JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 E O ESCÂNDALO DAS PAPELETAS AMARELAS


Prezados leitores, o escândalo do Brasileirão 2013 é conhecido de todos, mas o escândalo das papeletas amarelas é antigo e muitos desconhecem. No intuito de nivelar o conhecimento e permitir uma melhor avaliação dos fatos, transcrevemos um artigo sobre aquele escândalo famoso.

"SITE APITO NACIONAL 
Escândalo das Papeletas amarelas 
300 mil cruzados (moeda da época) foram parar na conta de um dirigente do Flamengo. Alegação era de que o dinheiro iria ser usado em operações para facilitar o título carioca do Rubro-Negro naquele ano. 
13/10/1986 - O escândalo das Papeletas Amarelas em poucas palavras ocorreu devido a um conflito político interno no Clube de Regatas do Flamengo que fez ficar evidente na época que o clube destinava parte de suas receitas para a compra de árbitros e adversários. As provas (notas fiscais* de cor amarela - daí o nome do episódio) da picaretagem surgiram nesse ano, mas o esquema em si ninguém sabe quando começou. 
O escândalo ocorreu durante a administração do presidente George Helal com valores que pode ter chegado a 4 milhões de cruzados - quantia igual gasta na época pela equipe rubro negro pelo atacante Kita. Apos as denuncias, o conselho deliberativo do clube queria saber onde tinham sido gastos os 300,00 mil cruzados depositados na conta do vice presidente de esportes amadores, Leo Rabelo. 
Duas versões surgiram na época: a do vice presidente Leo Rabelo que garantiu que o dinheiro fora usado para pagamentos a atletas amadores e profissional, mas não apresentou recibo provando o que dissera em sua defesa. Helal, que numa reunião com dirigentes do Flamengo reafirmou que o dinheiro fora entregue ao diretor de árbitros da Federação, Paulo Antunes, resolveu dar um ponto final ao caso: "Os 300,00 mil cruzados foram distribuídos como doping positivo para incentivar os clubes pequenos contra nossos rivais". Foi uma saída esperto do dirigente. Como subornador de árbitros, Helal seria incurso no artigo 288 no Código Brasileiro Disciplinar de Futebol e estaria eliminado do esporte. Como aplicador de "doping positivo", passaria para o 289 e sua pena seria de 90 a 360 dias (Leiam mais)".

Juntos Somos Fortes!

10 comentários:

  1. O bom e clássico "teu passado te condena".

    Qualquer semelhança das papeletas com o Brasileiro 2013 NÃO TERÁ sido mera coincidencia.

    Coincidência seria 1 em 5 milhões dos Portuga repetirem a burrada rubro negra no dia seguinte, na mesma rodada, garantindo-os fora do rebaixamento em caso de punição mais que iminente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papeletas e FlaLusaGate são só os escândalos que vieram à tona. Há também os que não vieram como a expulsão de meio time do Atlético-MG na Libertadores de 81, a invasão do ladrilheiro, as tabelas sob encomenda, as arbitragens que favorecem sistematicamente em jogos decisivos as quedas evitadas, os títulos suspeitos e os imaginários, por aí vai...

      Excluir
  2. Tá se apegando a tudo amigo, tudo isso é o desespero do florminenC caindo por força da lei

    ResponderExcluir
  3. Digitei Muro das Lamentações no Google e acabou abrindo esse blog do tapetenc

    ResponderExcluir
  4. O coronel reproduz uma lenda urbana a essa altura? Xiiii, acho que vem notícia ruim para as flores lá de sampa kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenda urbana? existe vídeo gravado do Helal confirmando o fato! Constrangedor vê-lo tentando justificar o injustificável! Se jogar no google vc acha fácil o vídeo (joga lá George Helal papeletas amarelas). Sinceramente, de um clube de remo que nasceu para o futebol após episódios de traição, nada diferente poderíamos esperar ao longo de sua existência!

      Excluir
    2. Tá vindo notícia ruim para os mulambos é só as investigações prosperarem.

      Excluir
  5. Vocês flamenguistas, definitivamente, vivem uma fantasia, um mundo paralelo, encantado, de "verdades" fabricadas pela imprensa, de surto de hipocrisia de dirigentes incompetentes que não reconhecem seus erros e, finalmente, pelo interesse econômico e politico na massa manipulada, sedada pelo futebol, cega, mas feliz, mansa e inofensiva.

    Massa essa que não reflete, que vota por obrigação, que não busca seus direitos, apolitizada, ainda que saiba a escalação do "mengão" de cor.

    A cara do Brasil analfabeto-funcional. Do sorriso doente e desdentado no Maraca, carente de saúde pública de qualidade, mas que se interessa como nunca pela eleição em uma empresa de saúde particular. O "mengão" tá lá representado pela oposição.

    Povo de cabeça pequena, porém megalômana, inflada por falsos títulos, campeonatos duplicados ou resultados obtidos de forma escusa, porém abafada pra parecer tudo correto. Pra parecer, SEMPRE, culpa dos outros. O Flu é o "mauzinho" predileto nesses projetos nefastos de arranjar culpados. Em 2013 não foi diferente.

    Não interpretam textos. Mesmo os mais estudados só enxergam o que querem. Capaz de acharem que esse meu texto defende o Fla. Invertem o entendimento. Não tem empatia, nem humildade para contemplarem o contraditório. Não vêem nada que possa contrariar sua fantasia de grandeza fácil, artificial e conveniente para o "bem" maior. Esse blog, por exemplo, é um adversário a ser destruído. Ele questiona o que nunca deveria questionar.

    Ainda vamos sofrer disso no Brasil algumas gerações, infelizmente. Mas tomara que o inicio do fim disso seja a apuração da VERDADE sobre o caso Héverton. Esse poderá ser o marco da virada.

    ResponderExcluir
  6. Lenda urbana?kkkkkkkkkkkkkkkkkk o lula também fala que o mensalão é lenda urbana.Cara,eu vi,ninguém me contou,o jogo flamengo x atlético mg em 81e assisti também flamengo x vasco,quando o ladrileiro invadiu o campo no momento que o Vasco estava na pressão irresistível,acompanhei pelo rádio e jornais todo enredo das papeletas amarelas e você fala em lenda urbana.O flamengo teve presidente condenado por roubo,procure saber :Edmundo Santos Silva.Procure saber quem é Cleber Leite,Márcio Braga,George Helal

    ResponderExcluir
  7. Pelo que parece, esta matéria é tendenciosa.
    O que ficou comprovado e documentado foi um doping branco de incentivo.
    O mesmo que a UNIMED ofereceu para o Náutico (o pagamento das dívidas com o elenco) em vitória contra o Vasco.
    É ético para o Fluminense e não para o Flamengo?

    Rafael

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.