JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VASCO REBAIXADO EM 2013? POR QUÊ? -


Prezados leitores, transcrevemos artigo da lavra do leitor Rogério Eiras Barbieri.
O autor tem sido muito atuante no Twitter na luta para o esclarecimento de tudo o que ocorreu na última rodada do Brasileirão 2013.
Por favor, leiam e comentem.

"Vasco rebaixado em 2013? Por quê?
Os torcedores estão tendo dificuldades para saber todas as verdades sobre o que realmente aconteceu no Campeonato Brasileiro entre os dias 07/12/2013 e 08/12/2013, mas algumas verdades já estão mais do que comprovadas. 
Para chegar a mais uma resposta verdadeira, precisamos constatar alguns dos fatos consumados: 
1- É fato consumado que, o Flamengo perdeu os pontos devido à escalação irregular do André Santos; 
2- É fato consumado que, se a Portuguesa não tivesse escalado de forma irregular o Héverton, com a combinação de resultados da última rodada, o 4º clube rebaixado teria sido o Flamengo e não a Portuguesa; 
3- Abaixo dos clubes que promoveram escalações irregulares, no caso, Flamengo e Portuguesa, o Vasco da Gama seria o primeiro clube rebaixado. 
Se existia a possibilidade do Flamengo e da Portuguesa ou do Fluminense e da Portuguesa terem promovido um conluio para salvar o clube da Gávea ou o clube das Laranjeiras e prejudicar outrem, a punição de ambos os envolvidos seria o rebaixamento e a exclusão temporária do futebol. E o rebaixamento de ambos os clubes salvaria o Vasco da Gama. 
Logo, assim como o Fluminense, o Vasco da Gama deveria ter sido o maior interessado no acompanhamento do julgamento e mais ainda, na investigação desta trama. 
Ou seja, o Vasco da Gama só deveria ter aceito o seu rebaixamento após concluída a investigação que comprovasse a inexistência de conluio entre Portuguesa e Flamengo ou entre Portuguesa e Fluminense. Pois, o que não faltaram, desde o momento em que André Santos entrou em campo, foram indícios de que algo estranho aconteceu às escuras. 
E, para tal, a pergunta chave deste enigma é saber o que motivou a Portuguesa a escalar de forma irregular o Héverton, um dia após o erro do Flamengo?
Existiam 2 caminhos a serem trilhados. 
O primeiro caminho seria: a Portuguesa cometeu um simples erro? 
O segundo caminho seria: algum interessado convenceu a Portuguesa a cometer este erro? 
50% de chance para cada caminho. 
Se no domingo dia 08/12/2013, 40% de chance de ir para a 2ª Divisão acabou sendo o suficiente para levar o Flamengo ao rebaixamento, caso o clube classificado abaixo dele não tivesse promovido o mesmo erro no dia seguinte, imagine, a chance do Vasco da Gama escapar contando com 50% de possibilidade de ser beneficiado por um conluio?
Seria uma enorme chance. 
Por isto, entendo que não era para o Vasco da Gama ter sido rebaixado enquanto não tivesse sido apurado os fatos, esses chatos. 
Rogério Eiras Barbieri
rogerio_barbieri@yahoo.com.br
rogerio.barbi@gmail.com

Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Tá certo que o Roberto Dinamite como dirigente era um pateta. Mas é muito estranho que ninguém do Vasco, e nenhum grupo de torcedores vascaínos, tenha se manifestado no fim de 2013 / início de 2014.
    Nós, tricolores, imediatamente percebemos o que estava acontecendo e reagimos. Lutamos, contestamos, contra tudo e contra todos...
    Será que nenhum vascaíno percebeu e se indignou com o que aconteceu? Será que temiam que o Vasco fosse um dos envolvidos (essa hipótese foi pouco ventilada, já que o Vasco caiu. Mas era sim uma hipótese factível).
    Me intriga muito, até hoje, a passividade com que o Vasco e os vascaínos aceitaram tudo que aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Coronel Paúl, desde o início do caso Flamenguesa eu tento trazer pro debate os torcedores vascaínos, porque, afinal de contas, o único que se deu realmente mal nessa história foi o Vasco.

    A Portuguesa, segundo o MP/SP, recebeu suborno. Já o Flamengo não foi rebaixado.

    Quem saiu no prejuízo mesmo foi o clube de São Januário.

    Por mais estranho que possa aparecer, nenhum torcedor bacalhau se interessou pelo assunto. Pelo contrário. Sempre que eu me manifestava nas redes sociais pedindo apoio deles, eu era enxotado, já que o Fluminense é o “rei do tapetão” e havia conseguido sua vaga no tribunal e não no campo.

    Passividade igual dos diretores cruzmaltinos, a quem eu endereçava cópias dos meus comentários no Twitter. Tanto na era Dinamite, quanto na do Eurico.

    Ou o bacalhau virou casaca, ou eles são muito bobos, ou estão envolvidos na tramoia.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, como vascaíno que sou, me sinto indignado com toda esta sujeira, eu é meus amigos vascaínos, sabemos muito bem que todo o esquema é pró urubu, mas se naquele jogo no estádio lá em joinville o Dinamite fizesse a parte dele não deixando o time jogar, e depois através da justiça impedisse a realização do brasileirão de 2014, aí sim, alguma coisa poderia ser feita, mas eu me pergunto, o conversavam durante aquela uma hora de paralisação do jogo, o assunto era a partida Vasco e atlético ou o assunto era um entrega e salva o time preferido da globo? Eu não gosto do estilo Eurico, mas o Dinamite foi colocado no Vasco com todo apoio da globo, logo, estou totalmente desestimulado com o nosso futebol e suas maracutaias entende, tenho uma família pra cuidar e não tenho a mínima condição de lutar contra um sistema tão afundado em maracutaias.
    Para finalizar, deixo uma questão, eu sou policial militar em Brasília à 24 anos, sempre escutei a lorota de que a segurança dentro dos estádios não deveria ser de responsabilidade da PM, uma vez que é um evento particular, que gera lucros, mas em nenhum momento eu vejo os jogos sem a presença da Polícia Militar, por que justamente naquele jogo lá em joinville não teve o policiamento adequado?

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.