JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: SERIA A UNIMED A PRINCIPAL SUSPEITA? MARCOS GOMES



Prezados leitores, mais um excelente artigo do amigo Marcos Gomes.

O Escândalo do Brasileirão – Seria a UNIMED a principal suspeita? 
Muitos têm sido os argumentos utilizados pelos flamenguistas para isentar seu clube da suspeita de ter comprado a Portuguesa. Um dos principais é que, como os cofres do Canindé estavam vazios, o pagamento dos atrasados dos jogadores rubro-verdes na 6ª feira 06/12 só poderia ter sido feito com dinheiro sujo. Como o Flamengo só ficou em situação difícil no dia seguinte, após escalar André Santos indevidamente, o rubro-negro não poderia ser o autor do pagamento.Aliviados por encontrar esse suposto álibi, alguns dos fãs do Flamengo ainda vão além. Para tentar afastar definitivamente as suspeitas da Gávea, acusam a UNIMED de ser a responsável pela compra da vaga da Lusa na Série A. Só que os que assim argumentam têm algumas questões a resolver para tornar essa teoria plausível. A primeira: por que o dinheiro teria de vir necessariamente da UNIMED? Não haveria outros interessados em que a Lusa perdesse pontos? Já foi visto que, antes do Flamengo se juntar ao grupo dos interessados no sábado à noite, Fluminense, Vasco, Coritiba e Criciúma também poderiam desejar uma punição da Portuguesa, pois isso melhoraria suas chances de não cair
Então por que a UNIMED é a única suspeita e os demais clubes e patrocinadores devem ser descartados? Há provas de que ela seja a mais rica, antiética ou que teria mais a perder que os demais?
A verdade é que sequer se pode afirmar que a queda do Flu fosse financeiramente ruim para a UNIMED. A cooperativa já vinha com uma política de diminuição de investimentos no clube desde o início de 2013. A prioridade era a rede de hospitais novos. Sendo assim, a Série B em 2014 poderia representar uma oportunidade de montar um elenco mais barato. Por outro lado, Flu e Vasco juntos na Segundona certamente monopolizariam a atenção daquele campeonato, o que daria uma excelente exposição a seus patrocinadores. Lembrem que um executivo da Nissan já havia confidenciado que para a sua marca era melhor ver o Vasco brilhando na B que penando na A, prova evidente de que os patrocinadores não pensam só com paixões clubísticas. Quem sabe então até ficasse melhor e mais barato para a imagem da cooperativa carioca capitanear a volta do Flu em grande estilo?
Alguns flamenguistas dizem ainda que a Segundona seria péssimo para as pretensões de reeleição de Celso Barros e que por isso ele faria de tudo para evita-la. Será? Pelo que foi dito acima, parece que seria justamente o contrário: CB poderia alardear para os seus eleitores um melhor custo benefício com o patrocínio ao Flu.
Outra questão que faz a teoria flamenguista não encaixar no quebra-cabeça é que seria uma estupidez tremenda pagar para que a Lusa colocasse Heverton em campo no domingo antes de ter certeza absoluta de que ele seria condenado. Para entrar num esquema arriscado e caro como esse, no mínimo a UNIMED teria que ter garantias de que o jogador pegasse ao menos duas partidas de gancho, pois ele já havia cumprido uma de suspensão automática. Para isso, a cooperativa deveria pagar para o advogado da Lusa fazer uma defesa ruim e para o relator do STJD propor uma pena mínima de dois jogos. Só que existia também o risco dos demais auditores não seguirem o voto do relator, o que não é incomum. Então, bom mesmo seria comprar mais dois deles para garantir a maioria de 3 votos. Impossível? Não, porém bastante improvável. Outra dificuldade é que todos sabiam que a Lusa estava quebrada, então deveria se pensar numa explicação plausível para a origem do dinheiro com que ela quitou os salários de seus jogadores.
A versão dada pelo novo Presidente Ilídio Lico foi que ele e outros conselheiros da Lusa fizeram uma “vaquinha” para isso (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/novo-presidente-promete-pagar-salarios-do-proprio-bolso-e-lusa-treina.html). Se ele mentiu, então a UNIMED deve ter comprado também a ele e mais alguns de seus pares para confirmarem a história. Vejam então que, para atender à teoria flamenguista, muita gente já teria de ter sido subornada antes mesmo do martelo bater para Heverton. A UNIMED, ou quem quer que tivesse decidido comprar a Lusa antes de 6ª feira, teria de ter no seu bolso o relator e a maioria dos auditores do STJD, o advogado e o novo Presidente da Portuguesa, assim como alguns de seus conselheiros. Além desses, obviamente ainda precisaria já ter fechado com mais meia dúzia de pessoas dentro do Canindé para garantir que o jogador, depois de suspenso, fosse relacionado. É muita gente envolvida só para poder dar início a um arriscadíssimo esquema fraudulento!
Será então que existe outra teoria mais plausível para explicar o pagamento dos atrasados na Lusa?
Sim. A mais simples é que o novo Presidente da Lusa de fato tenha falado a verdade. Lembrem que havia uma ameaça de greve por parte dos jogadores. Se eles não jogassem, a Lusa poderia ficar em sérios apuros, pois existem punições severas para clubes que não põe seus atletas em campo. Já que Manuel da Lupa parecia não ter interesse algum em resolver o problema, pois deixaria a presidência em poucos dias, cabia a Ilídio Lico buscar uma solução, senão ele é que depois pagaria o pato.
Mas vamos supor que Lico mentiu. De onde então teria vindo o dinheiro?
Lembrem que havia outros interessados em evitar a greve dos jogadores da Portuguesa, que, devido ao apoio do Bom Senso F. C., ameaçava se espalhar e parar o campeonato. Os mais preocupados eram a CBF e a Globo. Elas poderiam fazer alguma coisa? Sim, era só oferecer um empréstimo emergencial ou adiantamento de cotas para a Lusa saldar o débito e assim desarmar a bomba. Obviamente a operação, apesar de perfeitamente legal, deveria ser encoberta, caso contrário haveria uma fila de pretendentes falidos querendo o mesmo benefício.
De tudo o que foi dito aqui, conclui-se que é extremamente improvável que alguém tenha comprado a Lusa antes de conhecer a sentença de Heverton, na 6ª feira à noite. Como não existe nenhuma prova convincente de que o atleta tenha sido escalado antes de sábado à noite (vide em http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2014/02/o-escandalo-do-brasileirao-sobre-fatos.html), a conclusão é que o Flamengo não pode ser descartado da lista de suspeitos.
Prezados leitores, penso que ao invés de ficar buscando álibis frágeis para o seu clube, os flamenguistas deveriam é se juntar ao coro tricolor, exigindo uma investigação policial para o Caso Lusagate. Se eles tivessem tanta certeza assim da inocência dos dirigentes da Gávea, provavelmente estariam tão interessados quanto nós na apuração. Foi justamente por terem preferido abafar o Caso Papeletas Amarelas há quase 30 anos que eles carregam essa mancha até hoje. Vão querer repetir a dose?
Um abraço.
Marcos Gomes

Juntos Somos Fortes!

14 comentários:

  1. essas hipoteses absurdas vem desses flamenguistas que queriam ser presidente da UNIMED , mas se lascou !!! ja estava tudo combinado , o opositor do CELSO BARROS se ganha se iria patrocinar o FLAMENGO !!!

    ResponderExcluir
  2. quem diz isso sao esses flalixos invejosos !! a unimed tem que processar essa gente !!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito, Marcos Gomes.

    Difícil entender o motivo pelo qual os roubo-negros não estão clamando pela apuração dos fatos....

    Se estão tão seguros do "delito da Unimed" e da "inocência do mais-querido-da-imprensa", não deveriam juntar-se à nós exigindo das autoridades INVESTIGAÇÃO e ESCLARECIMENTO?

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcos Gomes ,

    Primeiramente existe uma enorme diferença de gerenciamento e patrocínio entre a NISSAN e a UNIMED_RIO.
    Não existe nem termo de comparação, a japonesa estava interessada na exposição da marca e não tem paixão clubística envolvida.
    A segunda todos já sabem a verdade e o seu interesse e a proposta ao Náutico.
    A ligação entre o advogado da Portuguesa e a Família tricolor.(portanto sabia da condenação).
    Mas este não é o caso.
    Você mesmo vê a dificuldade de se montar um esquema com a Lusa por qualquer time.
    Me parece que eles foram incompetentes e que erraram mesmo.
    Me parece que o promotor do MP/SP esta querendo aparecer por existir uma rixa entre RIO X SAMPA.
    Quanto ao Flamengo volto a repetir foi o 'único clube que se ofereceu ajudar o MP/SP espontaneamente.
    Mas analise a posição do Flamengo.
    Do triangulo amoroso e o único que não precisa se preocupar pois as posições que estão em risco são da Lusa e do Flu.
    Mas pode ficar bem tranquilo, eu acredito que nada ira mudar ou caso mude a CBF fara um campeonato incluindo Flu e Lusa.

    Rafael



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael , observe a classificação final do campeonato , quem está ameaçado é o Flamengo, o Fluminense terminou na frente, se o Mengão não concorda com isso, peça desfiliação da CBF e vá jogar a Champions League como convidado ! Você é um mulambinho melhorado, mas sua lógica continua sendo a de um desdentado, analfabeto funcional, dependente de bolsa e facilmente manipulável !

      Excluir
    2. Caro Amarildo,

      A classificação na 37 rodada era o Fluminense rebaixado e o Fla e a lusa livres.
      A classificação na 38 rodada era o Fluminense rebaixado e o Fla e a lusa livres.
      A classificação final só mudou após o julgamento do STJD no qual a lusa e o Flu mudaram de livre para rebaixados.
      Quanto a Champions League, quem sabe um dia o Flamengo venha a participar como clube convidado visto o atual reconhecimento internacional dado ao MAIOR DO BRASIL.
      No final cabe aqui uma reclamação, não faltei com o respeito como Sr., acredito que quando tomam atitudes de cunho pessoal é porque a verdade e os argumentos tocam profundamente as suas emoções e o cegam fazendo com que a sua parte cognitiva de raciocínio seja abalada e passe a reagir como um animal irracional proferindo ofensas sem embasamento real.
      Portanto sugiro continuar o debate com argumentos e sem as paixões que cegam os mais emocionados.
      Um debate de ideias e argumentos é muito mais saudável e uma atitude de um ser que tem a capacidade de raciocínio que nos diferenciam de animais.
      As ofensas demonstram apenas o seu desespero e a sua falta de argumentos sólidos em um debate.
      Fui Claro?

      Rafael.

      Excluir
    3. Rafael,
      Se por um lado admiro sua persistência em frequentar esse espaço, por outro confesso que estou ficando cansado de refutar argumentos que considero tortuosos e vazios. Como dizia Nelson Rodrgues, não há nada mais cansativo do que explicar o óbvio. No outro post acabei desistindo por puro enfado, mas como nesse há um artigo meu em debate, farei um último esforço para te responder.
      1- Você tem alguma boa evidência que o rebaixamento seria catastrófico para a Unimed a ponto de exigir uma " intervenção"? Conhece casos de patrocinadores que abandonaram um clube grande porque ele caiu? Obviamente não vale o caso da Nissan, pois ela saiu do Vasco não pelo rebaixamento em si, mas porque sua matriz ficou horrorizada com a pancadaria no jogo contra o Atl.PR. Dizer que a reeleição de CB estaria ameaçada com a queda do Flu é puro achismo. Já para o Fla, cair por um erro imbecil de sua diretoria, seria uma hecatombe!
      -Você acha que o Flu oferecer mala branca para o Naútico ganhar do Vasco (se é que fez isso) prova alguma coisa? Aliás na rodada anterior, o mesmo Náutico jogou com enorme disposição contra o Flu. E na última o Bahia veio com tudo contra nós. Não teriam então recebido malas brancas de outros candidatos ao rebaixamento? E daí? Quase todos os clubes fazem isso. Não quer dizer que estejam dispostos a assumir os riscos de oferecer uma mala preta para outro clube.
      -Que prova há de ligação próxima de Sestário com o Flu? Uma foto dele e da esposa posando com Fred? Minha sobrinha vascaína tirou uma foto com o artilheiro tricolor porque acha ele simpático e bonitinho. Te garanto que ela não virou a casaca nem decidiu entrar no esquema para comprar a Lusa por causa disso! Mas quem sabe você esteja falando do vídeo do Sestário tomando choppinho com o Schmidt? Quer dizer que dividir uma mesa com outras quatro pessoas numa saída de expediente automaticamente te faz um suspeito?
      -Eu não disse que via dificuldades de qualquer time em montar um esquema com a Lusa, eu falei que é extremamente improvável que isso tenha acontecido antes do julgamento de Heverton. Esse é um dos motivos pelos quais o pagamento dos atrasados dos jogadores da Portuguesa não deve ter nada a ver com o caso. Você evidentemente não entendeu o meu texto, por isso recomendo que o releia com atenção, sem deixar que as paixōes clubísticas lhe embotem o entendimento.
      -Se você prefere acreditar que a Lusa errou só por incompetência, é direito seu. Eu trabalho com números em minha profissão, por isso me recuso a acreditar que um evento com uma chance em cinco milhões de ocorrer tenha acontecido, beneficiado um dos clubes, mas seja mera coincidência.
      -E daí que o Fla se ofereceu para ajudar o MP-SP. Ele tomou alguma atitude nessa direção? Então é pura retórica e jogar para a platéia! Se o MP quiser investigar alguém, ele não precisa da boa vontade do suspeito para fazer isso.
      -Eu estou absolutamente tranquilo que o Flu irá jogar a Série A em 2014, afinal não dá para crer que conseguirão virar a mesa na Justiça com um argumento ridículo como a invocação do Estatuto do torcedor. Se você ainda não entendeu que minha preocupação não é essa, mas que se apure o que ocorreu na última rodada de 2013, você não compreendeu nada do que eu escrevi! Se for assim, talvez eu esteja mesmo perdendo tempo com você...

      Marcos Gomes.

      Excluir
  5. Caro Marcos Gomes,

    O tempo é seu, se esta perdendo ou ganhando é você que deve analisar.
    Mas me responda uma coisa sem política e sem paixão clubística.
    Qual é a posição deste blog e de seus frequentadores?
    Pelo que percebi até agora é acusado de:
    Ser o manipulador de um esquema “FLAPRESS O IMPÉRIO DO MAL”.
    Ser o manipulador de toda a imprensa.
    Ser o manipulador da opinião pública.
    Ser o manipulador da operação abafa.
    Ser o manipulador de resultados de jogos.
    Ser o manipulador das empresas patrocinadoras.
    Ser o manipulador dos órgãos competentes.
    Em resumo ser a escória do esporte mundial.
    Portanto concluímos aqui que a posição deste blog é muito clara o Flamengo é o grande e único culpado pela queda da Lusa. Estou errado quanto a posição deste blog?

    Mas também trabalho com números e sabemos que todos eles são manipuláveis dependendo da ótica e dos parâmetros utilizados.
    Não me tenha como bobo............ , pela minha experiência de vida eu consigo ler as entrelinhas que o Sr. Escreve.
    Todo o seu texto foi simplesmente para dizer:

    “o único que sabia do julgamento do Heverton naquela sexta-feira era o Flamengo e portanto ele era o único capaz de corromper a Lusa”. “O FLAMENGO FLAPRESS O IMPÉRIO DO MAL” é o único culpado.

    Você realmente acha que irei concordar com tamanho absurdo????
    Vamos colocar as cartas na mesa e analisar os seus “fatos”.
    1- Já foi em algum fórum? Existem várias varas no TJD são câmaras, portanto o julgamento do Flamengo era em horário diferente e portanto mesmo o Flamengo tendo um julgamento no mesmo dia ele não tinha a necessidade de saber da condenação do Heverton nem de quanto ela foi e nem se ele estaria suspenso, mesmo porque ele já estava livre do rebaixamento e não tinha o menor interesse. (a tese de vocês deste blog é facilmente desmontada).
    2- Lembra do vínculo do “Paulo STJD” com parentes de representantes da UNIMED_RIO?
    3- Lembra do Vínculo Sestário Fluminense CBF?
    4- Lembra que a CBF diz e alegou em julgamento não trabalhar nos finais de semana, mas estranhamente a FPF que é dirigida pelo Vice da CBF encaminhou e-mail no sábado antes do jogo do Flamengo para a lusa comunicando da suspensão do atleta Heverton?(para quem mais ela encaminhou este e-mail?).
    5- Lembra das trocas de e-mails carinhosos e afetuosos entre o advogado do Flu e o jurídico da CBF favorecendo o Fluminense?

    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Eu apenas formulei alguns quesitos (mais do que suficientes para contra-argumentar o que você escreveu e o que este blog propaga) mas a análise deixo por conta da sua imaginação.
    Lembra do doping positivo proposto ao Náutico pelo presidente da UNIMED? É o mesmo caso das papeletas amarelas.
    Entenda que não estou acusando o Fluminense de nada e nenhum comentário meu é direcionado para este fato.
    Eu fui muito claro em diversos comentários que:
    1- Tem que comprovar que a lusa foi corrompida.
    2- Tem que provar quem corrompeu a lusa.
    3- Qual a intenção deste promotor quando faz a declaração que suspeita que a lusa foi corrompida? Seria para facilitar uma liminar futura em uma decisão liminar em relação a permanência da lusa na serie A, quando ele levanta esta suspeita?
    Vamos analisar mais um fato.
    Hipoteticamente supondo que a lusa tenha sido corrompida por alguém, ela poderia escolher varias formas para isto.
    1- Seria perder o jogo intencionalmente.
    2- Serias praticar algum tipo de irregularidade para perder pontos.
    Acredito que a segunda hipótese seria mais difícil de ser elaborada.
    Não seria mais fácil a “FLAPRESS O IMPÉRIO DO MAL” ter corrompido o arbitro do jogo?
    Agora cabo o Sr. Decidir se perde o tempo:
    Ao dialogar comigo.
    Ao ficar propagando mentiras em relação ao Flamengo.
    Ao ficar defendendo cegamente o seu Fluminense.
    Nem eu e nenhum flamenguista e muito menos os diretores do Flamengo são contra investigação lembre-se que ninguém relacionado ao Flamengo e muito menos representante legal do Flamengo foi contra a investigação, porem os representantes legais do Fluminense e da patrocinadora do Fluminense estranhamente se calaram após o fato do andamento da investigação ter sido anunciado.
    Mas saiba que o fato do promotor informar que esta investigando fatos de uma semana antes da rodada praticamente isenta o flamengo de qualquer tipo de acusação.
    Mas felizmente para o Flamengo a investigação já esta em curso e não vejo nenhum sinal de medo por parte do Flamengo e o mesmo não posso dizer do Fluminense, de sua diretoria, de seus patrocinadores de seus torcedores e muito menos deste blog, pois todos parecem estar muito alterados.
    Só tenho uma dúvida final que gostaria que fosse sanada antes de qualquer tipo de resultado.
    Hipoteticamente falando aqui novamente se os resultados encontrados forem:
    1- Se o Flamengo for isentado.
    2- Se o Fluminense for o culpado.
    3- Se a investigação não chegar em provas concretas e ninguém for culpado.
    4- Se aparecer um terceiro culpado, CBF, Patrocinadores.

    Qual será a desculpa de vocês “FLAPRESS O IMPÉRIO DO MAL” forjou tudo, é o responsável, o resultado é uma grande mentira?

    Rafael.

    ResponderExcluir
  7. É realmente completa perda de tempo tentar argumentar com vc. Vc não respondeu nenhuma das perguntas que formulei e ainda inventa outras nada a ver. Por exemplo, te perguntei se tem provas da ligação de Sestärio com o Flu e vc me responde "lembra da ligação Sestärio-Flu-CBF?". E ainda inventa que "leu nas entrelinhas" coisas conträrias ao qque eu disse. Que é isso? Papo de maluco?
    Parei com vc!
    Marcos Gomes.

    ResponderExcluir
  8. Marcos Gomes,

    Compreendo a sua atitude.
    Sua indignação vem porque não aceitei e muito menos fiz o que você queria.
    Eixei muito claro o que você queria dizer e expus mais claro porque discordo.
    Porem os seus questionamentos foram respondidos, ou você não entendeu ou não quis entender.
    Quanto a ligação do Sestário achei não ter necessidade de me alongar por ter sido um fato amplamente divulgado.
    Afirmo com toda a certeza que papo de maluco é a única teoria criada e fomentada neste blog sem provas.
    Não disse que o Flu usou destas ligações e conhecimentos para se favorecer, só te provei que seria possível.
    Melhor parar mesmo porque eu não me iludo com uma teoria que começa errada desde o seu princípio.

    Rafael.

    ResponderExcluir
  9. Prezados,
    Pelo seu comportamento neste forum, não tenho mais dúvida que esse Rafael não passa de um troll rubro- negro que entrou no blog unicamente para desestabilizar o debate construtivo que aqui se busca. 
    Recomendo então a todos que usem com esse indivíduo a conduta usual que se deve ter com um troll: ignora-lo e assim mata-lo de fome. 
    ST
    Marcos Gomes

    Vejam alguns pontos importantes sobre trolls pinçados da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet)):

    Um troll designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. (...) Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais. (...) Há trolls de todo tipo, desde o mais ignorante e rude que xinga e provoca floods, até o mais apto intelectualmente que discursa com o objetivo de desestabilizar o interlocutor e levá-lo a fúria para depois desqualificá-lo, matando seu argumento e abalando sua reputação num forum. Para o troll, a reação a um comentário polêmico é considerada uma diversão, uma forma de extrair prazer na indignação das pessoas e observar seu desequilíbrio emocional e mental. (...) O que motiva um troll a agir geralmente são: auto-afirmação, ideologia, fanatismo, sacanagem ou simplesmente ociosidade. (...) A maioria deles também é portador de alguma característica mal resolvida de personalidade, como trauma, fracasso financeiro e amoroso e até diagnósticos psiquiátricos. (...) Para combater trolls de forma eficiente, aos usuários e frequentadores de comunidades apenas uma grande eficiente regra: Não alimente os trolls. Significa ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande. Um troll não tem nada a perder, ele sempre vai voltar e incomodar - ele precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido. Ignorando um troll os usuários não apenas intimidam seu ato como também provocam profundo desgosto e frustração nele. Isso nem sempre é fácil e exige às vezes muito esforço da comunidade por meses mas o metódo é eficiente. Se ninguém absolutamente dá atenção ao troll, ele desiste de actuar por desgosto de não conseguir resposta às suas provocações. (...)

    ResponderExcluir
  10. Marcos Gomes,

    Não tenho que fazer as suas vontades e caprichos, saiba ler e entender as minhas respostas aos seus questionamentos.
    Gostei que assumiu a DERROTA do debate de argumentos publicamente. Fugindo completamente do tema do artigo, saiba aceitar o próximo assim como aceito suas ideias mas não concordo, e tenho argumentos para combatê-las civilizadamente.
    Não faltei com educação contigo em nenhum momento e nem te provoquei, apenas contra-argumentei com fatos e dados verídicos e amplamente divulgados.
    Encerrado todos os seus argumentos não temos mais nada que debater ou conversar e fica encerrado.
    Seja feliz.

    Rafael

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.