JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 16 de setembro de 2014

CORRUPÇÃO NO ALTO ESCALÃO DA PM É REFLEXO DO MAL EXEMPLO DA GESTÃO PEZÃO-BELTRAME



Prezados leitores, nós concordamos com a opinião do Jornal do Brasil no sentido de que a gestão da segurança pública faliu por completo no Rio de Janeiro.
A situação se agravou com a inércia do governador Pezão que não exonerou de imediato o secretário de segurança, após ele ter sido formalmente denunciado pelo Ministério Público por superfaturamento de contratos e por improbidade administrativa.
Sem bons exemplos no andar de cima, fica muito difícil combater os desvios de conduta.


"JORNAL DO BRASIL
Rio
15/09 às 18h23 - Atualizada em 15/09 às 19h02
Corrupção no alto escalão da PM é exemplo da falência da segurança no RJ
"Não se pode encarar isso com a velha política do caso isolado", diz especialista 
Gisele Motta * 
Os 24 mandados de prisão expedidos contra policiais militares do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, não são exatamente uma novidade. Há mais de dez anos, o problema é o mesmo. Se antes o envolvimento era com caça-níqueis, agora os delitos abrangem cobrança de propina a comerciantes, moto-taxistas e vans. Em 2006, o comandante do mesmo batalhão, coronel Celso Nogueira, foi preso junto com 39 policiais. A moeda de troca mudou, mas a corrupção continua dentro da corporação. Para especialistas, o problema não é regional, muito menos novidade. Esse caso demonstra mais uma vez a decadência moral nas instituições militares (Leiam mais)".

Juntos Somos Fortes!

20 comentários:

  1. CORONEL NÃO É MAL EXEMPLO DO GOVERNO CABRAL-PEZÃO, NÃO ESTOU AQUI PARA DEFENDER A GESTÃO DELES, MAS ISSO SEMPRE ACONTECEU NA PMERJ ESSES OFICIAIS CORRUPTOS QUE FICAM ATRAS DE SUAS MESAS SÓ BOTANDO DINHERIO NO BOLSO, E OS PRAÇAS CORRUPTOS RECOLHEM NAS RUAS O DINHEIRO SUJO... TODA PROFISSÃO A DESVIO DE CONDUTA, A CORRUPTOS NO MEIO ``FAZENDO A SACANAGEM ´´. ENTÃO CORONEL PAUL O SENHOR NÃO ENTROU NA POLICIA MILITAR JÁ COM PATENTE DE CORONEL E NA CORREGEDORIA, O SENHOR PASSOU EM BATALHÕES OPERACIONAIS COMANDOU SEÇÕES MESMO QUE O SENHOR NÃO TENHA SE ENVOLVIDO COM NADA, O SENHOR DEPAROU EM ALGUM MOMENTO COM ESSE TIPO DE SITUAÇÃO DENTRO DE ALGUM BATALHÃO, REPITO MESMO QUE O SENHOR NÃO TIVESSE ENVOLVIMENTO COM NENHUM TIPO DE CORRUPÇÃO! PORQUE QUANDO O SENHOR COMO CORREGEDOR NÃO COMBATEU ESSE TIPO DE COISA QUE É UM CÂNCER NA INSTITUIÇÃO, ATÉ O SOLDADO MAIS RECRUTA SABE DESSAS COISAS QUE ACONTECE NOS BATALHÕES... É MELHOR PRENDER PRAÇA QUE NÃO VALE NADA POR CAUSA DE COBERTURA, PERMISSÃO PARA USAR CELULAR, IDENTIDADE FUNCIONAL, COMO SE PREOCUPAR COM ISSO TENDO COISAS MUITOS SERIAS PARA RESOLVER A CORRUPÇÃO DENTRO DA PMERJ ONDE TUDO E NA BASE DO DINHEIRO, PARA TRABALHAR NA RP É DINHEIRO NÃO PRECISA SER BOM POLICIAL BASTA PAGAR,TRABALHAR EM PATAMO É PRECISO PAGAR A COMPANHIA SE NÃO, NÃO TRABALHA, NÃO PRECISA SER BOM REPITO BASTA PAGAR A QUANTIA ESTIPULADA E POR AÍ VAI... ENTÃO CORONEL ONDE ESTA A CORREGEDORIA NESSAS HORAS...PRECISANDO O MINISTERIO PUBLICO INTERVIR SÓ AÍ APARECE A CORREGEDORIA! QUERO VER REALMENTE CORTAR NA CARNE COMO DIZ O SECRETARIO QUE TAMBEM ESTA RESPONDENDO IR NOS BATALHÕES E COMEÇAR POR CIMA INVESTIGAR ESSES OFICIAIS QUE ESTAM A FRENTE DE COMANDOS DAS UNIDADES OPERACIONAIS E MUITOS ESTÃO RICOS! EU SEI TAMBEM QUE TEM CORPORATIVISMO ENTRE VOCÊS OFICIAIS E QUEM COMANDA A CORREGEDORIA SÃO TAMBEM OFICIAS.. JA FUI SUPERVISIONADO PELA DPJM E VI POLICIAS QUE NÃO VALEM NADA NA DPJM QUE ROUBAVAM MUITO E ESTAM NA DPJM PARA PRENDER POLICIAIS SEM COBETURA, SEM IDENTIDADE FUNCIONAL, COTURNO NÃO ENGRAXADO, CABELO GRANDE... É ESTÁ TUDO ERRADO , ACHO QUE TEM QUE TER FISCALIZAÇÃO SIM! MAS TEMOS QUE CORTAR NA CARNE, VAI SAIR MUITO SANGUE E A PMERJ VAI PRECISAR DE TRANSFUSÃO DE SANGUE, VAI SUCUNBIR E PODERÁ MORRER!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, eu combato esse problema desde Aspirante. Enfrentei sérios desafios em razão da minha postura, mas sobrevivi. A questão é que a imprensa meteu o pau na PM, mas esqueceu de escrever que quem deveria dar o maior exemplo, o secretário, também foi acusado. O MP pede a devolução de mais de 130 milhões...

      Excluir
    2. Parece que você leu os meus pensamentos. A coisa é exatamente como você diz. Entretanto, em relação ao Coronel Paúl, desculpe-me, amigo, uma andorinha só não faz verão! Sou praça que a vida toda foi taxada de louco porque apontava esses defeitos enquanto todos ficavam calados esperando a vez de "se dar bem". Sabiam que sozinho eu não iria mudar nada, tomaria transferências geográficas, talvez um caixão. Lembra do Sgt Jorge Vieira, pois é, era meu amigo! Se fizesse uma acusação desse nível, ficaria sozinho e terminaria sendo acusado de um monte de crime militar, pois as próprias praças gostavam dos esquemas e ajudariam a me queimar... Pelo menos ficariam caladas, me deixando ser crucificado.
      Cel. Paúl também passou por isso, sei o que te digo.
      É difícil lutar em uma guerra dessas sem o apoio de todos os honestos.
      Sgt Foxtrot

      Excluir
  2. Coronel, desculpe...
    Eu também acho que a gestão política estadual é péssima, mas sabemos que o problema da corrupção na PM não é culpa de ninguém, a não ser de nós mesmos, policiais militares. Vou explicar: tanto praças quanto oficiais permeiam a cultura do esperto, do "se dar bem" (sem generalizar). Parece que ser profissional, honesto, justo, impessoal, é coisa de bobo, é errado. A CORRUPÇÃO PARECE TER SIDO INSTITUCIONALIZADA, E AQUELES QUE NÃO SÃO CORRUPTOS ESTÃO RECOLHIDOS A PRÓPRIA INSIGNIFICÂNCIA.
    Observe a quantidade de comentários sobre temas tão importantes como este do 14 BPM, quase nenhum. Por que será? É este silêncio dos bons que permite a liberdade aos maus.

    ResponderExcluir
  3. Pau que dá em Chico (oficiais e praças), tem que dar em Francisco (Beltrame). Enfim, prender ladrão de galinha e mole, quero ver prender o senhor excelentíssimo José Mariano Beltrame, pior secretário de segurança da historia do RJ, acusado pelo Ministério Publico de lesar o cofre publico.

    ResponderExcluir
  4. Tá quase dando pra fazer um batalhão de PMs cariocas em Catanduvas, tem soldado, cabo sargento, sub, tenente, capitão, major e tenente-coronel...só tá faltando arranjar um comandante geral, um secretário de segurança.e um governador.

    ResponderExcluir
  5. O último a sair, apague a luz!

    ResponderExcluir
  6. Cel,a bronca do sr é contra o Beltrame,mas isso sempre existiu,qual o praça que nunca ouviu falar sobre o comando de unidade recebendo cheque de contraventor,vendendo policiamento e retirando policiamento para (algo) poder passar?

    ResponderExcluir
  7. Cel,e o capitão Argolo,que trabalhou em Macaé e foi preso diversas vezes furtando veículos,o mesmo foi reformado,se fosse praça teria sido reformado ou excluído?

    ResponderExcluir
  8. Se o senhor combateu desde aspirante, concluo que era sabedor dos fatos, e porque não tomou providencias quando estava a frente da corregedoria! E se realmente combateu como o senhor disse, será que o senhor estaria a frente de uma corregedoria se tivesse batido de frente como falou! Tenho minhas duvidas... tenho certeza que a cúpula da PMERJ sabe também e não se vê tomam nenhuma providencia! Oficiais respondendo e mesmo assim sendo promovidos e assumindo cargos de confiança! Para mim esse dinheiro dos comandos desses oficiais corruptos vai para alguém acima deles, QG ou direto para secretaria de segurança, deve ser uma briga para comandar esses batalhões corruptos... e outra Coronel com todo o respeito, não é de agora que falam mal da PMERJ sempre se escrachou a corporação e vocês nunca fizeram nada , poque vocês oficiais sempre com esses cargos com gratificações altas nunca quiseram perder essa ``boquinha``. Concordo com o senhor em relação ao secretario de segurança, já deveria ser afastado do cargo a muito tempo, e sabe o porque disso: politica, simples assim! Os empresários e principalmente a rede globo apoiam o pezão... AS UPP´S não está dando certo sabe porque? O policial que trabalha na linha de frente não é respeitado como profissional de segurança publica, fazem com eles o que se bem entende, escala horrível já imaginou coronel o senhor ficar em pé durante mais de 12 horas muitas vezes 14 horas equipado á noite esperando a qualquer momento ser alvejado e o senhor comandando uma guarnição num total de 4 e já contando com senhor num horário de 20:00horas ate rendição chegar ás 09:45 da MANHÃ num local extremamente perigoso podendo ser cercado a qualquer momento, já conseguiu imaginar coronel?! com escala 12x24 e 12x48 e de extra na segunda folga!
    E as armas desses bandidos eles compram no comercio legal? Cadê as forças armadas nas fronteiras e a POLICIA FEDERAL, Há deve ter HK 47, UZI, FUZIL 7.62 E OUTROS no comercio legal !!!! e fora outros fatores vou parar por aqui se não vou escrever um livro... O governador e o comando da policiar militar se desse condições para policial trabalhar não estaria assim, porque nós não temos medo vamos pra cima do combate para que se prevaleça o bem da sociedade, o policial do Rio de Janeiro e o melhor policial do MUNDO com todos os seus problemas, porque com toda precariedade, a burocracia e todos contra ele ate mesmo próprios policiais de dentro da corporação, mas ele está lá 24 horas por dia dando sua vida para melhorar a vida de quem ele nem conhece e nem vai conhecer! Fica aqui a minha homenagem a todos policiais praças e oficiais que morreram em combate por um bem maior! Obrigado Coronel pelo espaço e ter ate agora publicado todos meus comentários...Desculpe coronel mas é só alguns desabafos e nada pessoal, tenho 14 anos de policia militar e espero ainda estar aqui para ver algumas mudanças!!!!!!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá tudo no tropa de elite 1 e 2... ninguém deu importância, é ficção, mas todos acreditaram que o BOPE é tudo de bom e incorruptível, outra ficção.

      Excluir
  9. A PM perdeu muito desde a saída do comandante Ubiratan, o qual foi colega de academia de polícia militar de um parente próximo e do qual eu tive o privilégio de ser aluno e posso dar o testemunho de que se trata de um profissional do mais alto gabarito. Acompanho o senhor desde 2007, antes mesmo do blog, nas reinvindicações dos policiais militares naquele ano. Com relação a prisão do oficial, não se pode julgar o todo por apenas uma parte ao se falar em decadência moral. Então já que é assim por que não falar também das tantas notícias que são encobertas pelos meios de comunicação, as pesquisas eleitorais sem transparência, as urnas eletrônicas de primeira geração sem confiabilidade (fonte: http://www.folhapolitica.org/2013/10/especialista-e-professor-da-unb-diego.html), as fraudes nas licitações dos hospitais, as decisões duvidosas do judiciário e por ai vai. Isso sem falar na política. Difícil ter algum suspiro de esperança em um país onde um comandante da marinha ganha R$ 10.142,96 (fonte:http://www.portaltransparencia.gov.br) e um deputado federal ganha R$ 26.723,13, além de outras despesas (fonte: http://www2.camara.leg.br). Parabéns pela luta Coronel. Juntos somos fortes!

    ResponderExcluir
  10. coronel fonteneli nem reclamava, coitado !, só ganhava 32mil isso no contra cheque! a quele monte de dinheiro não era dele,era da firma. deve ser nosso futuro parlamentar, deixa a poeira assentar. vai vendo! depois do carnaval ninguém vai lembrar disso mais, nossos colegas tem memória fraca.

    ResponderExcluir
  11. Já estão chegando em breve em Catanduvas, pelo menos um ex governador e um secretario de segurança.

    ResponderExcluir
  12. E aí, cel Paul,.?me responda, por favor como o ministro público dês cobriu isso tudo e a corregedoria, céu e da já não tomou uma atitude Antes? Será que todo mundo está na mão de Maciço?

    ResponderExcluir
  13. Quando o TERÁ UMA OPERAÇÃO DO MP nos batalhões do interior do estado, principalmente na área do 5ºCPA, queira DEUS que seja, muito em BREVE

    ResponderExcluir
  14. Aqui na no 10ºBpm,existe escala de policiais que trabalham 24 e folgam 48, e TEM POLICIAIS que trabalham 24h e folgam 72h. SABEM PORQUE ESSES PRIVILÉGIO? É o AMOOOOR$$$$$$$$, é só apurar que com certeza muitos sairão algemados !!!

    ResponderExcluir
  15. esse ano promete!! agora é a vez do papa goiaba, tá todo mundo avisado! caminho da roça!! lá para o ano que vem talvez!! o varandão já deve estar arrumando as malas,

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.