JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 11 de agosto de 2012

O GOVERNO SÉRGIO CABRAL DÁ CALOTE NOS PMs E AINDA OS PUNE


A chegada do serviço extra remunerado na Polícia MIlitar foi motivo de júbilo, tendo em vista que os PMs sempre foram escalados em serviços extras sem nenhuma remuneração. Longe de ser o ideal, que seria a concessão do pagamento de horas extras, o PROEIS e o RAS surgiram como paleativos. Infelizmente, mal operacionalizados, sobretudo no concernente à elaboração das escalas e ao fato do serviço não ser voluntário (RAS), o benefício virou um castigo. Acuados os PMs começaram a faltar aos serviços extras, uma consequência previsível.
O tempo foi passando, as faltas foram se sucedendo e o pagamento pelos serviços extras simplesmente não apareceu, o que deve ter determinado o aumento de faltas.
Nesta semana, o governo Sérgio Cabral (PMDB) puniu centenas de Policiais Militares em razão das faltas, como a mídia noticiou, mas não regularizou os pagamentos.
Por que o governo Sérgio Cabral (PMDB) trata tão mal os Policiais Militares?
Eu não sei se existe algum ódio pretérito do governador com relação aos PMs, mas tenho certeza que ele só age desta maneira em razão da subserviência completa da instituição ao poder político. Tal opinião é facilmente comprovável, basta conhecer as terríveis represálias que Cabral fez contra os Oficiais e Praças que lutam contra essa postura de joelhos. Em 2008, os Coronéis Barbonos foram exonerados, colocados na DGP sem função (geladeira) e tiveram dois anos de suas carreiras subtraídos (aposentadoria compulsória), violando o direito adquirido. Em 2012, Os Oficiais e os Praças foram presos e encarcerados ilegalmente na penitenciária Bangu 1.
Penso que este atrito irá aumentar, pois embora exista por parte dos últimos comandos da PMERJ uma tendência para aceitar a subserviência, existe o grupo ao qual eu pertenço que ainda não desistiu de lutar pela independência da Polícia MIlitar, pelo respeito aos direitos dos Policiais Militares e que não teme o governador.
As eleições de outubro serão o fiel da balança.
Se a tropa da PMERJ se organizar, escolher criteriosamente seus candidatos nos diversos municípios e, principalmente na Capital, divulgando a campanha e votando nos escolhidos, a PM renascerá como uma força política, podendo fazer um enfrentamento de igual para igual com o governo.
Penso que a escolha precisa ser orientada na direção dos pontos mais relevantes:
- A honestidade e a competência demonstradas pelos candidadtos ao longo das carreiras.
- A história de luta de cada candidato em defesa da PMERJ e dos PMs nos últimos anos. Paraquedismo deve ser ignorado. Para atender esta necessidade eu tive o cuidado de oferecer uma síntese da minha luta (2007-2012), para isso basta acessar o blog para conhecer. São milhares de artigos e centenas de vídeos, provas incontestáveis da luta e das represálias sofridas (Link). Compare.
- O partido escolhido pelo candidato para concorrer, pois não podemos mudar o quadro se estamos concorrendo por um dos 19 partidos que fizeram aliança com o PMDB de Sérgio Cabral.  Votar nos partidos aliados é votar em Sérgio Cabral e Eduardo Paes. Eu concorro por um partido de oposição, o DEM. Igual raciocínio vale para os Bombeiros Militares, os quais tiveram inclusive o cuidado de centralizar seus candidatos também em partidos de oposição (PR e PSOL).
Tenho certeza que se os PMs, os BMs e o funcionalismo público em geral acreditarem que nós podemos nos fortalecer através do voto para defendermos os nossos interresses e os interesses do povo, a vitória virá facilmente nas urnas e teremos condições de enfrentar  os maus políticos de igual para igual, olho no olho. Caso contrário, continuaremos sofrendo e com os nossos olhos enxergando a cintura dos políticos.
Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. O senhor terá o meu voto...

    ResponderExcluir
  2. Esta resposta é questão de prova de jardim de infência:

    " - O governador nos trata tão mal porque não somos cidadãos contemplados pela democracia, graças ao tão defendido título Polícia Militar".

    Ele, e qualquer outro que o suceda, sempre terá a seu favor as legislações específicas para o trato com militares, as gratificações de tropa e de comando e o ódio que a sociedade nutre por nós.

    Os Oficiais são os capitães-do-mato; os praças, peças descartáveis.

    Simples assim!

    Sgt Foxtrot

    ResponderExcluir
  3. O senhor não terá o meu voto porque não voto na capital (mas trabalho lá); entretanto, tenho trabalhado como seu "cabo eleitoral" pela sua honestidade e história de luta contra a subserviência instituída na PMERJ.

    Sgt Foxtrot

    ResponderExcluir
  4. Piso salarial do PM e do BM deveria ser de R$ 2.519,97

    O Salário Mínimo Necessário, referente ao mês de Julho de 2012, foi estimado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em R$ 2.519,97 (DOIS MIL, QUINHENTOS E DEZENOVE REAIS e noventa e sete centavos).

    http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml

    Este valor é levantado conforme determina a lei que estabeleceu o Salário Mínimo, o Decreto Lei 399 e a Constituição Federal em seu artigo 7º, inciso IV.

    Pagar dignamente o Militar Estadual não é um favor, é uma obrigação, senhor Governador!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.