JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

"O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013" - ALGUMAS RESPOSTAS QUE O MP PRECISA ENCONTRAR


Prezados leitores, transcrevemos excelente artigo sobre o "escândalo do Brasileirão 2013" escrito por Zé Augusto Catalano e publicado no site do Panorama Tricolor. 
O autor elencou uma série de questionamentos e alguns deles estão diretamente relacionados com as respostas que o Ministério Público de São Paulo precisa buscar. 
Não custa lembrar que o "escândalo" completará 2 anos no início de dezembro.

"Site Panorama Tricolor
Memórias de André Santos e Heverton (por Zeh Augusto Catalano) 
09/10/2015 
Você se lembra de quem era o lateral-esquerdo do Fluminense no campeonato de 2013? Não? Nem eu. 
Lembro do lateral esquerdo do Flamengo. Chamava-se André Santos. 
Esse lateral estava suspenso na última rodada do campeonato. Não poderia enfrentar o Cruzeiro, no Maracanã, num jogo que não valia nada para nenhum dos dois times. Este jogo foi puxado para a noite de sábado, pois seu resultado não influiria no resultado final do campeonato. 
O Lance publicou matéria sobre a suspensão, na sexta-feira, véspera do jogo. Leia aqui. 
Eis que, surpreendentemente, André Santos atua. E essa escalação certamente provocaria (como provocou!) a perda de três pontos mais o ponto ganho na partida. 
Esta notícia foi esquecida completamente por setenta e duas horas. Nenhum jornal, revista, portal, rádio, tv do Rio de Janeiro notou que o Flamengo havia cometido um erro irreparável. Nem mesmo o jornalista que escreveu a matéria do Lance publicada neste post. 
A manchete do domingo seria: Flamengo pode ser rebaixado hoje por Vasco e Fluminense. Mas infelizmente nenhum jornalista reparou nesse detalhe até surgir – na terça feira seguinte – a notícia da escalação irregular de Heverton, da Portuguesa. 
Na época, no meio das discussões sobre este assunto, tive a oportunidade de perguntar a dois jornalistas do meio esportivo acerca desse esquecimento. A resposta de ambos foi o mais completo silêncio. 
O resultado desse terrível esquecimento todos nós sabemos. O massacre da mídia sobre o Fluminense virador de mesas tem origem exatamente nesse silêncio. 
A flapress nunca foi tão flapress. 
As reportagens sobre o “caso Heverton”, que levou Ilidio Lico às Laranjeiras, não citam André Santos. Isolam, portanto, Fluminense e Portuguesa no assunto, sem citar o Flamengo, o terceiro envolvido no assunto. Tampouco citam que o Flamengo, na véspera, foi derrotado na Corte Arbitral do Esporte, onde tentava reaver os pontos perdidos pela escalação irregular do lateral. Se conseguisse, o Flamengo oficialmente se livraria de ter dependido da Portuguesa para escapar da segundona, entregando a “mesa virada” para o Fluminense. Não conseguiu. Não cabe mais recurso. 
As perguntas persistem ai, de pé, há quase dois anos. 
Quem escalou irresponsavelmente André Santos? 
Quem coordenou o incrível esquecimento de toda a imprensa esportiva (do Rio, pelo menos), por setenta e duas horas, da escalação irregular de André Santos? 
Quem escalou Héverton? 
Esta escalação, pelo único time que poderia salvar o Flamengo do rebaixamento, foi uma enorme coincidência? 
O que têm a dizer sobre este assunto Héverton, Guto Ferreira, Jayme e André Santos? Por que ninguém os entrevista? 
Onde está o procurador Roberto Senise e seu inquérito? Quais as conclusões? 
Por que Ilídio Lico foi visitar o Fluminense no dia seguinte à sentença final da CAS no pleito do Flamengo, mantendo a perda dos pontos? Mais uma dessas enormes coincidências? 
É fundamental que nos lembremos desse assunto, pois ele tende a desaparecer. O “caso André Santos”, “Flamenguesa” ou afins já virou “caso Héverton”. 
Será que algum dia veremos a verdade escancarada? 
abraços 
Panorama Tricolor"

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. coronel o senhor e os tricolores estao apontando pro lado errado, o silencio da imprensa se deve ao fato da cbf nao ter publicado as suspensoes, a imprensa nao pode saber mais de suspensoes que a cbf, e se esta nao publicou gerou uma coisinha chamada dúvida na imprensa,por isso publicaram parcialmente antes do jogo por entenderem que estava suspenso, da uma passadinha nos blogs do flamengo e veja o que os torcedores acham dessa imprensa que o senho diz que é pró flamengo, detestamos uol, lance, yahoo,e globo sao paulo, pois eles odeiam o flamengo sempre arranjando noticias pra denigrir a imagem do clube, eles fazem de tudo pra diminuir o flamengo e aumentar o corinthians, isso seria um prato cheio pra eles, mas nao noticiaram por causa da cbf que omitiu as duas suspensoes, gerando dúvida, isso ta mais do que logico e o anti flamengo andre rizek deixa isso claro no link que o senhor postou, nao se engane essa imprensa atual odeia o flamengo, o verdadeiro culpado das informaçoes desencontradas ou a falta delas é a cbf que tinha obrigaçao de publicar e nao o fez, a imprensa nao participa dos julgamentos ela informa o que lhes foi passado,logo so sabem quem esta suspenso ou esta com efeito suspensivo pq a cbf sempre publica isso no seu bid.

    ResponderExcluir
  2. Deixo aqui um link do site Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, aquele mesmo que defende descaradamente o PT e tem patrocínios de empresas públicas. Vejam os comentários. Vão identificar logo o porquê de eu ter deixado o link nesse post. É a prova de que quem engoliu as acusações contra o Fluminense é tão ingênuo (ou burro) quanto quem ainda acredita no PT, depois de tudo o quem vem acontecendo nos últimos anos.
    Vejam os comentários no link:
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/oposicao-e-coxinhas-querem-ganhar-no-tapetao

    ResponderExcluir
  3. http://www.panoramatricolor.com.br/retratacao-publica-por-marcus-vinicius-caldeira/

    Boa coluna do Caldeira, publicado hoje.
    Mas discordo das migalhas... Para se defender o lobisomem teria q envolver Romário e mais gente da lusa. Seria importante para o lodo subir. A migalha ($ da ação poderia ser doada para uma instituição beneficente

    ResponderExcluir
  4. Agora é proibido discordar nesse espaço que já foi democrático, concordo que comentários com teor ofensivo tem que ser bloqueados mesmo, mas bloquear comentários pelo simples fato de conflito de ideias é no mínimo autoritarismo, pra quem reclama de um suposto abafa da imprensa, está dando um ótimo exemplo, não precisa publicar esse comentário não, pois ele foi destinado ao senhor e sei que o senhor vai ler, pense sobre isso.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma pro senhor refletir, em um dos seus posts o senhor mostra surpresa com a declaração do Ilídio na entrevista ao lado do Peter siessem, na qual ele diz que ta tudo resolvido (acho que foi isso que ele disse ou pelo menos quis dizer isso, o sentido é o mesmo), não entendi tal surpresa, pois ele apenas repetiu o que o Mario Bitencourt, disse na época das acusações, lembra? " esse assunto está superado".

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.