JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 16 de março de 2017

O DESABAFO DE UM POLICIAL CIVIL DE SÃO PAULO

Prezados leitores, transcrevemos o desabafo de um Policial Civil de São Paulo.



"Policial Civil de São Paulo desabafa: “Ou nos reinventamos ou acabamos!
12 de março de 2017
O governador Geraldo Alckmin é um ser extremamente inteligente conhecedor da dispensabilidade da Polícia Civil… Amigos policiais de verdade, ou nos reinventamos ou acabamos 
Eu só não choro frequentemente porque já aceitei a derrota. Sejamos adultos, inteligentes e equilibrados!!!
Sinto-me, às vezes, fracassado pelo fato de ver a Polícia Civil do Estado de São Paulo nessa situação. A verdade é, a única aliás, que a nossa instituição de onde tiramos nosso sustento chegou num momento amargo, difícil. Muito semelhante aquele doente terminal, onde a cura só é possível por um milagre divino.
Quando na ativa vi surgir muitos policiais sem qualquer vocação para tal mister, presenciei pai de delegada buscando-a no término do plantão, vi delegados se esconderem em suas salas com medo do criminoso que era apresentado pela PM. Conheci investigadores e agentes policiais que nunca fizeram uma única investigação ou contribuíram para o enaltecimento da PC. Conheci delegados e tiras que passaram a vida toda se prostituindo para conquistarem a melhor cadeira, fosse à custa de puxar o saco ou puxar o tapete de alguém. A PC permitiu o ingresso de concurseiros descompromissados, permitiu a permanência de policiais omissos, preocupados com seus bicos ou empresas, obviamente sempre utilizando da estrutura da P.C., esses são tão responsáveis pela nossa desgraça, quanto os policiais civis traficantes, corruptos e vagabundos.
Hoje se fizermos greve, muito provavelmente, não faremos falta, não venham com essa balela do r.d.o, pois numa canetada o governador manda a PM elaborá-lo. Quem vai sentir falta de GARRA e GOE, que só prestam para fazer rondas fajutas, promover delegados “badboys” ou os famosos bicos? Quem vai sentir falta do DPPC, preciso comentar? Denarc, Deic, Dhpp e Decade, departamentos mal administrados, cheios de maçanetas inúteis. Sem qualquer estratégia eficiente de atuação.
Departamentos de Polícia especializada onde não se exige qualquer curso ou especialização de seus integrantes. Será que faremos falta? O governador é, no meu humilde entendimento, um ser extremamente inteligente, um jogador do poder, que já percebeu que o nosso papel não é tão indispensável. Quem sabe se conseguíssemos esclarecer pelo menos dez por cento dos crimes, se não tivéssemos permitido o fortalecimento do crime organizado, ai sim seríamos respeitados. O problema é que nosso time é de terceira divisão e competimos com um time de primeiro divisão chamado PM. Perdoem me, não estou babando ovo da PM, mas sei que o povo não quer saber quem faz inquérito, quem pede a prisão. O povo quer polícia na rua correndo atrás e tirando bandido de circulação.
Não é uma polícia que tem como presidentes de associação e sindicato pessoas que nada sabem de polícia, que se fizer greve vai abalar o espírito do cidadão.
Amigos policiais de verdade, ou nos reinventamos ou já acabamos. Deus tenha misericórdia dos bons e dos vocacionados!
Autor: FUBICA (Policial Civil do Estado de São Paulo)
Fonte:https://flitparalisante.wordpress.com "

Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. Texto excelente , opirtuno, inteligente e dramatico ( e infelizmente de acordo com a realidade). O que fazer; reinventarse fou um termo certo! Quem sabe um criação de um departamento de inteligência , numa fusão "Estadual" das Polícias! por estado mas interligada em rede nacional ; como braço esquerdo da Policia ; aquele que segura o escudo enquanto a PM é o braço direito ; aquele que brande a espada. Os individuos mais voltados a açao direta iam remanejados para a PM e individuos mais voltados ao serviço de inteligencia ficavam na Policia civil , incluive policiaias militares com vertente investigativa vinham para a Policia Civil. Sao sugestoes de um leigo

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.