JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013: A RESPOSTA CERTA SÓ É OBTIDA ATRAVÉS DA PERGUNTA CERTA


Prezados leitores, o conhecimento humano ensina que se queremos obter a resposta certa, temos que fazer a pergunta certa.
O problema é que nem sempre é fácil encontrar a pergunta certa, o que faz com que muitos obtenham respostas erradas.
O conhecimento humano ensina também que para fazer a pergunta certa, temos que conhecer o fatos.
Tal realidade faz com que muitos também obtenham respostas erradas, em face de não conhecerem adequadamente os fatos.
Conhecer os fatos, fazer as perguntas certas e obter as respostas certas, eis o caminho.
Os investigadores (policiais e cientistas, por exemplo) precisam percorrer essa sequência, caso contrário não alcançarão seus objetivos.
Isso vale para qualquer investigação, como a que está sendo realizada pelo Ministério Público de São Paulo sobre fatos relacionados com a última rodada do Brasileirão 2013.
Nessa direção devemos esclarecer que no final do ano de 2013, logo após identificarmos o comportamento injustificável de parte da imprensa, a qual não publicou que o jogador André Santos jogou irregularmente pelo Flamengo, no dia 7 de dezembro de 2013 (e suas consequências), ato contínuo, encaminhamos as provas desse comportamento para o MP de SP, MP do RJ, MPF e PF.
Nós consideramos na época que isso poderia passar despercebido aos investigadores e cumprimos o nosso dever de cidadão brasileiro, alertando.
A referida omissão, fato plenamente comprovado, culposa ou dolosa, tem que integrar os aspectos que formam o conhecimento sobre os fatos que estão sendo investigados.
É uma ferramenta importante, salvo melhor juízo, para que sejam feitas as perguntas certas e obtidas as respostas certas.
Nesse ponto, podemos acrescentar que consideramos ser um conhecimento que determina a oitiva de pessoas que nem seriam convocadas para prestar esclarecimentos sobre a omissão, um fato que provocou sérios danos aos clubes envolvidos na luta contra o rebaixamento.
Nós (o organizador do blog e outras pessoas) estamos tentando acompanhar o Inquérito Civil Público do MP de SP, inclusive interagindo com o órgão através de e-mails.
Confiamos no MP de SP, mas queremos conhecer todos os resultados, pois não deixaremos que o que ocorreu na última rodada do Brasileirão 2013 seja mais um caso mal esclarecido no futebol brasileiro.
A edição do livro teve esse objetivo.
A verdade precisa aparecer, doa a quem doer.
A 2a edição terá o objetivo de materializar os fatos novos e os resultados das investigações do MP de SP.

Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Muito bom, Coronel Paúl.

    Ótima notícia a sua volta à ativa, já que o Sr. é um dos poucos que agitam esse assunto.

    Gostei muito também da sua entrevista para o site Sportist Page: clara e objetiva, como é o seu livro.

    Sempre agradecendo pelo seu esforço em elucidar o caso Flalusagate, deixo parabéns pela sua coragem de assumir essa empreitada.

    Forte abraço, Sergio.

    ResponderExcluir
  2. Coronel,
    Alguma novidade sobre a investigação do MP de São Paulo?

    ResponderExcluir
  3. Coronel,
    Alguma novidade sobre a investigação do MP de São Paulo?

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.