JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 22 de dezembro de 2013

O FLAMENGO E O REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA - ESCLARECIMENTOS



Prezados leitores, não estamos descumprindo o compromisso postado em artigo anterior, apenas estamos voltando ao tema em virtude de uma providência que adotamos diante da grande repercussão dos artigos no blog e no twitter. Ontem, publicamos a seguinte mensagem no twitter (@celprpaul) com o objetivo de ampliar os subsídios relacionados aos fatos tratados, isso para que possamos chegar a verdade real:
- "Quem quiser contestar meus artigos sobre rebaixamento da Portuguesa basta mandar texto que publico no blog Email: pauloricardopaul@gmail.com ".
Hoje republicamos a mensagem no twitter.
Certamente, a publicação de opiniões favoráveis ou contrárias às nossas só enriquecerá a apuração dos fatos.
Assim, caros leitores, estamos estimulando a todos e a todas para que participem. Aproveitando para ratificar. que sem a leitura dos artigos anteriores fica impossível uma análise sistêmica dos fatos.  Assim sendo, sugerimos a leitura desses artigos (Link).
Um dos nossos interlocutores no twitter, ele que defende opiniões contrárias as nossas, encaminhou uma matéria que na sua opinião derruba algumas de nossas argumentações.
Eis a matéria publicada no site Lusa News:



7 de dezembro de 2013 às 18h 48m Futebol 1 comment
Por Lucas Ventura 
Praticamente garantida na elite do futebol brasileiro para a próxima temporada, o elenco da Portuguesa realizou um treinamento na tarde deste sábado, no estádio do Canindé, visando a partida deste domingo, diante do Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Em tom de despedida, já que era a última atividade da temporada, os atletas rubro-verdes iniciaram com um treino físico e, posteriormente, disputaram o tradicional rachão. Além dos atletas, alguns integrantes da comissão técnica também participaram.
Ao contrário do meio de semana, quando os salários estavam atrasados, neste sábado, antes do treinamento, os vencimentos dos atletas e da comissão técnica foram pagos na sua totalidade, de acordo com uma fonte ligada ao Lusa News.
Em relação ao time que vai a campo diante do Grêmio, o técnico Guto Ferreira terá os retornos do volante Willian Arão e do meia Heverton, que estavam suspensos, e do atacante Diogo, recuperado de lesão. Por outro lado, o treinador não poderá contar com o zagueiro Moisés Moura e o meio-campista Souza, lesionados, e com o atacante Gilberto, artilheiro da equipe no nacional, com 14 gols, que foi punido com duas partidas por conta da expulsão contra o Botafogo.
Com tudo em dia, o elenco lusitano já está concentrado para o confronto deste domingo, às 17h, diante do gaúchos, no estádio do Canindé. O torcedor rubro-verde pode acompanhar tudo ao vivo através do Tempo Real Lusa News".

O nosso interlocutor escreveu que vai mandar um artigo sobre os fatos, nós publicaremos para que nossos leitores possam opinar.
No twitter nós estabelecemos o seguinte diálogo:

"Blog: Combinado. Será um prazer abrir novas linhas de análise. Isso enriquecerá a discussão. #JSF! Interlocutor: @celprpaul link da matéria q comprova q o Heverton jogaria, mesmo antes do jogo do Fla e depois do julgamento: http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/ …
Blog: Salvo melhor juízo, em nada muda o que estamos investigando, ao contrário, o subsídio pode até funcionar como um fortalecimento.
Interlocutor: simples, ele treinou e concentrou para o jogo independente do jogo do Fla. Isso é claro. Portanto nao faz sentido algum...
Blog: Isso só prova que desconheciam o resultado do julgamento, nada mais. Ele nem começou jogando... Interlocutor: se fez isso deliberadamente, decidiu antes". 

O subsídio trazido por ele é muito importante.
Observem que a matéria foi publicada antes do jogo do Flamengo no sábado (21:00 horas), sendo postada no sábado às 18:48 horas.
Como o texto cita a Portuguesa ainda não estava garantida na primeira divisão, mas a chance de rebaixamento era desprezível. A ESPN.COM publicou: 
"Só será rebaixada em caso de catástrofe. A única chance de queda é com empates de Internacional e Criciúma, além de vitórias Coritiba e Vasco. Mesmo assim, o Vasco precisaria tirar uma desvantagem de 11 gols de saldo (Fonte)".
A posição da Portuguesa era confortabilíssima.
No texto consta que " (...) o técnico Guto Ferreira terá os retornos do volante Willian Arão e do meia Heverton, que estavam suspensos (...)"
O que isso comprova?
O autor da matéria desconhecia o resultado do julgamento do jogador Heverton, ocorrido na noite anterior (sexta-feira), quando o jogador foi punido com 2 jogos de suspensão. Como ele tinha cumprido um (suspensão automática), o autor o considerou em condições, como também o fez por desconhecimento o técnico da Portuguesa ao relacioná-lo.
Tudo isso antes do jogo do Flamengo, isso é fato. Portanto, não a como se falar que a Portuguesa deliberadamente concentrou e relacionou o jogador Heverton para depois colocá-lo ilegalmente em campo, objetivando receber no STJD a mesma punição que o Flamengo receberia, pois o Flamengo ainda nem tinha jogado e colocado em campo André Santos, ilegalmente. 
Até esse ponto do artigo ficam claros indícios que de acordo com o contido na matéria, a Portuguesa devia desconhecer o resultado do julgamento, a punição com 2 jogos, caso contrário, nem o concentraria.
Embora nada do exposto anteriormente altere o resultado das nossas análises contidas nos artigos anteriores, pois nunca aventamos a possibilidade abordada, devemos lembrar de dois fatos:
1) Heverton só foi colocado em campo após os 30 minutos do segundo tempo, o que comprova que não era titular para o técnico. Ele não começou jogando. Esse dado é muito importante, deve ficar guardado para ser usado na hora de concluir.
2) O advogado da Portuguesa garantiu que informou ao clube sobre a suspensão de 2 jogos.
Leia a declaração dele para O Globo: 
"- O atleta pegou dois jogos e a gente comunicou a Portuguesa, como sempre fazemos. Falei o resultado, passei que havia sido suspenso por duas partidas. Ficou bem claro. Não sei se houve falha de comunicação interna na Portuguesa para esse jogador estar em campo (Leia mais). 
A possibilidade da falha na comunicação interna explica o fato do jogador ser considerado apto para enfrentar o Grêmio.
Diferente era a posição do Flamengo com relação ao jogador André Santos, pois até a imprensa noticiou a suspensão, como publicamos em artigo dessa série:
LANCE!NET
Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão Lateral-esquerdo foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil e terá de cumprir suspensão contra a Raposa (Leia mais).
Consultado pela Rádio Globo, o advogado do Flamengo que representará o clube no julgamento do recurso (27 de dezembro), mas que não defendeu o jogador André Santos quando de sua condenação, declarou:
"Advogado do Flamengo no caso André Santos afirma que, se consultado, não teria autorizado a escalação Michel Assef Filho explica que não foi o representante do clube no julgamento do lateral, mas na dúvida, optaria por deixá-lo fora (Leia mais e ouça a entrevista do advogado)".
Por derradeiro, considerando que nada foi alterado com relação às nossas análises anteriores, destacamos:
1) Por que o site LANCE!NET e os outros órgãos que publicaram que André Santos estava suspenso, não deram o furo de reportagem anunciando que o Flamengo escalou um jogador sem condições e que deveria perder 4 pontos conforme o regulamento?
Nós tratamos desse aspecto em artigo anterior.
O que levou a esses integrantes da imprensa a se calarem?
O furo era bombástico.
Imagine quantos jornalistas esportivos leram a matéria que foi publicada antes do jogo do Flamengo.
Nenhum escreveu ou falou uma palavra sobre isso.
Isso é normal?
2) No tocante ao BID, boletim insistentemente citado pelos advogados, o parágrafo primeiro do artigo 57 do Regulamento Geral de Competições é claríssimo:
"§ 1º - O controle da contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelo atleta é da exclusiva responsabilidade dos clubes disputantes da competição, não cabendo à CBF nenhum tipo de obrigação ou responsabilidade nessa contagem, ainda que mantenha um sistema de contagem para o seu necessário controle administrativo".
3) Temos que ter atenção para o fato de que em conformidade com os regulamentos são julgados tanto clubes, quanto atletas. Os advogados não deixam isso claro em suas falas e tal diferenciação é importante em algumas situações.
Ficamos no aguardo de suas opiniões.

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.