JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

BANGU 1, COPA DO MUNDO E DITADURA DE TERNO E GRAVATA



Prezados leitores, os protestos que se desenvolveram pelo Brasil no ano passado e que estão voltando a ocorrer no presente ano serviram para evidenciar vários aspectos da realidade brasileira.
Uma parte da população externou nas ruas o seu inconformismo com os políticos brasileiros e com os rumos que eles tem dado ao Brasil, um país que parece rumar de forma inexorável para a cleptocracia. A falta de lideranças políticas confiáveis ficou tão evidente que o povo nas ruas impediu o acesso de políticos aos atos, assim como, a simples presença de militantes com bandeiras de partidos. Um recado direto: a política está podre. Isso é muito grave.
Apesar da mobilização de um segmento da população, milhões foram para as ruas, os protestos acabaram sendo praticamente inócuos e não representaram ganhos concretos para a população. A revogação dos aumentos nas tarifas dos transportes coletivos foi uma conquista de pouca relevância diante do esforço dispendido, aumentos que estão de volta em 2014. Se analisarmos com frieza, na verdade quem obteve uma vitória significativa foram os membros do Ministério Público com a não aprovação da PEC 37, isso é fato. 
Aos protestos faltou sobretudo organização. A ausência de lideranças legítimas transformou os atos justos de protestos em autênticas balbúrdias, as quais terminaram e terminam ainda invariavelmente em atos de violência e vandalismo. Não se pode prescindir de líderes, eles são indispensáveis para que exista um mínimo de organização, mas como não existiram (e não existem) lideranças políticas e nem lideranças brotaram do seio da população, os protestos ficaram acéfalos e não resultaram em quase nada.
Os protestos que estão ocorrendo em 2014 padecem do mesmo mal, não tem liderança, sem isso o fracasso é certo.
Além desses aspectos, ficou claro o despreparo governamental na gestão da segurança pública, isso nos níveis, federal, estaduais e municipais. Os governos não conseguiram garantir o direito de manifestação da população e não conseguiram impedir a violência e o vandalismo. Em apertada síntese, os governos fracassaram por completo e isso se deve em grande parte aos governos estaduais que não conseguiram fazer com que suas Secretarias de Segurança Pública (em alguns estados o nome é diferente, mas a missão é a mesma) gerissem adequadamente o controle das mobilizações populares. Erros primários saltaram aos olhos até dos observadores mais desatentos, um amadorismo que em alguns momentos pareceu doloso, como se interessasse aos governos que os protestos desandassem para a violência, pois isso afastaria o cidadão ordeiro das ruas, esvaziando os protestos, como efetivamente ocorreu.
Por seu lado, a cobertura da imprensa foi muito ruim, isso também em razão da falta de organização nos protestos, pois em quase todos a imprensa foi expulsa pelos manifestantes, sobretudo as emissoras ligadas às Organizações Globo que tiveram que se limitar a fazer a cobertura do alto de prédios ou com o uso de helicópteros, pois nas ruas não podiam ficar. 
Expulsar a imprensa foi um erro grosseiro, embora certamente não tenha ocorrido qualquer análise sobre isso, pois inexistia qualquer organização.
Sem a imprensa formal, cresceu a imprensa informal que fazia transmissões "ao vivo" diretamente do meio dos protestos. Câmeras e celulares pessoais viraram "armas" para fotografar e filmar os protestos, suprindo no primeiro momento a ausência da imprensa, mas logo essas "mídias" acabaram focando apenas nas ações de enfrentamento entre Policiais Militares e manifestantes. Sim, produziram vídeos que serviram para demonstrar o despreparo policial, assim como, a vontade prévia de alguns manifestantes de provocarem o enfrentamento com o aparato policial para gerar a violência e a desordem, isso foi muito importante. Todavia, muito mais relevante seria o uso dessas mídias para interagir com o povo ordeiro presente nos protestos e enaltecer esse lado dos manifestantes, o lado da população que sofre diariamente com esse país incapaz de retribuir o sacrífico que fazemos para pagar uma carga tributária gigantesca, sem recebermos um mínimo em termos de serviços públicos de boa qualidade. O homem comum, o chefe de família, o trabalhador assalariado, o usuário dos serviços públicos, esse deveria ter sido o foco dessas mídias. Hoje teríamos milhares de depoimentos do povo sobre a real situação do Brasil circulando pelas redes sociais, alcançando o mundo, mas elas acabaram se perdendo na exibição da violência e do vandalismo.
Diante desse emaranhado de erros, a Copa do Mundo se aproxima e enquanto meia dúzia se reúnem nas ruas gritando "não vai ter Copa", o governo prepara uma nova legislação para desestimular a participação nos protestos. Usando o argumento de que não existe legislação que permita reprimir adequadamente a violência e o vandalismo, o governo elabora uma legislação duríssima em termos de repressão (penas), tendo o claro objetivo de evitar que os protestos ocorram.
Quem vai protestar nas ruas correndo o risco de ser "enquadrado" na nova legislação se o próprio governo já demonstrou que não consegue evitar a violência e o vandalismo?
Quem vai para as ruas se o governo já demonstrou que é incapaz de identificar os vândalos e pode acusar qualquer um de ser um deles, bastando para isso estar no protesto?
Sim, vivemos uma ditadura de terno e gravata, isso é fato.
Querem cercear nossos direitos constitucionais, isso é fato.
Pior, eles conseguem.
A nova legislação do governo federal tem o mesmo objetivo que teve o governo Sérgio Cabral quando ILEGALMENTE prendeu e encarcerou na penitenciaria de segurança máxima conhecida como Bangu 1, o organizador desse blog, outros 9 Policiais Militares e 10 Bombeiros Militares: IMPLANTAR O TERROR!
Hoje, organizador desse blog tem a posse de um documento governamental que COMPROVA que o objetivo da prisão dos Bombeiros e Policiais Militares em Bangu 1 foi implantar o TERROR.
Pior, apesar de também estar de posse desse documento, o Ministério Público arquivou a representação sobre o fato. 
Lutamos para que o Conselho Superior do Ministério Público desarquive.
Portanto, prezados leitores, abram bem os olhos, as celas de Bangu 1 são desumanas, eles jogaram vocês lá, não tenham dúvida.

Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Pior que isso, Cel Paúl... está para ocorrer o mesmo que na Venezuela: milícias cubanas vão às ruas e atiram para matar manifestantes desarmados. Os militares insurgentes serão capturados em casa,com extrema violência. A propriedade privada não existe mais, qualquer "coletivo" poderá invadir sua propriedade e expulsá-lo. É o império da barbárie!

    ResponderExcluir
  2. Adilson Bandeira - Cap BM RJ26 de fevereiro de 2014 às 10:00

    Cuba recebeu 682 milhões de dólares financiados pelo BNDES para construir o Porto de Mariel.
    O BNDES empresta US$ 747 mi para Venezuela em 11/11/2009 para construção de ferrovia.
    Qual será o benefício para o povo brasileiro o financiamento da ferrovia do Sudão?
    O BNDES financiou operações para 15 países, no valor total de US$ 2,17 bilhões, mas apenas os casos de Cuba e Angola receberam os carimbos de “secreto” no ministério.
    Perdoa os juros de empréstimo a Países Africanos com um programa destinado a aliviar o peso da dívida de países de baixa renda, Países que matam o seu Povo e não respeitam os direitos humanos.
    E sabem como será pago este empréstimo? Com o envio de milícias e terrorristas estrangeiros para matar os patriotas civis Brasileiros que forem as ruas em protesto, os militares que se levantarem para defender a Nação serão acusados de traição e serão presos ou executados. Isto não é teoria da conspiração, isto é um planejamento para implantar a Ditadura Democrática e retirar de vez a Ditadura Monárquica, porque o Povo acordou e cansou de receber pão e circo dos Reis e Lordes brasileiros. O Governo paga a mídia para divulgar que Cuba e os demais países pagam seus empréstimos em dia, mas aceita a escravidão do PROGRAMA MAIS MÉDICO, e quem ganha o salário deles é Cuba, então o dinheiro brasileiro volta para Cuba. É muita falácia, muita informação plantada, pagam “ESPECIALISTAS EM ECONOMIA “ que dão entrevistas e opiniões dizendo que o BNDES está certo.
    Ora, porque o FMI não empresta dinheiro para países comunistas? Porque o Brasil está fazendo caridade nos Países que não respeitam os direitos humanos? Porque o Banco do Vaticano não faz estes empréstimos para eles? O direito de livre expressão dos brasileiros logo será crime, passeatas serão ações terroristas, com o fechamento de jornalecos honestos e prisão de blogueiros , como fizeram com a blogueira de Cuba e a morte de vários blogueiros brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Nós não temos outra solução que não seja tirar o PT do poder nestas eleições de Outubro. Esta bandidagem que se instalou na política brasileira na era petista no poder, nunca se viu no Brasil. A responsabilidade é toda nossas nestas eleições ou nós tomas uma atitude contundente mandando a reeleição da presidente Dilma para o espaço junto com as desta corja que lhes dar sustentação ou então vamos continuar vendo o Brasil sendo enterrado de vez por estes corruPTos que se apoderam da política no Congresso Nacional.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.