JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 19 de outubro de 2013

CADÊ AMARILDO, FABIANA, FÁBIO, DIEGO E BRAZUMA?

Prezados leitores, seguem as investigações sobre o desaparecimento do senhor Amarildo, morador da comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele desapareceu no período no qual a população protestava nas ruas e o fato acabou se incorporando à pauta. Surgiu o "Cadê Amarildo?" Pergunta repetida em todos os protestos realizados no Brasil, sobretudo para afrontar os Policiais Militares que atuavam no controle das manifestações. Ele virou um símbolo dos mais de 35.000 moradores do Rio de Janeiro que desapareceram no governo Cabral, ao longo da gestão do secretário de Segurança Beltrame. Até a classe artística se mobilizou para arrecadar dinheiro para os familiares de Amarildo, mas esqueceu de custear o sepultamento da artista Norma Bengell, pago com o nosso dinheiro através de iniciativa do prefeito Eduardo Paes.
Por enquanto, passados três meses, o corpo de Amarildo não apareceu, mas dez Policiais Militares da UPP da Rocinha estão presos, existindo a promessa de novas prisões de PMs a qualquer momento, com base mo testemunhos de PMs da UPP que teriam ouvido sons próprios da ação de torturar.
Entre os presos estão dois Oficiais e oito Praças, sendo que os Oficiais tiveram os seus direitos legais violados ao serem encarcerados em uma penitenciaria: Bangu 8. O Estado repete o erro é rasga as leis que determinam que os militares federais e estaduais devem ser acautelados em Organizações Militares. Desrespeito às leis idêntico ao já foi praticado no caso dos PMs acusados pelo homicídio da juíza Patrícia Acioli (Bangu 1 e Presídios Federais) e no caso dos Bombeiros e PMs que estavam lutando por melhores salários e por condições adequadas de trabalho (Bangu 1).
No último caso a ordem não foi judicial para o encarceramento em Bangu 1, a ordem foi do governo Sérgio Cabral, uma ordem administrativa ilegal. Obviamente, o Estado que pratica ilegalidades, não apura essas afrontas à legislação, não adianta recorrer ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e à Corregedoria Geral Unificada, por exemplo, eles integram o Estado anti-democrático. 
É o Estado ditador. O Estado que abusa do poder. O Estado que não respeita as leis. O Estado que não respeita os direitos e as prerrogativas dos PMs e BMs. O Estado que fica impune, pois não corta a própria carne carne.
O "Cadê Amarildo?" continua sem resposta, os 10 PMs continuam presos, outros PMs deverão ser presos, mas o "Cadê Fabiano?", o "Cadê Fábio?", o "Cadê Diego?" e o "Cadê Brazuma?", esses já foram respondidos.
O Soldado PM Fabiana Aparecida de Souza foi assassinada por traficantes quando estava de serviço na UPP do Complexo do Alemão.
O Cabo PM Fábio Barbosa foi assassinado por traficantes quando estava de serviço na UPP do Complexo do Alemão.
O Soldado PM Diego Bruno Barbosa Henrique foi assassinado por traficantes quando estava na UPP da Comunidade da Rocinha.
O Soldado PM Anderson Dias Brazuma foi assassinado por traficantes quando estava de serviço na UPP da Cidade de Deus.
Todos e todas devemos lutar contra esse Estado ditador que não respeita os direitos, que abusa do seu poder e que esquece de referenciar os seus heróis que perdem a vida trabalhando para manter um projeto político-eleitoral: as UPPs.
Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Os responsáveis já foram responsabilizados e presos pelos seus atos monstruosos.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário.
    Por favor, esclareça quem são os responsáveis presos?
    Grato.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir
  3. Os policiais que cometeram o crimes, simples assim.

    ResponderExcluir
  4. Grato pelo comentário.
    Anônimo (15:25) - Você julgou e condenou os PMs. Isso na condição de anônimo é muito fácil
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.