JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

REVISTA CARTA CAPITAL - ESCLARECIMENTO - CHICO BUARQUE X BLACK BLOCS



Prezados leitores, recebemos um comentário dando conta que tivéssemos cuidado com relação À foto onde aparecem Chico Buarque, Caetano Veloso e Marcelo D2, como apoiadores do grupo Black Blocs. O comentarista encaminhou o link de uma matéria da revista Carta Capital sobre o assunto, a qual nos fez rever a posição com relação ao cantor Chico Buarque.
Eis a matéria:

'REVISTA CARTA CAPITAL
BLOG DO LINO
Realidade X "narrativa"
O Facebook e a lenda de Chico e Caetano black blocs
Chico não posou como black bloc. Era uma foto de 2006. Em artigo, Caetano disse não ser "anticapitalista" e disse que a foto não havia sido feita para divulgação nas redes sociais
por Lino Bocchini — publicado 08/09/2013 21:42, última modificação 09/09/2013 12:41 
Meme criado para circular no Facebook. A imagem de Chico é de 2006, e o artista foi clicado no inverno do leste europeu. Caetano, por sua vez, questionou em artigo a forma de divulgação 
"Você viu que o Chico está apoiando os black blocs?". A pergunta, que ouvi neste final de semana em um almoço de família, me acendeu uma luz amarela. Dois conhecidos, muito bem informados, haviam acreditado no que viram no Facebook: uma foto de Chico Buarque, com parte do rosto coberto, no que seria um apoio ao movimento black bloc. Trata-se de um tremendo engano --ou má fé-- de quem começou a espalhar a história dessa forma. 
A foto, na verdade, é um registro de João Wainer feito em Budapeste. O fotógrafo explicou o contexto da imagem: "Eu estava em Budapeste, filmando com ele, fazia um frio desgraçado, tipo -20 graus, e precisava de uma foto pra capa do DVD. Então a foto surgiu naturalmente, brinquei que essa seria uma boa capa... acabou não sendo capa do DVD, mas acabou emplacando a capa da revista Trip uns meses depois." 
Nos últimos dias, circularam também fotos de Caetano Veloso e Marcelo D2 posando como black blocs. A de D2 era um claro endosso ao movimento. Foi postada por ele próprio em sua página oficial do Facebook, na sexta-feira 6 de setembro, em apoio aos movimentos do dia seguinte. 
A foto de Caetano foi um registro feito no apartamento do Fora do Eixo no Rio de Janeiro (sede do Midia Ninja na cidade) em meio a um episódio que o próprio artista expôs em um artigo no jornal O Globo deste domingo: "eles me pediram para posar com uma camiseta preta atada ao rosto para eles mostrarem a Emma [moça que apareceu como black bloc em uma capa da Veja], que, segundo eles, gostou do meu texto sobre ela. Agora vejo aqui que eles puseram a foto na rede...". O artista termina afirmando que não é anticapitalista --uma das bandeiras black blocs (Leiam mais). 

Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. Cel Paúl: compreendo a sua cautela, mas em se tratando de carta caPiTal optamos pela sua versão ou da VEJA. Quanto ao compositor e cantor Caetano Veloso, só lamento que hoje tente negar, mas a foto que fez foi logo no início da aparição dos black blocs e ele sabia sim o que estava travestindo na ocasião. Quanto a marcelo d2 nem precisa comentar.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.