JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A GLOBO QUASE "CONFESSA" - "O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA"



Prezados leitores, ontem publicamos e comentamos um texto do jornalista global Gustavo Poli:
"COLUNA DOIS
Segunda-feira, 23/12/2013 às 19:27
por Gustavo Poli
OS FATOS, ESSES CHATOS"

Solicitamos que leiam o texto e os nossos comentários, pois faremos novos e importantes observações (Link). 
Primeiro, quem é o jornalista Gustavo Poli?
Direito ao google e encontramos a citação do jornalista no site "Ouro de Tolo", postado em 17 de dezembro de 2013, em um artigo intitulado "Jogo Misto - Gustavo Poli", categorizado Pedro Migão (Link).
O artigo é uma entrevista feita pela coluna "Jogo Misto" com Gustavo Poli.

"Gustavo Poli, carioca, beirando os quarenta, jornalista esportivo, Editor-Chefe do site Globoesporte.com, autor em parceria com Lédio Carmona (os dois na foto acima) do “Almanaque do Futebol Brasileiro” – do qual tenho a primeira edição autografada e a segunda impressa (risos). Dono do “Coluna Dois”, no Globoesporte.com, sobre o lado humano do futebol – embora na visão deste humilde blogueiro seja atualizado com uma frequência bem menor que a desejável…"

Elogios à parte, fica claro que o jornalista Gustavo Poli exerce função importante na estrutura do jornalismo esportivo das Organizações Globo, não é um simples auxiliar, portando, a sua opinião tem influência sobre tudo o que é ou não escrito no site do Globo Esporte.
Ratificamos só estamos tratando de fatos, como fizemos em toda série.
Como comentamos o tom de pilhéria (gozação) que permeia todo artigo pode ser interpretado como uma forma de desacreditar todas as teorias que surgiram em decorrência do rebaixamento da Portuguesa. Uma forma de dizer: 
Esqueçam isso!
Isso tudo é bobagem.
Não! Não vamos esquecer.
O próprio título sugere o deixa isso para lá: Os fatos, esses chatos.
Como se nas teorias sobre o rebaixamento da Portuguesa não existissem fatos, só invenções.
A nossa está baseada só em fatos.
No artigo anterior comentamos que a frase de Héverton citada por Poli, o google não achou em nenhum outro lugar:

- Hã? Eu não falo com o presidente da Portuguesa há quatro meses.

Não estamos afirmando que ele está mentindo, que inventou a frase, apenas não tivemos a competência de achá-la em nenhum outro lugar. Nem achamos referência à entrevista dada pelo jogador de onde teria sido extraída a frase.
Gustavo Poli esqueceu de colocar o link para que os leitores pudessem acessar a entrevista. Isso é um fato chato.
Obviamente, como editor-chefe do site Globo Esporte, ele tem acesso a dados que o ser humano comum não tem, como é o nosso caso.
Quem sabe não foram os "alienígenas azuis" a fonte?
Além disso, a frase, caso verdadeira, demonstra que o presidente da Portuguesa é omisso por completo em relação ao futebol, tendo em vista que a frase indica que ele não conversa com os jogadores, apesar da Portuguesa viver uma crise financeira e estar lutando contra o rebaixamento.
Avançando nas "piadas" que Gustavo Poli faz por todo o seu bem escrito artigo, muito bem escrito, encontramos algo importante, relevante, certamente, não criada pelos seus "alienígenas azuis". Ao contrário, está na parte em que ele escreve com seriedade, ou seja, a parte que deseja que tenha credibilidade:

(...)
 "1 - Qualquer clube – de qualquer série – teria feito exatamente a mesma coisa que o Fluminense fez. Diante do erro alheio – teria buscado seus direitos no tribunal. Portuguesa (e antes o Flamengo) fizeram uma lambança siderúrgica e indesculpável. Isso quer dizer que o rebaixamento da Lusa é justo? Não. A pena é muito maior do que o crime. Mas... quem cometeu o pecado foram os dirigentes do time paulista. Não foi o Fluminense que deu mole e escalou o Héverton".
(...)

Notem, ele culpa o Fluminense, exatamente como parte da imprensa tentou fazer o tempo todo:

"1 - Qualquer clube – de qualquer série – teria feito exatamente a mesma coisa que o Fluminense fez. Diante do erro alheio – teria buscado seus direitos no tribunal".

De onde ele tirou isso?
Obteve tal informação em um disco voador para onde foi abduzido em algum momento?
A iniciativa não foi do Fluminense. Outro fato chato.
Lembram do título: "Os chatos, esses chatos".
O que ele escreveu não é um fato.
E, acrescenta:

"Portuguesa (e antes o Flamengo) fizeram uma lambança siderúrgica e indesculpável".

Por favor, leiam novamente:

"Portuguesa (e antes o Flamengo) fizeram uma lambança siderúrgica e indesculpável".

Então, ele concorda que André Santos (sábado) e Héverton (domingo) foram escalados ilegalmente, portanto, devem os clubes devem perder os pontos.
A dúvida que resta é quando Gustavo Poli soube que André Santos tinha sido escalado irregularmente, pois sendo editor-chefe do Globo Esporte, sem dúvida, teria denunciado de imediato esse fato, tenho certeza.
Embora envolto pelo mundo do futebol, ele não leu a publicação feita no site Lancenet (e em outros) sobre a situação irregular de André Santos, a qual foi postada no dia 6 de dezembro de 2013, às 19:39 horas, um dia antes do jogo do Flamengo:

"LANCEPRESS! - 06/12/2013 - 19:39 Rio de Janeiro (RJ) Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão. Lateral-esquerdo foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil e terá de cumprir suspensão contra a Raposa (Link).

Ele não leu na sexta, não leu no sábado, não leu no domingo, simplesmente não leu.
Caso contrário teria colocado a boca no trombone, por assim dizer, pois o maior furo de reportagem do ano esportivo teria sido alguém da imprensa publicar, comunicar ao público, que o Flamengo iria perder 4 pontos e correr o risco de ser rebaixado no domingo, um risco de 40%.
Nem ele comentou e nem ninguém da imprensa, muito menos os "alienígenas azuis" que ele cita no artigo.
Por mais impressionante que possa parecer, nem o Lancenet deu o furo.
Prezados leitores, como explicar que nem o órgão da imprensa que comunicou que o jogador não podia jogar, deu o furo do ano imediatamente após o jogo, publicando que o Flamengo iria perder 4 pontos?
"Fatos, esses chatos".
Em razão de todos esses fatos chatos não podemos concordar com Gustavo Poli, nem quando tenta livrar a imprensa de responsabilidade, nem quando tenta desacreditar todas as teorias.
Por derradeiro, pegamos emprestado o último parágrafo do seu texto e complementamos:

"A ignorância, escreveu um poeta inglês em 1742, é uma benção. Dois séculos depois, um escritor americano respondeu com ironia: os fatos, esses chatos, teimam em acontecer mesmo quando ignorados. Em 2013, um blogueiro brasileiro escreveu que parte da imprensa manipula os fatos".

Foto: Filme Avatar - Vortex Cultural

Juntos Somos Fortes!

10 comentários:

  1. Brilhante ,

    Alem do Lancenet , outros sites divulgaram a suspensao do Andre Santos , inclusive o oglobo.globo.com e o terra. links -
    http://oglobo.globo.com/esportes/suspenso-andre-santos-nao-enfrenta-cruzeiro-pelo-brasileirao-10999145

    http://esportes.terra.com.br/futebol/fora-do-jogo-contra-o-cruzeiro-andre-santos-quer-terminar-o-ano-com-vitoria,0f4a73c590ac2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FLAPRESS existe e foi desmascarada por todos nós. O blog e seus leitores, nós provamos (em flagrante delito) a existência da FLAPRESS.
      #JSF!

      Excluir
  2. Concordo. Seria o maior furo, o jornalista que pegasse esse furo ia se dar bem. Mas inesplicavelmente ninguém pegou esse furo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FLAPRESS existe e foi desmascarada por todos nós. O blog e seus leitores, nós provamos (em flagrante delito) a existência da FLAPRESS.
      #JSF!

      Excluir
  3. Pois é... querem brigar com os fatos. Que chatos, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FLAPRESS existe e foi desmascarada por todos nós. O blog e seus leitores, nós provamos (em flagrante delito) a existência da FLAPRESS.
      #JSF!

      Excluir
  4. Li tudo que escreveram desdo final do campeonato (Caso Portuguesa/ Flamengo) existe no regulamento que depois de esgotadas todas as instâncias na esfera desportista o clube que se achar lesado pode sim entrar com uma ação na justiça como. Só que devo lembrar para conhecimento de todos a ultima e derradeira instância desportiva é: (((Tribunal Arbitral do Esporte))) fica na Cidade de Lausanne na Suiça será que a LUSA terá folego para encarar um tribunal mundial para tentar algo que dificilmente conseguirá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FLAPRESS existe e foi desmascarada por todos nós. O blog e seus leitores, nós provamos (em flagrante delito) a existência da FLAPRESS.
      #JSF!

      Excluir
  5. Talvez porque não tenham se lembrado, eu mesmo assistindo o jogo contra o Cruzeiro não me toquei. Para mim a internet estava lotada de assuntos muito mais importantes, o jogo do Vasco e do Flu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FLAPRESS existe e foi desmascarada por todos nós. O blog e seus leitores, nós provamos (em flagrante delito) a existência da FLAPRESS.
      #JSF!

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.