JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 16 de junho de 2012

"OPERAÇÃO ABAFA " ( ? ) - GOVERNO SÉRGIO CABRAL (PMDB) NÃO DIVULGA INVESTIGAÇÃO DA RETOMADA DO QUARTEL GENERAL ( E OUTRAS)

No dia 04 JUN 2012 fez um ano da retomada do Quartel General do Corpo de Bombeiros por tropas do BOPE, comandadas pelo Coronel PM Mário Sérgio, na época comandante geral da Polícia Militar. No dia anterior Bombeiros, acompanhados de esposas e filhos, ocuparam o QG e eu fui preso ilegalmente quando estava apenas filmando em frente ao quartel. As imagens da retomada feitas pelos próprios Bombeiros revelam o uso de violência, o emprego de granadas e o uso de armas de fogo, assim como, danos ao patrimônio público. Na "batalha", esposas e filhos dos Bombeiros passaram mal e uma senhora acabou sofrendo um aborto, ou seja, ocorreu uma morte.
Logo que fui solto tratei de comunicar não só a minha prisão ilegal aos órgãos competentes, mas também a omissão do governo estadual que não cumpriu o seu dever legal e nada fez para impedir a invasão previamente avisada pelos Bombeiros, ao contrário, facilitou a ação, como comprovo com vídeo contendo todas as fases da mobilização.
Um ano se passou e o governo estadual não tornou público o resultado sobre as minhas denúncias e nem sobre os excessos praticados pela tropa da PMERJ no curso da invasão. 
Certamente, pelo menos um Inquérito Policial Militar deve ter sido instaurado para apurar a retomada do QG do CBMERJ, o qual deve conter os laudos do Centro de Criminalística da PMERJ, pois esses eu sei que foram feitos.
Qual foi a solução do IPM?
Ninguém sabe.
Operação Abafa?
Aliás, o nosso blog foi o único "órgão de imprensa" que divulgou até agora algo sobre os resultados, isso quando obtive cópia do processo da Corregedoria Geral Unificada (CGU) e informei nesse espaço democrático  que a CGU arquivou o processo sem apurar a retomada e nem a minha prisão ilegal, como comprovam as cópias dos autos em meu poder.
Ontem, protocolei documento junto ao Ministério Público (MP) da AJMERJ solicitando informações sobre os procedimentos adotados a respeito da comunicação sobre a minha prisão ilegal. Logo que obtiver as informações publicarei, assim teremos as principais respostas sobre as apurações, a do MP e a da CGU.
Por derradeiro, aproveito para informar que a comunicação feita à Ouvidoria do Ministério Público sobre o encarceramento ilegal em Bangu 1 dos Policiais Militares e Bombeiros Militares que lutavam por salários, fato ocorrido no dia 10 FEV 2012,  após informação do comando geral da PMERJ, foi encaminhada para a Primeira Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania, onde esperamos que seja instaurado um inquérito em desfavor do autor da ordem ilegal, seja ele quem for.
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. Sinceramente, senhoras e crianças não deveriam estar presentes.Houve um certo exagero por parte da polícia que precisava intervir para manter a ordem. Sérgio Cabral tem feito muita coisa na área da segurança, não vamos só criticar!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.