pagou? Porque quem recebeu SABIA que a Lusa ficaria com 45 pontos, ganhando, empatando ou perdendo o seu jogo. Mas tem um singelo detalhe, que evidencia o Fla como principal suspeito e limpa a barra do Flu:
    Com o empate, a Lusa poderia brigar no STJD pela perda de 3 pontos apenas e não 4, SE O HÉVERTON NÃO TIVESSE ENTRADO EM CAMPO, pois, assim, ele não participaria do ponto conquistado no empate. Mas neste caso, a Lusa ficaria à frente do Flamengo, com 45 pontos mas um saldo de gols melhor (4 contra -3). Sendo assim, conclui-se: com a vitória do Flu, a entrada do Héverton em campo salvou o Fla do rebaixamento, não apenas a sua escalação. Ressalto: a entrada dele ocorreu poucos minutos após o gol de empate do Fluminense contra o Bahia.
    Digo isto para tirar qualquer dúvida da influência do Flu na escalação ou entrada do Héverton em campo. Não entenderam? Então prestem atenção nesta parte, é a melhor:
    Se o Flu soubesse, na noite de sábado, que o Fla escalou um jogador irregular, ele poderia orquestrar a escalação do Héverton e se livrar do rebaixamento com a vitória sobre o Bahia, correto? Percebam então: se o Flu tivesse orquestrado, ele poderia simplesmente armar a escalação mas não a entrada do Héverton em campo, pois assim o Flamengo (45) seria rebaixado no lugar da Portuguesa (45, melhor saldo)! Pro Flu, tanto faz: ele já teria escapado com 46 pontos. Mas ele poderia ter escolhido, na compra do Héverton, entre rebaixar o Fla ou a Lusa com a sua vitória sobre o Bahia!!!

    E aí, tricolores? Qual vocês escolheriam??? Poderíamos fazer essa enquete no blog do Paulinho, o que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rafael, não entendi seu raciocínio, poderia explicar melhor. Vejamos, antes da última rodada a lusa tinha 47 pontos, empatou e foi a 48. Perdeu 4 pontos no STJD e voltou à 44 pontos. Caso ela tivesse perdido, ganhado ou empatado o jogo final, em qualquer das hipóteses ela voltaria para 44 pontos, visto que perderia 3 pontos e mais os pontos conquistados na última partida. Antes de mais nada sou tricolor, só não entendi onde você chegou na conta de 45 pontos para a lusa, poderia explicar melhor ?

      Excluir
    2. Muito boa essa elucubração. Factível!

      Excluir
  2. Rafael Tricolor, super oportuna a colocação.

    Tem ideia de onde ler essa regra do clube só perder os pontos conquistados (excluindo os três pontos de punição) se o jogador suspenso irregular entrar?

    ST. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz e correto o comentário do Rafael tricolor, sou neutro sou vascaíno mas concordo -Flávio José

    ResponderExcluir
  4. Código Brasileiro de Justiça Desportiva

    Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

    PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

    § 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualize sua legislação de referência, o clube perde os pontos obtidos e mais três, acesse o site da CBF/STJD.

      Excluir
  5. 18 de março de 2014: “Flamengo e Portuguesa combinaram escalação de Héverton”, afirma em programa de TV o jornalista Felipe Andreoli.

    24 de março de 2014: O presidente do Flamengo diz em entrevista que vai entrar com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Hoje, 27/03/2014, 9 dias se passaram e o jornalista Felipe Andreoli não desmentiu a sua afirmação.

    Hoje, 27/03/2014, 3 dias se passaram e o presidente do Flamengo ainda não entrou com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Vou vir aqui todo dia pra atualizar a contagem.

    ResponderExcluir
  6. BOMBA! APÓS FELIPE ANDREOLI DA BAND E TORCEDOR DA PORTUGUESA, AFIRMAR NO PROGRAMA JOGO ABERTO, AO VIVO PARA TODO O BRASIL , QUE O FLAMENGO COMPROU A PORTUGUESA https://www.youtube.com/watch?v=Xaeg6RG2IZI&feature=youtu.be
    E QUE ESSA É UMA NOTICIA DE BASTIDORES DO SEU PROGRAMA
    O PRESIDENTE DA PORTUGUESA RECUA E FALA QUE NÃO VAI MAIS A JUSTIÇA COMUM
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/03/presidente-da-lusa-teme-acao-na-justica-podemos-perder-tudo.html

    ResponderExcluir
  7. BOMBA! APÓS FELIPE ANDREOLI DA BAND E TORCEDOR DA PORTUGUESA, AFIRMAR NO PROGRAMA JOGO ABERTO, AO VIVO PARA TODO O BRASIL , QUE O FLAMENGO COMPROU A PORTUGUESA https://www.youtube.com/watch?v=Xaeg6RG2IZI&feature=youtu.be
    E QUE ESSA É UMA NOTICIA DE BASTIDORES DO SEU PROGRAMA
    O PRESIDENTE DA PORTUGUESA RECUA E FALA QUE NÃO VAI MAIS A JUSTIÇA COMUM
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/03/presidente-da-lusa-teme-acao-na-justica-podemos-perder-tudo.html

    ResponderExcluir
  8. Explicando o raciocínio:

    O artigo 214 é bem claro, mas lembrem-se: existe um julgamento, não é um tribunal de penas. A Lusa perdeu os 4 pontos e foi rebaixada, mas e se ela perdendo apenas 3 escapasse do rebaixamento, ela lutaria por esse ponto salvador no tribunal, correto?
    Pois bem: se o Héverton não tivesse entrado em campo, sendo apenas escalado para o banco, qualquer advogado decente tentaria alegar que o Héverton NÃO TEVE PARTICIPAÇÃO NENHUMA NO EMPATE, pois ele não teria jogado nem um minuto. Assim, seria possível que a Lusa, no julgamento, perdesse apenas 3 pontos (multa pela escalação irregular) e não 4 (multa + ponto do empate). Não haveria ganho esportivo fazer um atleta irregular estar no banco mas não jogar. A partir do momento que ele entra em campo, ele participa do jogo, independente da sua qualidade ou do tempo que ele ficou em campo, mas na súmula? No banco? Qual o ganho?
    Houve um julgamento, vários auditores... Sei não, considero uma defesa simples.

    Como o Flu só escaparia com a vitória e 46 pontos, tanto faz se o Héverton tivesse entrado ou não em campo, ele só precisaria ser escalado. Aos que acreditam que o Flu comprou a Lusa DEPOIS da burrada do Fla, saibam o seguinte: se o Flu tivesse comprado a Lusa, ele apenas colocaria o Héverton no banco, pra rebaixar o Fla!
    E como o Coronel já explicou, é impossível que o Flu tenha comprado alguém antes do julgamento, pois era muita gente pra comprar.

    Por isso acredito que o Héverton entrou em campo somente quando o Flu estava a um gol de rebaixar o Flamengo. Se o Flu estivesse levando uma goleada e o Vasco também, pra que a Flamenguesa colocaria ele em campo?

    Tricolores, fiquem tranquilos. A culpa não foi nossa, nem da Unimed. A Flapress pode ter chantageado de alguma forma nosso presidente e advogado para que eles ficassem quietos, mas a torcida tem a obrigação de cobrar a punição dos envolvidos, depois dos ataques que sofremos.

    Dr. Senise, quem comprou a Lusa?!?

    ResponderExcluir
  9. No programa "Bem amigos" da rede globo, no mês de fevereiro, o convidado era o André Santos. Vcs acham que os ilustres jornalistas presentes fizeram alguma pergunta a ele sobre sua polêmica participação no jogo contra o Cruzeiro, mesmo sabendo da suspensão aplicada plo STJD?

    ResponderExcluir
  10. 18 de março de 2014: “Flamengo e Portuguesa combinaram escalação de Héverton”, afirma em programa de TV o jornalista Felipe Andreoli.

    24 de março de 2014: O presidente do Flamengo diz em entrevista que vai entrar com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Hoje, 28/03/2014, 10 dias se passaram e o jornalista Felipe Andreoli não desmentiu sua afirmação.

    Hoje, 28/03/2014, 4 dias se passaram e o presidente do Flamengo ainda não entrou com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Virei todo dia aqui para atualizar a contagem.

    ResponderExcluir
  11. "A Flapress pode ter chantageado de alguma forma nosso presidente e advogado para que eles ficassem quietos,"

    Este tipo de frase/insinuação tira a credibilidade do resto do comentário.

    ResponderExcluir
  12. Coronel, o senhor está desde de dezembro com suas denúncias que nunca tem provas, só lorotas e mais lorotas. Posta um documento, alguma coisa séria ou aceita a alcunha de seu clube com extensa ficha de viradas de mesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, você leu os artigos? Assistiu os vídeos? Não! Claro que não. Caso contrário não escreveria tanta tolice.

      Excluir
    2. O clube a que você se refere, o glorioso Fluminense Football Club, não tem extensa ficha de viradas de mesa. Esse clube é um outro e veste preto e vermelho. Dizer que o Fluminense tem ficha de viradas de mesa é uma mentira e quem escreve ou fala isso é um mentiroso.

      Excluir
  13. 18 de março de 2014: “Flamengo e Portuguesa combinaram escalação de Héverton”, afirma em programa de TV o jornalista Felipe Andreoli.

    24 de março de 2014: O presidente do Flamengo diz em entrevista que vai entrar com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Hoje, 29/03/2014, 11 dias se passaram e o jornalista Felipe Andreoli não desmentiu sua afirmação.

    Hoje, 29/03/2014, 5 dias se passaram e o presidente do Flamengo ainda não entrou com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    ResponderExcluir
  14. 18 de março de 2014: “Flamengo e Portuguesa combinaram escalação de Héverton”, afirma em programa de TV o jornalista Felipe Andreoli.

    24 de março de 2014: O presidente do Flamengo diz em entrevista que vai entrar com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    Hoje, 30/03/2014, 12 dias se passaram e o jornalista Felipe Andreoli não desmentiu sua afirmação.

    Hoje, 30/03/2014, 6 dias se passaram e o presidente do Flamengo ainda não entrou com processo contra o jornalista Felipe Andreoli.

    ResponderExcluir
  15. Sem querer me alongar muito,

    Este blog realmente é um circo, investigação séria deveria ter como princípio analisar os fatos e as verdades oficiais.
    Até o presente momento de oficial temos apenas as declarações do Senise MP/SP.
    Ele informou que as movimentações financeiras que ocorreram na semana antes da rodada final do brasileiro levantaram suspeitas. (não entro no mérito de acusar ninguém e nenhum clube, o Flamengo não precisava usar deste expediente).
    O promotor perguntou ao presidente da lusa, “VOCÊ CONHECE ALGUÉM DA UNIMED”.
    Bem até o momento estas são as únicas verdades oficiais divulgadas e a representam a linha de investigação do MP/SP.
    Qualquer coisa fora disto é fofoca e besteira.

    Rafael

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.