Prezados leitores, recebemos o e-mail que transcrevemos a seguir. Ele contém inúmeras informações sobre Cuba e não tivemos tempo de checar a veracidade, mas como são referências positivas (menos a última) resolvemos publicá-lo para que possa ser avaliado pelos nossos leitores, considerando que o tema "Cubanização do Brasil" tem ganho espaço nas redes sociais.
"E-MAIL:
Para ler, refletir e, se sua consciência mandar, REPASSAR!
· Entre 1825 e 1897, 60 a 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebia do exterior vinha de Cuba.
· Antes do final do Século XVIII, Cuba aboliu as touradas por considerá-las "impopulares, sanguinárias e abusivas" com os animais.
· O 1º bonde que circulou na América Latina foi em Havana em 1900.
· Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina foi em Havana que chegou o 1º automóvel.
· A 1ª cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.
· Em 1907, em Havana usou-se o 1º aparelho de Raios-X da América Latina.
· Em 19 de maio de 1913 quem realizou o 1º vôo da América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, que durou 1 hora e 40 minutos.
· O 1º país da América Latina a conceder o divórcio a casais em conflito foi Cuba, em 1918.
· O 1º latino-americano a ganhar um campeonato mundial de xadrez foi o cubano José Raúl Capablanca, que, por sua vez, foi o 1º campeão mundial de xadrez nascido em um país subdesenvolvido. Ele venceu todos os campeonatos mundiais de 1921-1927.
· Em 1922, Cuba foi o 2º país no mundo a abrir uma estação de rádio e o 1º país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.
· A 1ª locutora de rádio do mundo foi a cubana Esther Perea de la Torre.
· Em 1928, Cuba tinha 61 estações de rádio, 43 delas em Havana, ocupando o 4º lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cuba foi a 1ª no mundo em número de estações por população e área territorial.
· Em 1937, Cuba decretou pela 1ª vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária.
· Em 1940, Cuba foi o 1º país da América Latina a ter um presidente da raça negra, eleito por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Adiantou-se em 68 anos aos Estados Unidos.
· Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo. Na América Latina foi o 1º país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.
· O movimento em defesa das mulheres na América Latina apareceu pela 1ª vez no final dos anos 30 em Cuba. Ela se antecipou à Espanha em 36 anos, que só concedeu às mulheres espanholas o direito de voto, posse de seus filhos, bem como poder tirar passaporte ou abrir uma conta bancária sem autorização do marido, em 1976.
· Em 1942, o cubano Ernesto Lecuona se torna o 1º diretor musical latino-americano de uma produção cinematográfica mundial e também o 1º a receber indicação para o Oscar norte-americano.
· O 2º país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba em1950. As maiores estrelas de toda a América, sem chance em seus países, foram para Havana para atuarem em seus canais de televisão.
· O 1º hotel a ter ar condicionado em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera, em 1951.
· O 1º prédio do mundo construído em concreto armado foi em Havana: o Focsa, em 1952.
· Em 1954, Cuba tinha uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a 3ª posição na América Latina (depois de Argentina e Uruguai) no consumo de carne per capita.
· Em 1955, Cuba é o 2º país na América Latina com menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por 1000 nascimentos).
· Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o 2º país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). A taxa do Haiti era de 90%; da Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana era cerca de 50%.
· Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes); com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.
· Em 1958, Cuba é o 2º país do mundo a emitir transmissão de TV a cores.
· Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes). Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.
· Ao longo dos anos 50, Cuba detinha o 2º ou 3º lugar em internações per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.
· Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era 29ª economia do mundo.
· Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: (358) batendo Nova York e Paris, que ficaram em 2º lugar e 3º, respectivamente.
E depois o que aconteceu?
Veio a Revolução Comunista!"
Verdades ou mentiras?
Juntos Somos Fortes!
Na decada de 50, Havana tinha os maiores shows do mundo e a vida noturna rivalizava com Las Vegas, mas depois vieram os Castros.
ResponderExcluirGrato pelo comentário.
Excluir#JSF!
Aí o americano destruiu tudo com o embargo, mas claro, é apenas um detalhe.
ResponderExcluirO Brasil até hoje sente os danos severos provocados pelo regime militar.
Vamos tirar Dilms e Lula, não precisa ressuscitar a era das sombras para mudar o Brasil, mas para alguns doentes o prazer depende da dor.
Caro Fernando, concordo, não devemos continuar com o que temos e não devemos trazer de volta os erros do passado.
ExcluirAs marchas são apenas um exercício de cidadania, nada além disso.
Afinal, todos tem o direito de manifestar seu pensamento.
Eu espero que sejam organizadas, ordeiras e pacíficas, isso para que possam materializar o descontentamento do povo.
Só isso.
#JSF!
Na década de 50, a vida noturna em Cuba era baseada em jogatinas (cassinos) e bordéis de luxo onde norte-americanos e europeus se esbaldavam com prostitutas enquanto o povo ficava cada vez mais miserável. No mais, o e-mail traz informações totalmente inverídicas como, só para ficar num exemplo: "Em 1940, Cuba foi o 1º país da América Latina a ter um presidente da raça negra, eleito por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca". Como assim? Ora, basta uma pesquisa simples para constatar que quem comandava Cuba na época era o ditador sanguinolento Fulgencio Batista. Não sou comunista e tampouco neoliberal, mas tenho o hábito de pesquisar para ver onde está a meia-verdade que, normalmente, esconde uma meia-mentira. Vou deixar um texto que desmente, ponto por ponto, este e-mail. A pessoa que desmente o texto se identifica como "Eu". Está no primeiro link. O segundo link é também um desmentido, mas de uma forma radical com a qual não coaduno - mas vale pela didática.
ResponderExcluirhttps://groups.google.com/forum/#!msg/amigosdofranklin/T3aJSbP9NsU/XA9hEyhaCtIJ
http://valdirizidorosilveira.blogspot.com.br/2013/01/cuba-o-que-dizem-os-exploradores.html
https://groups.google.com/forum/#!msg/amigosdofranklin/T3aJSbP9NsU/XA9hEyhaCtIJ
Caro Michel, grato pelo comentário.
ExcluirAcessei o primeiro texto e ele desmente, mas não fundamenta.
Acessei o segundo e ele faz um apologia a ilha dos nossos dias, mas não refuta o que o contém no texto.
Vamos continuar recebendo aportes para esclarecer o que verdade e o que é mentira.
#JSF!
Quantas medalhas olímpicas no regime militar o Brasil obteve em Olimpíadas e quantos obteve Cuba? Será que Cuba subornou o COI igual o Fluminense fez ano passado?
ResponderExcluirO Fluminense subornou o COI? O Comitê Olímpico Internacional? Só se foi para ganhar a Taça Olímpica, mas isso não foi no ano passado, mas em 1949. Vai ver o Fluminense era tão poderoso que podia se dar a esse luxo, afinal, trata-se do Prêmio Nobel do Esporte.
ResponderExcluir