JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 20 de novembro de 2016

UPP DA CIDADE DE DEUS: UMA CONSTATAÇÃO DO FRACASSO DA POLÍCIA PACIFICADORA



Prezados leitores, os mais de sete anos de polícia pacificadora através do policiamento de proximidade não foram eficientes no controle da violência. 
Além disso, aumentou a morte de Policiais Militares e diminui a morte de criminosos, que antes morriam em confrontos com a polícia, em confrontos com outras facções e em confrontos dentro da própria comunidade. 
A presença da Polícia Militar diminui as mortes resultantes dos confrontos internos e dos confrontos com outras facções. 
Conheçam um pouco da UPP da Cidade de Deus (Fonte site das UPPs). 

"UPP Cidade de Deus
​A UPP Cidade de Deus foi inaugurada em 16 de fevereiro de 2009, sendo a segunda Unidade de Polícia Pacificadora instalada na cidade do Rio de Janeiro. A unidade atende a uma população estimada em 47.021 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos, com base no Censo 2010 do IBGE). Antes de se transformar em um bairro, a Cidade de Deus era um conjunto habitacional, que foi construído em Jacarepaguá, nos anos 1960, para abrigar famílias que foram removidas de comunidades da Zona Sul. A unidade é comandada pelo major Roberto Ouverney Valente e a área total atendida é de 2.099.531 m².
Informações:
Inauguração: 16/02/2009.
Comandante: Major Roberto Ouverney Valente
Efetivo: 343 PMs.
População estimada: 47.021 habitantes (Fonte: Instituto Pereira Passos, com base no Censo 2010 do IBGE).
Endereço: Avenida Edgard Werneck, 1.608.
Localidades atendidas: Cidade de Deus, Quadras, Apartamentos, Caratê, Beirada do Rio, Jardim Novo Mundo, Rua Davi, Banca da Velha, Coroado, Sítio da Amizade, Moisés, Praça da Bíblia, Pantanal, Santa Efigênia, Moquiço, Efraim, Vila Nova Cruzada, Vila da Conquista e Jardins do Amanhã.
Área total das comunidades: 2.099.531 m².
Bairro: Cidade de Deus.
Bairros no raio de 2km²: Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
PCERJ: 32ª DP.
PMERJ: 18º BPM".

A UPP da Cidade de Deus consta como sendo a segunda inaugurada no governo Sérgio Cabral e na gestão do secretário de segurança Beltrame, mas na verdade foi a primeira, tendo em vista que no Dona Marta o policiamento comunitário já existia e eles mudaram apenas o nome.
São mais de sete anos de implantação e a Cidade de Deus continua dominada pelos criminosos como ficou comprovado, mais uma vez, ontem.
A relação de Policial Militar por habitante é de 1 PM para cada 137 habitantes.
A ONU recomenda uma relação de 1 policial para cada 500 habitantes e em áreas conflagradas de 1 policial para cada 250 habitantes.
O efetivo da UPP da Cidade de Deus é comparável ao efetivo de alguns Batalhões Operacionais da Polícia Militar.
É óbvio que os 9.453 Policiais Militares que estão nas UPPs estão fazendo falta aos Batalhões Operacionais e diminuindo o policiamento ostensivo preventivo empregado nas ruas do estado do Rio de Janeiro.
AS UPPs são um erro gigante na área da segurança pública, provavelmente, o maior da história no Brasil.

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. E os grandes órgãos de comunicação não divulgam isso. Pelo menos temos a Internet e os blogs independentes (como este) para mostrar a realidade. Mas eles tem pouco alcance, pois dependem da leitura e do acesso, entenderam né?

    ResponderExcluir
  2. Cel, parabéns por toda sua dedicação, enfim, o senhor é um grande líder. O atual secretário de segurança poderia aproveitar muito o seu conhecimento para melhorar a vida do cidadão carioca. Cel, manda um livro para o Cabral ler em Bangu, UPP uma farsa eleitoral.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.