JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 30 de junho de 2012

POR QUE A "POLÍTICA" DE SEGURANÇA PÚBLICA DO GOVERNO SÉRGIO CABRAL FRACASSOU? - INTRODUÇÃO

A população do Rio vive o medo nas ruas

O presente artigo da início a uma série na qual procurarei demonstrar que após seis anos de governo, a “política” de segurança pública do governo Sérgio Cabral (PMDB) fracassou, apesar do grande apoio recebido por parte do governo federal, nos dois governos do PT, assim como, do apoio recebido da quase totalidade dos prefeitos do estado do Rio de Janeiro, sobretudo por parte de Eduardo Paes (PMDB), prefeito da Capital que gasta milhões de reais por mês no pagamento das gratificações dos Policiais Militares que atuam nas Unidades de Polícia Pacificadora, as famosas UPPs.
Tenho plena consciência sobre o quanto é ousado esse meu posicionamento sobre o fracasso, o quanto serei criticado, tendo em vista que grande parte da imprensa apregoa que a segurança pública melhorou no Rio de Janeiro, posicionamento igualmente adotado por parcela dos denominados especialistas no tema. Os defensores da gestão se prendem às ocupações policiais de comunidades carentes, o que na verdade foi a ampliação dos Grupamentos de Policiamento em Áreas Especiais (GPAE) e à diminuição de um ou outro índice criminal, números que são ótimos para a realização de trabalhos acadêmicos  e para publicação na imprensa, mas que não refletem a verdade das ruas, onde a insegurança da população é total. O cidadão fluminense se sente inseguro em qualquer lugar e em qualquer hora, eis a realidade que vivenciamos.
Sei que serei criticado e, como de costume, citado como um opositor ao governo, alguém que tem interesse político em falar mal do governador e do seu secretário de segurança. Sim, sou crítico ácido de ambos, mas isso não significa que estou agindo politicamente, apenas demonstra que tenho a capacidade de formular as minhas ideias, baseadas na minha experiência pessoal e nos fatos que chegam ao meu conhecimento, fatos esses que quase nunca são difundidos pelos principais meio de comunicação. Sou politicamente incorreto, não faço eco para erros, procuro ser técnico.
Aos detratores lembro que foram nas linhas desse espaço democrático que a partir de 2009 começamos a apresentar as contra-indicações das UPPs, defeitos que a mídia omitiu do grande público por anos e que só recentemente começou a divulgar timidamente. Portanto, antes de criticarem, melhor ler e avaliar.
Eu me esforçarei para escrever artigos sintéticos o suficiente para não desestimular a leitura, mas contendo os aspectos mais relevantes sobre o tema, os que me fazem afirmar que a “política” de segurança pública fracassou no Rio de Janeiro, os quais você poderá incorporar ou discordar, pois o meu objetivo primordial é provocar a discussão.
Nessa introdução devo logo fazer uma confissão no sentido de que o título do artigo (e dos próximos) é incorreto, foi usando para atrair leitores, considerando que não podemos dizer que nesses seis anos de governo, Sérgio Cabral (PMDB) conseguiu implantar uma política de governo para a área da segurança pública, como demonstrarei nos artigos que se seguirão. Nem pensar no estabelecimento de uma política de Estado, o que seria o correto, não se passou nem perto disso. Se você quiser começar a entender sobre a inexistência de uma política de governo, busque no google: “programa de governo Sérgio Cabral 2006”. O primeiro item que aparece é “Programa de Governo”, um arquivo em pdf. Baixe e leia a parte sobre a segurança pública. Compare com a realidade desses seis últimos anos e comece a entender por que não existe uma política de governo. Não existe nem um norte. Se você preferir um texto menor, leia a entrevista que o governador concedeu ao jornal O Globo (2006), na qual ele tratou também da segurança pública (Leia).
Por derradeiro, como manda a boa técnica, esclareço que não escreverei apenas sobre o que considero errado, destacarei os acertos, pois eles existem e citarei as dificuldades que o governador enfrentou nessa área sensível, obstáculos que começaram logo após a sua eleição em 2006 com a nomeação do secretário de segurança, um dos temas do nosso próximo artigo.
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. Exclusivo! A negociata de R$ 700 milhões feita por Beltrame no aluguel dos carros da PM


    Mais tarde aqui no blog vou lhes mostrar mais detalhes sobre o absurdo e lesivo contrato fechado pelo secretário Beltrame com a empresa Júlio Simões, que para despistar mudou o nome para CS Brasil, para alugar carros para a PM do Rio. O nosso blog denunciou essa maracutaia de centenas de milhões de reais. Por um contrato semelhante com a mesma empresa na Bahia, o ex-comandante da PM baiana e mais dois coronéis acabaram presos. Aqui no Rio de Janeiro não acontece nada. Agora vou lhes mostrar a cópia do contrato para vocês verem o tamanho da armação feita pelo secretário Beltrame, o falso bom moço. Aguardem.blog do garotinho.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.