JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

POLÍTICO NÃO QUER QUE POLICIAL MILITAR ESTUDE

Eu tenho defendido no twitter ( @celprpaul ) que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro devia seguir o caminho trilhado pela Polícia Militar de Santa Catarina que exige curso superior para ingresso nas fileiras da corporação. No concurso para Soldado da PMSC é exigido curso superior e no concurso para Oficial é exigido o curso superior de bacharel em direito.
Penso que seja indispensável qualificar e valorizar o Policial Militar para que possamos um dia ter a segurança pública que precisamos e merecemos.
Infelizmente, existe político como o governador do Paraná, o senhor Beto Richa, que defende a desqualificação do Policial Militar, conforme o contido na matéria a seguir postada. 
"GAZETA DO POVO 
O governador Beto Richa (PSDB) disse em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira, que acha positivo que os policiais militares do estado não tenham diploma de curso superior. 
A polêmica entre o governo e as associações que representam os policiais militares, que queriam que o governo passasse a exigir diploma dos que entram na corporação. 
Segundo Richa, é bom que os policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada. 
“Outra questão é de insubordinação também, uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior”, afirmou o governador. 
A declaração do governador é um desestímulo à educação e à cultura dentro da corporação. Nitidamente, o que Richa defende, em sua declaração, é que a PM dê preferência a pessoas que não estudem. Além de tudo, mostra uma miopia em relação à realidade do mundo. Como se pessoas sem estudo superior não pudessem ser contestadoras ou insubordinadas (pela versão de Richa, as greves comandadas por Lula no ABC nunca existiram). 
A função do Estado é estimular o estudo, e não o contrário. Mais do que isso: o governador não deveria desejar uma corporação de gente que simplesmente atende ordens cegamente, como ele parece querer. E, sim, fomentar um ambiente em que as pessoas sejam capazes de autonomia. Richa poderia, sem nenhum problema, defender que não é preciso diploma para ser policial. Mas com outros argumentos". 
Pobre é o país que tem políticos que pensam dessa forma.
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Só tenho uma palavra para definir o desgovernador Beto Richa, "IMBECIL".

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário.
    O governador foi muito infeliz. Espero que tenha mudado.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.