JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

POR QUE TEMOS QUE DESMILITARIZAR A PM?

Um dos motivos mais alegados pelos defensores da desmilitarização das Polícias Militares é a afirmação de que o Policial Militar é violento em razão da sua formação militar. Alegam que os PMs são treinados como se fossem participar de uma guerra, assim como, são treinados os integrantes das Forças Armadas.
Primeiro, isso não é verdade, os Policiais Militares são formados para atuarem como policiais e esse treinamento obrigatoriamente exige a aprendizagem de técnicas que são comuns à formação dos militares. Eis a única semelhança na formação.
Como formar um policial sem que o processo ensino-aprendizagem contenha aulas sobre armamento, tiro, defesa pessoal, controle de distúrbios urbanos, técnicas de abordagens de pessoas e edificações?
Isso é ensinado em todas as polícias do mundo, sejam organizadas militarmente ou não.
Não é a farda que torna o policial violento, eis a verdade.
A violência é do homem que pode estar fardado, uniformizado ou em trajes civis.
Assista o vídeo a seguir e constate cenas de guerra sem a participação de Policiais Militares.



Se você ainda não está convencido, assista esse outro vídeo. Nele também NÃO temos Policiais Militares. 



Aliás, a violência não é só praticada por Policiais Militares e Policiais Civis, assista esse vídeo. 



Você ainda acha que se desmilitarizarmos a Polícia Militar a polícia ficará menos violenta?

Juntos Somos Fortes!

17 comentários:

  1. Nenhum oficial quer a "DESMILITARIZAÇÃO DAS PMS" porque será heim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que na policia unificada (passo inevitável pós desmilitarização) terão de competir na carreira com os delegados, e oque é pior, pelo critério de conhecimento e competência. Diante disso até entendo a fobia dos Oficiais.

      Excluir
  2. Eu não faço parte desse grupo de Oficiais. Sei que o sistema policial brasileiro precisa sofrer mudanças radicais. Uma delas pode ser a desmilitarização, desde que seja devidamente fundamentada. Desmilitarizar em razão dos arcaicos regulamentos militares não faz sentido, pois são os regulamentos que devem mudar. Desmilitarizar porque os PMs são treinados para a guerra, não passa de uma grande mentira. Se quiser escreva um artigo sobre as vantagens da desmilitarização, eu o publicarei.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir
  3. a meu ver comando,com todo o respeito,não só é necessária quanto urgente a desmilitarizacão.proporcionará o questionamento e a ponderacão do comandado em relacão aos desmandos cometidos,como pudemos observar no episódio da greve dos professores,pelos comandantes de operacões mal planejadas e por conseguinte desastrosas,que invariavelmente jogam nossa corporacão no descrédito da populacão,inocentando seus verdadeiros responsáveis,os quais sabemos bem quem sào.porem,apenas esse fator de adequacão constitucional nào será o suficiente.a carreira policial deve ser uma só,em todo o mundo civilizado a policia é uma só,o policial comeca no patrulhamento normal de rua e paulatinamente de acordo com seus esforcos em estudar e meritocraticamente vai galgando postos mais elevados na corporacão,acredito que mudancas urgentes tem de ser enfrentadas em prol do verdadeiro sentido de nossa missão,o bem-estar e a seguranca da populacão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carreira como é hoje, do Oficial de policia militar, que já entra lá em cima, para mandar, é uma exclusividade brasileira. Polícia como você disse, à exemplo do resto do munto, tem que ser de ciclo único, de carreira única, com ascensão por meritocracia, que é o que nossos oficiais mais temem.

      Excluir
  4. tão necesssária quanto urgente é a desmilitarizacão.em pleno século 21 o policial perder sua liberdade pela simples distracão em prestar uma continencia,ou um atraso para o servico 'tão violento,quanto ser desafiado por balas asssassinas no meio da rua.o policial sofre pressão de todos os lados,mas com certeza a que mais dói é a pressão do quartel e o tratamento desrespeitoso e desleal de quem deveria instrui-lo e a priori defende-lo.não é isso que vemos nos quartéis,reformado ha mais de 20 anos,constato a todo o momento que visito uma unidade,que nada mudou!!!a mesma suga de meu tempo persiste até hoje,oficiais que pensam serem os donos da PMERJ prendem por qualquer motivo homens desesperados muitas das vezes com problemas financeiros,que sem isentá-los de culpa,deveriam estar sob tratamento médico,o qual também não lhes é proporcionado,dado ao gigantismo do efetivo e a total falta de estrutura atual!!todas as policias do mundo civilizado são uma só,de carreira e meritocracia,garantidos ao policial todos os direitos e garantias individuais de qualquer cidadão,inclusive o direito ao contraditório!!coisa que de acordo com nosso codigo penal militar nos é negado!!!desculpe comandante,admiro sua luta,mas acredito que esse movimento será irreversível,quica DEUS nos ajude a implementá-lo e que ele venha verdadeiramente a tratarmos o policial como ser humano!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Milton, grato pelos comentários, ambos coerentes.
    Penso que exista uma confusão entre a PM ser organizada militarmente e sermos regidos por regulamentos arcaicos, os quais não respeitam os direitos constitucionais dos PMs. O problema não é a nossa forma de organização, a qual existe em outras polícias, o urgente é modificarmos os nossos regulamentos. Atualmente, está em curso na ALERJ a criação de um novo RDPMERJ, isso pode ser um bom começo.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses novos RDPM's em debate nas AL's, são falacias. Pesquisei ínumeros, e a unica novidade é que mudam o termo prisão/detenção para permanencia/aquartelamento, mas a sanção administrativa continua sendo restritiva de liberdade. E não vai mudar enquanto formos militares.
      Por questão de justiça, exceção à MG, único regulamento que realmente extinguiu a restritiva de liberdade, pune administrativamente com outros mecanismo, até mais eficazes (vale à pena ler, quem não o conhece), mas é um em 27.

      Excluir
    2. "Como formar um policial sem que o processo ensino-aprendizagem contenha aulas sobre armamento, tiro, defesa pessoal, controle de distúrbios urbanos, técnicas de abordagens de pessoas e edificações?
      Isso é ensinado em todas as polícias do mundo, sejam organizadas militarmente ou não."
      Pleno acordo. Mas qual a necessidade da Ordem Unida, dos assédios morais dos centros de formação, e outros ? Costumo descrever os centros de formação de praças, como locais onde os Oficiais destilam seu sadismo. O senhor pode até negar, mas sabe do que estou falando. E isso é necessário à formação de uma policia moderna e integrada a sociedade, em um Estado Democrático de Direito?

      Alex Sandro Xavier de Lima
      3º Sgt PM MT
      academico de Direito da UFMT

      Excluir
  6. Coronel Paul, na maioria dos países, principalmente nas democracias, as polícias não são militarizadas, então porque aqui no Brasil tem que ser? a maioria dos países estão errados? só o Brasil e mas alguns países é que estão certos?
    Países como Cuba, China, Coreia do Norte, que são ditaduras comunistas, precisam de uma polícia militarizada, mas em uma democracia há necessidade de polícia militarizada?

    ResponderExcluir
  7. Prezado Claudio, obrigado pelo comentário, ele é coerente. Não temos que ter uma polícia organizada militarmente, isso não é uma obrigação, portanto, a desmilitarização é possível. O problema é que diante da necessidade de mudarmos o sistema policial, o que é urgente, muitos estão pregando que a desmilitarização é a solução, isso não é verdade. O problema não é a forma organizacional. O problema passa principalmente pelo fato de termos meias polícias (PM e PC), as quais não realizam o ciclo completo de polícia. Tal absurdo só existe no Brasil. Penso que primeiro temos que resolver isso, o que nos permitirá até avaliar a polícia com melhor rendimento: a organizada militarmente e a não organizada dessa forma. A atuação será através da divisão da área geográfica. Claro que temos que mudar os regulamentos das PMs , arcaicos, muitos ainda cópias do RD das FFAA. Isso democratizará as PMs e dará cidadania aos PMs, que hoje querem também a desmilitarização exatamente em face dos rigores regulamentares.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir
  8. Com esta explicação, quero dizer que concordo plenamente com o senhor, o fato de não termos o ciclo completo de polícia, é um erro crucial de nosso país.
    Também quero parabenizar o senhor pela forma sempre educada com que responde as perguntas e principalmente as críticas feitas aqui no blog, um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Claudio, grato pelo comentário.
    Vamos em frente.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir
  10. Muitos, comentam sobre uma polícia perfeita nos países de primeiro mundo, alguns viajam e fazem curso pago pelo governo, admiram a organização da polícia a exemplo nos Estados Unidos, entretanto desconheço que sejam polícias Militar, Civil etc. porque a formação policial não tratada com seriedade que necessita pelo governo? ninguém entende! nunca ouví em qualquer formação policial que em primeiro valoriza-se a VIDA que a atitude do policial deve fundamentar-se na VALORIZAÇÃO da VIDA se assim fosse tería-mos menos problemas.

    ResponderExcluir
  11. Grato pelo comentário.
    Perfeito.
    Acrescento que dizem que a polícia é excelente nos EUA, mas ninguém diz que lá existem mais de 15.000 organizações policiais. Aqui acham que a solução é unificar as PMs e PCs, mas nem esses falam em unificar também com a PF.
    Temos que mudar o sistema policial, mas não podemos mudar para pior.
    Valorizar a vida, eis a missão.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir
  12. Sinto pelo Senhor, ao se ver cada vez mais, uma voz gritando sozinha pela manutenção das arcaicas e corroídas Polícias MILITARES. Lutando cada vez mais sozinho, contra a queda do último resquício ditatorial do Brasil.
    Sei que a desmilitarização não ocorrera à curto nem médio prazo, mas todos sabemos que é inevitavelmente, apenas uma questão de tempo.
    Que venha a modernidade, trazendo na nossa democracia, direitos e liberdade de expressão também às praças policiais militares, à quem o manto constitucional dos direitos esqueceu em parte de cobrir, para os quais, o AI-5 parece ainda vigorar.

    ResponderExcluir
  13. Grato pelos comentários.
    Caro Alex, publiquei seus comentários em um artigo e fiz breves considerações..
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.