JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 19 de junho de 2012

REFLEXÕES SOBRE UM ARTIGO QUE NÃO PUBLIQUEI


Ontem, eu anunciei no twitter que publicaria nesta terça-feira um artigo intitulado: 
"POR QUE OS PMs E OS BMs DO RIO ABANDONARAM OS PMs E OS BMs DO RIO"
Como gosto de cumprir as minhas promessas e considerando que o sono custou a chegar, resolvi escrever ontem mesmo o artigo, concluindo pouco depois da meia noite. Na breve revisão que faço, avaliei que o conteúdo final atendia às minhas expectativas, embora o produto final fosse um pouco maior do que o pretendido. Antes de postar no blog fiz a pergunta que tornei obrigatória antes de cada postagens sobre temas envolvendo os Bombeiros e os Policiais Militares: 
A publicação será positiva ou negativa para a conquista da anistia dos PMs e dos BMs que foram presos e excluídos em razão da luta por melhores salários?
Confesso, fiquei em dúvida, assim sendo, resolvi não publicar o artigo. 
Tendo tido muito cuidado para não dar qualquer passo, sobretudo nas ruas, que contribua para prejudicar a anistia, pois só existe essa alternativa a curto prazo para solucionar os grandes problemas que estão sendo vivenciados pelos PMs e BMs excluídos. Sei que todos estão lutando junto ao poder judiciário para retornarem, mas isso poderá demorar meses e até anos, portanto, não é a solução a curto prazo. Também tenho conhecimento das campanhas para arrecadar fundos, mas até quando elas terão que se prolongar para minizar o sofrimento. Diante dessa realidade, a luta pela anistia é o caminho mais rápido, isso é uma verdade.
Caros leitores, o artigo está salvo, poderá ser publicado a qualquer momento, mas não gostaria de terminar esses esclarecimentos sem deixar uma reflexão para todos e todas os PMs e BMs que NÃO foram presos, NÃO foram encarcerados em Bangu 1 e NÃO foram (e não estão em vias de ser) excluídos:
Será que a postura (inércia) de vocês está contribuindo para a anistia dos companheiros que estavam lutando por eles e por vocês?
Pensem sobre isso.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. Tai o que sempre digo, meu amigo Paulo. Infelizmente pertencemos a uma casta de egoístas, onde, é cada um pra si e Deus para todos. Na luta, alguns sucumbem,para depois se verem sós; na vitória todos usufruem, sendo apenas corporativos no calor da luta e, depois de passado o fogo intenso, acomodam-se deixando seu "ex-amigo de farda" à mercê da sorte.

    ResponderExcluir
  2. Cel não se esqueça de nós, os "transferidos das Unidades", que estamos gastando tempo, saúde, bens e dinheiro nos deslocamentos absurdos até as unidades distantes de nossas residências! E como se isso não fosse uma "punição geográfica", ainda nos submeteram a IPM, sem sabermos qual o objetivo e intuito final do Cmdo da PMERJ.

    ResponderExcluir
  3. AO MAJOR MARCIO GARCIA E CAP MARCHESINE...A NOSSA CONTINÊNCIA!
    OS ÚNICOS OFICIAIS QUE PERMANECERAM CONOSCO
    Major Marcio Garcia
    Cap. Alexandre Marchesini
    A nossa luta não terminará, enquanto o CBMERJ não for valorizado e respeitado pelos governos, sejam eles quais forem. O nosso compromisso, acima de tudo, é com o bombeiro militar e, hoje, apesar das conquistas, infelizmente, identificamos além das necessidades materiais e profissionais, um outro problema gravíssimo em nossa instituição: o DESRESPEITO ao bombeiro, ao ser humano. Alguns chefes, equivocadamente, estão oprimindo e humilhando as praças da corporação, iludidos pela ignorância, de que desta maneira, serão respeitados. Neste cenário, é difícil imaginar dois homens, dois oficiais, Major Marcio Garcia e Capitão Marchesini, que apesar das afrontas, das ameaças e das perdas, permaneceram ao lado da tropa, ao lado das praças até o final. Foram presos, humilhados e agora, para finalizar, foram considerados culpados pelo seus respectivos conselhos de justificação e pelo chefe Simões, que já encaminhou o processo de exclusão ao TJ. Os pecados: se misturar com praças, não se conformar com o salário miserável, com as condições precárias de trabalho e questionar o governo do estado, que tem massacrado a segurança pública, a educação e a saúde, enquanto doa bilhões do nosso dinheiro (boa parte sem licitação e com muitos aditivos), aos empreiteiros e empresários. Portanto, o SOS BOMBEIROS reconhece e agradece o sacrifício desses dois oficiais, que corajosamente, lutaram e continuarão lutando pelo bombeiro, independente de patente ou graduação. Estes dois grandes homens acreditaram e lutaram de verdade ao nosso lado, sem vaidades e com muita determinação!
    A nossa continência a esses dois grandes oficiais!

    Estamos com os Senhores até o fim !

    JUNTOS SOMOS IMBATÍVEIS ! copiado do blog sos bombeiros!!

    ResponderExcluir
  4. Cel Paul, a polícia militar é composta por indivíduos, que lutam por seus interesses individuais. Não há uma união. Uma luta pelo mesmo objetivo.
    Nossa ALERJ anda de mãos dadas com o governador. Ela, que, com seus deputados, deveriam atentar por esses policiais e bombeiros que foram excluídos de suas corporações.
    A anistia ainda não foi votada, porque não há vontade política. Os deputados que vem, a cada quatro anos, pedem votos aos policiais e bombeiros do Rio, são os mesmos que lhes dão as costas nessa luta.
    Policiais e bombeiros retomaram sua rotina, seus trabalhos. Não há acomodação, mas não sabe-se o que fazer, quanto a esse assunto da anistia.

    ResponderExcluir
  5. Eu disse ao senhor que iria acontecer falei de BM que foram expulso anteriormente e estão na rua ate hoje e eram de associação!!! Os BM Praças principalmente do guarda vidas não conhecem o regulamento mais muitos conheciam e incentivaram greve e invasões perderam o foco espero que tudo mude!!! ha esse Cap Marquezine é politico e Rico deveria ser mais experto com os BM.

    ResponderExcluir
  6. Nada fizeram enquanto ativos - pelas mais variadas razões(bengalas); mas tenha certeza que quando INATVOS irão choamingar e reclamar na DIP dos ativos de então que nada fazerm. Nada como um dia após o outro e a translação terrestre.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.