JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 - ATUALIZANDO E CONCLUINDO



Prezados leitores, nós seguimos preparando a documentação para tentarmos reabrir as investigações sobre o que ocorreu na última rodada do Brasileirão 2013, quando Flamengo e Portuguesa escalaram jogadores de forma irregular e foram punidos com a perda de pontos.
A irregularidade da Portuguesa causou seu rebaixamento e salvou o Flamengo.
Nós poderíamos simplificar e agilizar o nosso trabalho encaminhando apenas uma cópia digitalizada do livro resultante da mobilização realizada nas redes sociais sobre o tema, considerando que todo o seu conteúdo é composto por "fatos novos", considerando que não foram abordados nas investigações.
"Fatos novos" é o que se exige para desarquivar uma investigação.
Isso seria muito prático, mas não seria eficiente, tendo em vista que ficaríamos na dependência que um promotor lesse todo o livro e avaliasse todos os fatos, antes de solicitar o desarquivamento.
Não podemos perder todo esse tempo.
Enviaremos o livro digitalizado, isso é lógico, porém destacaremos alguns pontos apresentando áudios e vídeos de pessoas que emitiram opinião sobre os fatos em apuração.
Além disso, destacaremos alguns pontos contidos nos próprios autos, os quais não foram explorados com a profundidade que consideramos adequada, considerando o conjunto de indícios.
Nivelamos o conhecimento sobre o andamento do trabalho.
Cabe esclarecer ainda que não pretendemos abordar mais o tema antes de encaminharmos o documento e diante dessa posição consideramos adequado comentar a nossa opinião após esses quase três anos de discussão nas redes sociais, da publicação do livro e da leitura dos autos do inquérito.
Nesse sentido, informamos que diante das duas alternativas existentes, ou sejam, ter ocorrido um duplo erro administrativo, primeiro por parte do Flamengo (jogador André Santos) e depois por parte da Portuguesa (jogador Héverton) ou ter ocorrido algum tipo de acordo para que a Portuguesa escalasse o jogador Héverton, nós colocamos as nossas fichas na segunda opção.
Por quê?
Existem vários indícios que sinalizam para a possibilidade de um acordo, enquanto a possibilidade do duplo erro exige que se acredite em muitos fatos com relação à Portuguesa que não são críveis no âmbito do futebol profissional.
É óbvio que se surgirem "fatos novos", como ocorre na investigação, nos voltaremos ao tema.

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. Samuel contra o Bahia12 de outubro de 2016 às 16:50

    A Flapress salvou o flamengo do rebaixamento primeiro quando não contou que o André Santos jogou sem condições contra o Cruzeiro.

    Se os outros clubes soubessem, duvido que a Lusa escalasse o Héverton.

    Depois a Flapress acobertou o flamengo, jogando a culpa no Fluminense, inicialmente dizendo que ele havia entrado no tapetão para roubar os pontos da Portuguesa e depois acusando o FLU de ser o corruptor da coitadinha.

    Do flamengo? Nenhuma palavra ou citação.

    Infelizmente é o serviço que nós consumidores recebemos: informações omissas, deturpadas e por que não dizer, criminosas?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Coronel!
    Dê uma olhada no texto do link:
    http://www.netflu.com.br/pra-nao-dizer-que-nao-falei-de-viradas-de-mesa/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente.
      Li o livro "Pagar o quê? que reproduz essas verdades.
      Vou repercutir.

      Excluir
  3. Samuel contra o Bahia12 de outubro de 2016 às 21:27

    Completando o meu comentário acima, Coronel, o primeiro crime do caso Flamenguesa foi a imprensa não ter noticiado a escalação do André Santos.

    Depois ela voltou a ser cúmplice, protegendo os culpados e jogando a culpa em um inocente.

    ResponderExcluir
  4. O jogador Gilberto disse que foi pressionado a ser escalado antes do jogo flamengo e cruzeiro. Isto somente não enxerga quem não quer. Isso não é suposição. É fato.
    Everton foi punido na sexta com dois jogos de maneira suspeita pois era de bons antecedentes e tinha sido expulso por reclamação.
    Tão de brincadeira esses tricolores.

    ResponderExcluir
  5. Samuel contra o Bahia13 de outubro de 2016 às 19:48

    Ao anônimo 13 de outubro de 2016 11:21

    Gilberto nunca disse o momento em que foi pressionado. Eurico Miranda não deixou.

    E por que a Portuguesa pediria um efeito suspensivo pro Gilberto jogar contra o Grêmio?

    http://www.netvasco.com.br/n/141800/advogado-osvaldo-sestario-diz-que-portuguesa-pediu-que-ele-assumisse-a-culpa-no-caso-heverton

    Se a Lusa tivesse feito algum pacto maligno com Vasco, Coritiba ou Fluminense antes da sexta-feira, não era melhor ela ter vários jogadores suspensos pra perder pontos no tapetão?

    E se o Héverton não topasse a maracutaia? Não ia ter nenhum jogador suspenso pra salvar o corruptor.

    Em relação ao Héverton, ele não foi expulso só por reclamação. Ele saiu xingando o juiz e teve de ser afastado. Dois jogos de punição foi pouco.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.