JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 3 de junho de 2012

A POLÍCIA MILITAR PRECISA APRENDER COM A RIO +20

O Rio de Janeiro sediará nos próximos dias a conferência sobre o meio ambiente Rio+20, que terá como cerne o desenvolvimento sustentável. 
E o que é desenvolvimento sustentável? 
"A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental" - ONU (Fonte). 
O conceito surgiu como um amortecedor entre as exigências dos conservadoristas e as necessidades do desenvolvimento. 
Crescer sem destruir.
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro será uma das instituições responsáveis pela segurança do evento e precisa aproveitar a oportunidade para aprender o conceito de desenvolvimento sustentável e aplicá-lo interna corporis. A PMERJ nunca cresceu tanto em termos de efetivo quanto tem crescido no governo Sérgio Cabral (PMDB). O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças foi ampliado e ganhou ares de fábrica de Policiais Militares, os quais ingressam aos milhares após a corporação ter facilitado sobremaneira as provas escritas. O efetivo cresceu significativa e o secretario de segurança Beltrame promete crescer ainda mais, diante da necessidade de povoar as UPPs. Isso é uma promessa ou deve ser encarado como uma ameça?
Pegando um gancho no tema ambiental, a pergunta que surge diante da entrada de milhares de PMs na corporação é se isso pode ser considerando um desenvolvimento sustentável?
Penso que não.
Os salários que são péssimos, só tendem a piorar, considerando que o impacto na folha será cada vez maior na razão direta do aumento do efetivo. Isso é inquestionável.
O impacto fará com que cada vez mais o governo invista em conceder gratificações apenas para os ativos, evitando dar aumento geral para ativos e inativos, como deveria ser. Assim teremos uma diferença cada vez maior entre os venciomentos dos ativos e dos inativos, logo esses que em razão da idade, necessitam de mais recursos até para promover a sua saúde. E, por falar de saúde, a situação institucional piorará, tendo em vista que as unidades de saúde não estão acompanhando o aumento do efetivo, logo as dificuldades para atendimento se agravarão.
É hora da PMERJ aprender com a Rio+20, antes que seja destruída.
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. NOTÍCIA TRISTE RETIRADA DO SITE DA PMERJ

    O tenente-coronel Anderson Marcelo Pinheiro de Albuquerque, de 41 anos, subcomandante do 19º BPM (Copacabana), envolveu-se em uma discussão com um comerciante na noite de ontem, 1º de junho, numa padaria localizada na Rua Cachambi, no bairro do Cachambi, Zona Norte do Rio. Informações iniciais, ainda não confirmadas, indicam que após entrar em luta corporal, o oficial efetuou disparos com sua arma que atingiram o comerciante, que morreu no local. Após o fato, o tenente-coronel Albuquerque, que ficou ferido no braço esquerdo, apresentou-se espontaneamente à 23ª DP, no Méier, e foi encaminhado à Delegacia de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, onde foi autuado em flagrante. O tenente-coronel Anderson Marcelo Pinheiro de Albuquerque, que ingressou na Polícia Militar há 23 anos, foi atendido no Hospital Central da PM e está preso no Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), no Centro. O oficial, que está na função de subcomandante do 19º BPM há cerca de nove meses, não tem qualquer registro em sua ficha disciplinar.

    ResponderExcluir
  2. A PMERJ não está crescendo. Triste ver no que transformoram a Polícia Militar que deveria ser exemplo para todo o Brasil. Por ser a primeira, será a arrancada para a destruição das demais no país?

    ResponderExcluir
  3. pm exemplo para o brasil? onde vc.mora? suécia !

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.