JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SÓ CÍNICOS SEM CURA QUALIFICAM DE "JOVEM", "TATUADOR" OU "MANIFESTANTE" O CÚMPLICE DO ASSASSINATO DE SANTIAGO - AUGUSTO NUNES



Prezados leitores, "ai da PM se os ferimentos que resultaram na morte de Santiago Andrade tivessem sido causados por uma bala de borracha ou uma bomba de gás lacrimogênio".

"REVISTA VEJA
Coluna do Augusto Nunes
10/02/2014 às 20:09
Direto ao Ponto
Só cínicos sem cura qualificam de ‘jovem’, ‘tatuador’ ou ‘manifestante’ o cúmplice confesso do assassinato de Santiago 
Ai da PM se os ferimentos que resultaram na morte de Santiago Andrade tivessem sido causados por uma bala de borracha ou uma bomba de gás lacrimogêneo. Antes que se identificasse o autor do disparo, todos os integrantes da corporação, do comandante ao mais raso dos soldados, estariam alinhados no paredón da imprensa, diante do pelotão de fuzilamento formado por repórteres que enxergam em qualquer manifestação de protesto um combate entre bandidos e mocinhos. Os bandidos usam fardas, botas e capacetes. Mocinhos são todos os outros, e como vítimas devem ser tratados. 
Mesmo quando matam um cinegrafista de 49 anos que cobria para a Band mais um conflito urbano no Rio, comprova o noticiário dos jornais do domingo sobre Fábio Raposo, que se apresentou à polícia para confessar que participara do que ainda era uma tentativa de homicídio. Nem precisava: as imagens no vídeo mostram Raposo entregando a um comparsa o rojão que logo explodiria na cabeça de Santiago Andrade. Ambos aparecem vestidos como black blocs. Ambos agiram como black blocs. Mas repórteres e redatores decidiram que o cúmplice confesso não deveria ser associado a essa tribo de selvagens sem causa, sem rosto e sem cérebro. 
Aos 23 anos, com um prontuário de desordeiro vocacional, Fábio Raposo não estuda nem trabalha. Como qualificá-lo? “Tatuador”, concordaram os dois maiores jornais paulistas, que se dispensaram de localizar um único e escasso cliente do artista. Antes que algum leitor perguntasse pelo inexistente local do emprego, a Folha acrescentou o adjetivo esperto: “Tatuador independente”. Toscas na forma, indigentes no conteúdo, as reportagens também escancararam a criatividade bisonha dos escalados para esganar os fatos.
No Estadão, por exemplo, foi indiciado não um black bloc, mas um “jovem” (ou “rapaz”). Além de encampar as expressões usadas pelo concorrente, que transformam faixa etária em profissão, a Folha patenteou a criação de um ofício desconhecido fora do Brasil: “manifestante”. Faltou explicar se Raposo, que mora sozinho num apartamento no Méier, paga o aluguel com o dinheiro das tatuagens ou com o que arrecada gritando palavras de ordem em algum canto do Rio. Consumada a tragédia, os torturadores da verdade terão de caprichar nas acrobacias vocabulares para referir-se a Raposo. A morte de Santiago transformou o black bloc militante em cúmplice de um homicídio. Quem tentar absolvê-lo com substantivos malandros merece cadeia por excesso de cinismo (Fonte)". 

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Coronel, seja mais cauteloso em postar fotos sob o risco de cometer injustiças. Em anos eleitorais, chovem e-mails com ataques políticos - todos eles falsos e fomentados por colunistas da grande mídia. Esta foto do post induz à falsa ideia que os artistas apoiam o black bloc.
    http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-lino/o-facebook-e-a-lenda-de-chico-e-caetano-black-blocs-8541.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Michel, eu li o texto da Carta Capital, o qual desconhecia. Eu já assinei essa revista, hoje não a considero referência imparcial de nada, mas devo confessar que a situação do Chico Buarque é diferente dos outros dois. Vou rever. Agradeço.
      Juntos Somos Fortes!
      Paúl

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.