JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

"O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013" - MINISTÉRIO PÚBLICO SEGUIU OUTRA LINHA INVESTIGATIVA



Prezados leitores, estamos lendo as cópias relativas à parte dos autos da investigação do GAECO do Ministério Público de São Paulo sobre o que denominamos como "o escândalo do Brasileirão 2013".
O nosso objetivo é tentar reabrir o processo apresentando fatos novos que justifiquem o desarquivamento e a continuidade das investigações.
Nós podemos adiantar que consideramos serem boas as possibilidades do alcance do nosso objetivo, tendo em vista que apesar de não termos concluído a leitura, está evidenciado que o Ministério Público não adotou a nossa linha investigativa, que começa com a escalação do jogador André Santos de forma irregular pelo Flamengo, isso no dia 7 de dezembro de 2013 e com o silêncio da imprensa sobre esse fato, que na época seria o maior furo de reportagem na área do futebol brasileiro nos últimos anos, ou seja, a possibilidade do Flamengo ser rebaixado no domingo dia 8 de dezembro de 2013.
A leitura deixa claro que o Ministério Público investigou, ninguém pode negar, mas não seguiu o caminho que foi construído através da interação de incontáveis torcedores nas redes sociais, comentando cada fato ligado ao assunto, o que resultou inclusive na publicação do livro.
Nós estamos trabalhando com a data do próximo dia 15 para encaminhar nossas argumentações.
Em consequência reiteramos a solicitação no sentido de quem conheça textos, áudios ou vídeos contendo comentários sobre os fatos nos encaminhe através do e-mail: 
pauloricardopaul@gmail.com
É importante identificar quem escreveu ou falou sobre os fatos, isso facilitará uma convocação por parte do Ministério Público.
Por derradeiro, esclarecemos que não podemos ceder cópias do material obtido e solicitamos a compreensão de todos, sobretudo dos jornalistas esportivos, que não se mexeram para clarificar o que aconteceu.
Nós continuaremos fornecendo informações do andamento do trabalho, tendo em vista que essa é uma mobilização que envolve torcedores de vários clubes do Brasil, sendo nosso dever dar publicidade sobre todos os atos.

Juntos Somos Fortes!

10 comentários:

  1. Manda ouvir o jogador Gilberto, da Portuguesa, que uma semana antes da escalação indevida de André Santos pelo flamengo foi convidado a ter uma escalação indevida pela Portuguesa mas se negou a aceitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Gilberto foi convidado a ter a escalação indevida horas antes do jogo, e não uma semana antes da escalação indevida do André Santos pelo Flamengo. Ainda deve-se acrescentar que sua conta de uma semana não bate, pois o julgamento resultando em punição de duas partidas a Gilberto foi no dia 3/12 e o jogo do Flamengo foi em 7/12, sendo quatro dias antes. Mas não importa que fosse um tempo de quatro dias ou de uma semana. O importante é que o convite à escalação irregular ocorreu faltando cerca de menos de 20 horas para a partida Lusa x Grêmio. Mas é de estranhar que a matéria não tenha informado isso, além de entrevistar uma pessoa que à época do ocorrido era um dos dirigentes da Lusa. Matéria capciosa para confundir aquilo que realmente ocorreu e colocar o Fluminense como suspeito e proteger o Flamengo, grande favorecido pelo esquema.

      Excluir
  2. https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.goal.com/br/amp/news/3599/futebol-nacional/2015/02/20/9123282/gilberto-revela-que-pessoas-da-portuguesa-pediram-que-ele&ved=0ahUKEwjvwbvJqr_PAhWJlZAKHa15DJMQFggbMAA&usg=AFQjCNEcg46bHTLRHFF5TOygN6UCVuFPkw&sig2=bF1jEzJAPIMVm5P71YweYg

    ResponderExcluir
  3. Brasileirão

    De volta ao futebol brasileiro, o atacante Gilberto colocou mais lenha na fogueira de uma polêmica que parece longe de acabar: o rebaixamento da Portuguesa em 2013. Em sua apresentação no Vasco, o ex-jogador da Lusa revelou que na rodada final contra o Grêmio ele estava suspenso, assim como Héverton, mas pessoas do clube tentaram a todo custo incluí-lo entre os relacionados.

    “Antes do último jogo, os caras ficaram me segurando. Eu tinha que viajar para acertar (com o Toronto) e eles dizendo que eu ia ter condição de jogo. E eu falei que não teria. Aí comentei que tinha alguma coisa errada e fui embora”, afirmou o atacante, mas sem revelar exatamente quem foram “os caras”.

    “Infelizmente aconteceu essa situação (do rebaixamento). Dentro de campo a Portuguesa não deixou a desejar a nenhum time, isso ninguém duvida do potencial que tinha aquele time. Lutamos do início ao fim e infelizmente aconteceu aquele episódio”, completou.

    As declarações de Gilberto fortaleceram ainda mais as suspeitas de que o erro na escalação de Héverton foi premeditado por pessoas da própria Portuguesa, que acabou rebaixada para a Série B no lugar do Fluminense. No entanto, o vice-presidente de futebol em 2013, Roberto dos Santos, explicou que o jurídico do clube tentou convertar a punição de Gilberto, diferente do que aconteceu com Héverton.

    “Realmente o Gilberto não poderia jogar contra o Grêmio, porque foi punido com duas partidas no dia três de dezembro. Mas o jurídico nos comunicou a possibilidade de converter a pena em cestas básicas. Por isso, entrou com esse pedido junto ao STJD”, explicou o ex-dirigente ao Lusa News.

    “Aguardamos até sábado (07/12) e fizemos inúmeras cobranças ao Dr. Valdir, que disse não conseguir contato com Sestário. Com esse impasse e a falta de resposta, vetamos o jogador. Diferentemente do Héverton, que não fomos informados do julgamento e muito menos do seu resultado”, finalizou Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro detalhe interessante é que o jogador faz entender que teria que viajar e os dirigentes da Lusa estavam segurando ele. Na verdade a viagem ocorreu no dia 11/12/2013. O jogo da Lusa contra o Grêmio foi no dia 08/DEZ. Isso corrobora que a matéria foi feita para acobertar o esquema que salvou o Flamengo.
      http://espn.uol.com.br/noticia/376310_toronto-fc-anuncia-contratacao-de-gilberto-ex-inter

      Excluir
  4. Coronel, o melhor lugar para se fazer esse pedido de ajuda é o Twitter!

    Cadê o pessoal do "Panorama Tricolor", "aQIpossa" e tantos outros? É hora de nos mobilizarmos, pessoal!

    ResponderExcluir
  5. O radialista Portuga disse algumas vezes que não foi o Flu que subornou os dirigentes da Lusa. Ele tem ligações com a Portuguesa e parece conhecer bem a política do clube: https://twitter.com/portuga98fm
    Vou enviar uns prints por e-mail.

    ResponderExcluir
  6. Tem também aquele áudio da Tupi que ninguém conseguiu. A discussão no vestiário do Flamengo, no intervalo do jogo em que o André Santos foi escalado irregularmente. Tem que ter alguém que conheça um funcionário da Tupi que possa arranjar o tal áudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Twitter, meu caro!

      Eu não possuo conta lá e, mesmo que tivesse, seria interessante alguém mais atuante naquela rede social, assim como o Coronel Paúl, para solicitar esse tipo de ajuda. O ideal mesmo seria algum jornalista, com contatos.

      Eu vejo esse áudio como algo fundamental! Ele pode fazer a diferença pelo barulho que causaria.

      Excluir
    2. Caro anônimo, eu também não tenho conta no Twitter. Na época tinha conta no Facebook e vi um comentário num grupo tricolor sobre o que estava dizendo o Portuga e cheguei às mensagens pesquisando no Google. Já enviei os prints ao Coronel por e-mail.
      Quanto ao áudio, não é possível que algum tricolor que acompanhe o caso não tenha algum amigo dentro da Tupi que possa conseguir a gravação.
      Vamos torcer pra que essa "ponta no novelo" ao qual se referiu o Coronel desenrole o caso e esclareça toda a verdade.

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.