JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 14 de dezembro de 2013

O GLOBO APOIA A REMOÇÃO DE "FAVELADOS" PROPOSTA POR BELTRAME



Prezados leitores, ontem publicamos o artigo "Teoria Conspiratória: O Governo Cabral e a Grande Mídia" (Leia). Nele, baseado em fatos reais, criamos vertiginosas ficções, ilações sobre um provável apoio da grande mídia ao governo Sérgio Cabral, tendo o enaltecimento das UPPs como mola propulsora.
A nossa interpretação pode estar completamente errada, mas pode ser que exista um acerto ou outro.
Leiam o artigo, formen as suas opiniões.
Hoje o jornal O Globo publica um editorial enaltecendo a entrevista que o próprio jornal publicou ontem do secretário Beltrame, com destaque para o apoio às remoções de moradores.
A leitura nos conduz de volta a teoria da conspiração que tratamos no artigo. 
O editorialista cita como fator positivo das UPPs a taxa de 8,7 homicídios por 100.000 habitantes, diz que é inferior a média nacional (24,4) e de Washigton (19). Isso é verdade.
Infelizmente, esqueceu o autor de esclarecer que a relação policial por habitantes nas UPPs é a melhor do país, talvez uma das melhores do mundo e que esse fator é determinante para a diminuição dos crimes. Na prática, isso significa que não existe inteligência no fato de diminuir crimes através do emprego de grande efetivo policial, isso é a consequência natural, sendo que no Rio teve o efeito negativo de ter transferido os criminosos para outros bairros e outros municípios, ou seja, transferiu a violência e, certamente, os homicídios, tanto que estão em alta, algo também esquecido.
Pior, esqueceu que a taxa de mortalidade de PMs no Rio é maior nas UPPs do que no restante do estado.
Nós voltaremos a comentar o editorial, ele nos deu um sinal de que a nossa teoria ficcional pode ter um fundo de realidade.

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Realmente transferiu a violência para outros municípios. Cabo Frio toda semana tem dois três homicídios, depois das UPP's. Araruama, já teve cinco homicídios em um final de semana. A Região dos Lagos nunca foi tão violenta.

    ResponderExcluir
  2. A violência migrou. Cabo Frio toda semana tem homicídios. Araruama já chegou a computar cinco em um final de semana. A Região dos Lagos nunca foi assim.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.