JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 3 de maio de 2012

RIO: POLICIAIS MILITARES ARMADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS, UM FATO ESQUECIDO

No Rio de Janeiro, Policiais Militares iniciaram uma nova modalidade de policiamento ostensivo, trabalhando armados no interior e nas cercanias das escolas da rede pública estadual de ensino. Mal começou o serviço, aplausos e vaias. Uns se sentido mais seguros, outros preocupados com a presença do PM armado ao lado dos alunos e das alunas.
Polemizar não é o objetivo desse breve artigo, ele tem por objetivo destacar algo que ainda não é do conhecimento público, ou seja, o fato desses PMs estarem sacrificando os seus horários de folga para atuarem nesse serviço extra remunerado. É o "bico oficial", como alguns apelidaram o PROEIS. 
A população precisa saber que os PMs estão sacrificando os seus horários de descanso, de lazer e de interação com os seus familiares, isso em face dos salários miseráveis que recebem e que os obrigam a trabalharem nas folgas, nos bicos clandestinos e/ou oficiais.
O fato do PM trabalhar nas folgas não é bom nem para o PM e nem para a população, essa é a verdade. Bom seria que o governo pagasse um salário justo, permitindo ao PM descansar, ter lazer e conviver com seus familiares.
Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. Com a implantação do "bico oficial" e a redução das escalas para 24x48h, concluímos que os policiais militares são realmente super-homens: saem de serviço e entram no PROEIS e vice-versa.

    ResponderExcluir
  2. Caro Cel Paúl.

    O Governo do Estado acaba de jogar a "pá de cal" sobre a nossa Corporação. Institucionalizar o "bico" é, no mínimo, assumir publicamente que remunera mal seus integrantes e nada fará para mudar. Estamos à deriva, sem leme e sem Comandante. É temeroso ver o Estado "explorando" seu policial, tal como um "cafetão", desrespeitando seu SAGRADO DIREITO DE DESCANSO. Antes éramos explorados somente pelas "empresas" de segurança, hoje o Estado entra na concorrência, encontrando a forma que mais lhe convém para "resolver" os questionamentos quanto aos baixos salários. Assim como, aumentam impostos e taxas para resolver seus "déficit" de caixa. Como diriam os "mais velhos", tudo pela "lei" do menor esforço. Ao invés de super-homens, deveríamos ser vistos como sub-homens, já que não temos respeitados direitos básicos como os demais trabalhadores. Ainda querem que eu me orgulhe de ser brasileiro?? O Policial, sem saída, se sujeita a está expropriação de direitos, e se vende por esta "mixaria" e acredita que está fazendo uma excelente escolha. Há vinte anos, as duplas de POG à pé, já realizavam este serviço, sem para isto sacrificar sua folga. Acredito ser, pelo menos imoral, se não for ilegal, tal prática, pois segurança pública é dever do Estado. Os Municípios que participam deste "Projeto", estão desviando dinheiro público para remunerar alguém que já é remunerado pelos cofres públicos, para executar está tarefa. O que o Ministério Público teria a dizer sobre isto????

    ResponderExcluir
  3. preocupante cabeça de bandido não tem rumo!!!! Pode sim atirar contra os PM e atingir as crianças ou as funcionarios . ronda escola seria melhor.

    ResponderExcluir
  4. Grato pelos comentários.
    Temos que continuar lutando por salários. Gratificações e bicos oficiais nada resolvem.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir
  5. EM TEMPO:

    Há se perpetuar tal prática, muito em breve teremos Policiais Militares fardados trabalhando em condomínios, churrascarias, estacionamentos (serviços de "valet")entre outros... Absurdo, indigno, aviltante... Fora Cabral... Dignidade já...

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.