JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 16 de março de 2017

A POLÍCIA MILITAR DO MÉXICO



Prezados leitores, o México criou em 2016 a sua Polícia Militar.
A seguir publicamos artigo que nos foi encaminhado para servir como mais um subsídio para formar opinião sobre o modelo organizacional das polícias.

"BLITZ DIGITAL
México cria polícia militar para combater crime
28 de julho de 2016
Com o agravamento da criminalidade o Brasil vem, há algum tempo, rediscutindo o seu modelo policial. Hoje, o que não falta, são opiniões sobre um tema tão complexo e pouco estudado no nosso país. 
Dentre as dezenas de opiniões, algumas não tem nenhum fundamento ou cabimento, como as que o modelo policial militar só existe no Brasil, ou que a polícia militar brasileira não tem parâmetro internacional. 
Essas opiniões foram devidamente contestadas e caíram no descrédito graças a vários artigos publicados como “Só existe polícia militar no Brasil?”,“Qual a diferença da polícia americana para a do Brasil?”, “Polícia francesa X polícia brasileira”, “Qual o salário de um policial nos Estados unidos?”, “A militarização das policias americanas” e por fim: Um Estudo de Polícia Comparada: Brasil e Estados Unidos da América”, ou seja, A polícia militar brasileira é uma Gendarmerie, que é um modelo policial baseado no francês, e que é a base da segurança pública em toda a Europa, no Continente Americano, na Ásia e na África. Hoje existem mais de 70 Gendarmeries pelo mundo e são respeitadas pela sua disciplina, honra, patriotismo e eficiência no combate ao crime. 
Apenas um país das Américas não tinha uma Gendarmerie: O México (Leiam mais)". 

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Neste caso, senhor Gendarmeria, por qual razão bandidos continuam circulando de um lado para o outro, fazendo vítimas, inclusive policiais, usando fuzis, a qualquer hora do dia? Vamos lá, eu me rendo. O modelo de polícia ostensiva do Brasil é sensacional. Só faltame homens fardados e equipados inibindo ações criminosas. Que tal usar os que estão no TJ, MPERJ, prefeituras, gabinetes, dirigindo para amante de coronel ir ao shopping, servindo café na antessala do coronel...

    ResponderExcluir
  2. Não adianta comparar as PMs com polícias de países que respeitam, equipam e remuneram seus policiais. Querer uma Scotland Yard ou uma Gendarmeria nessa pocilga com gente malandra e desonesta é utopia. Quando os policiais brasileiros forem bem remunerados, tiverem uma escala de serviço humana e forem respeitados dentro da instituição que pertencem, talvez algum dia nos orgulharemos de nossa polícia, cujo nome ou regime não importarão. Por enquanto, deem-se por satisfeitos de ainda existirem loucos que ingressam nessas polícias capangas, combalidas e inúteis.

    Sgt Foxtrot

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.